LIÇÃO
04 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ - O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS
TEXTO
ÁUREO
"Procuremos,
pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de
desobediência." (Hb 4.11)
VERDADE
PRÁTICA
O
descanso provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; o descanso
provido por Cristo é celestial, eterno e completo.
Hebreus
4.1-13
1
- Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso,
pareça que algum de vós fique para trás.
2
- Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra
da pregação nada lhes ?aproveitou,
porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.
3
- Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei
na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem
acabadas desde a fundação do mundo.
4
- Porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas
as suas obras no sétimo dia.
5
- E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
6
- Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro
foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência,
7
- determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo
depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso
coração.
8
- Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de
outro dia.
9
- Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
10
- Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras,
como Deus das suas.
11
- Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo
exemplo de desobediência.
12
- Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer
espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das
juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do
coração.
13
- E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão
nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
INTRODUÇÃO
A
conquista de Canaã sob a liderança de Josué é retratada pelo autor da Carta aos
Hebreus como um tipo da Canaã celestial. Deus havia prometido a conquista da
terra a Moisés e Josué (Êx 3.8; Js 1.2,3). Mas ao longo da jornada do Êxodo muitos ficaram pelo
caminho. A incredulidade e a desobediência, somadas à falta de ânimo, fizeram
com que o povo não vivesse as promessas de Deus em sua plenitude. O mesmo
processo estava se repetindo agora com os crentes da Nova Aliança e pelas
mesmas razões. A única forma de voltar para a corrida e completar o percurso,
entrando no descanso de Deus, era observando a sua Palavra.
I
- JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ
1. Uma mensagem que deve
ser recebida pela fé.
O autor inicia sua argumentação com uma afirmação e uma declaração.
Primeiramente ele afirma que as boas-novas foram pregadas a seus
contemporâneos, assim como havia acontecido com os crentes dos dias de Josué (Hb 4.2). Tanto aqui como no versículo seis, o
autor usa o verbo grego euangelizomai, que significa "evangelizar",
"pregar as boas-novas a alguém". É a mesma raiz que dá origem à
palavra "evangelho". Em segundo lugar, o autor declara que "a
palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a
fé naqueles que a ouviram" (Hb 4.2). Muitos crentes do Antigo Pacto haviam
ficado de fora da Terra Prometida porque não receberam a mensagem com fé, o que
se poderia esperar então dos que receberam a mensagem em sua plenitude, mas não
lhe deram crédito?
2. Uma mensagem que se
fundamenta na obediência.
O autor passa a mostrar a razão de alguns não terem entrado no descanso de
Deus: "Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem
primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da
desobediência" (Hb 4.6). A desobediência (gr. apeitheia) é a
manifestação ativa da incredulidade. Essa palavra ocorre seis vezes no texto
original e foi usada pelo apóstolo Paulo para se referir aos "filhos da
desobediência" (Ef 2.2). O crente, quando não crê, age da
mesma forma do incrédulo. O autor de Hebreus usa essa palavra novamente no versículo 11, do mesmo capítulo, quando alerta o
crente a não "cair no exemplo de desobediência". A mensagem de Deus
só tem proveito quando acompanhada pela obediência.
3. Uma mensagem que
conduz à contrição. A
mensagem de Deus para ser recebida necessita encontrar corações receptivos,
abertos: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso
coração" (Hb 4.7b). O autor usa o termo sklerynô -
traduzido como "duro", "endurecido" - quatro vezes nesta
carta. Esse termo deu origem a palavra portuguesa "esclerose",
"esclerosado", isto é, "endurecido",
"enrijecido". É a mesma palavra usada por Lucas em Atos 19.9 para dizer que os judeus se
"mostraram endurecidos" e por essa razão rejeitaram a mensagem de
Paulo. Aqui em Hebreus, como em outros lugares do Novo Testamento, é o homem, e
não Deus, que endurece o seu próprio coração. Deus só endurece quem já está
anteriormente endurecido (Rm 1.28,29). Para que a mensagem tenha efeito é preciso encontrar corações
contritos.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A
mensagem de Jesus deve ser percebida pela fé, praticada com obediência e
recebida em contrição pessoal.
II
- JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ
1. Um descanso total. Quando contrastamos o capítulo 11.23 com o 13.1 do livro de Josué surge uma pergunta: Josué conquistou
ou não Canaã? Especialistas em línguas semíticas avaliam que Josué 11.23 refere-se a uma avaliação otimista
das campanhas do líder do povo de Deus. Ora, o povo peregrino ansiava por vir
chegar o dia de herdar a Terra Prometida. Nesse sentido, e como era comum à
época, o exército de Josué estabeleceu a supremacia militar por sobre toda
Canaã assim que chegou ao território, embora não tivesse pleno controle de cada
cidade e vila, conforme deixa patente Josué 13.1. Logo, os capítulos 11 e 13 não são contraditórios, mas confirmam que o descanso
dado por Josué ao antigo povo de Deus foi incompleto e parcial. Por outro lado,
o que o autor de Hebreus está mostrando é que o descanso provido por Jesus foi
completo, total. Nada ficou para ser conquistado.
2. Um descanso real. A redação de Hebreus 4.8, diz: "Porque, se Josué lhes
houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia". A
conquista de Canaã era apenas um tipo da qual a Canaã celestial é o antítipo. A
conquista da Terra Prometida por Josué era apenas uma sombra da qual Jesus é a
realidade. Quem proveu, de fato, um descanso para o povo de Deus foi Jesus, não
Josué: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei" (Mt 11.28).
3. Um descanso eterno. Para o autor de Hebreus, o descanso
provido por Josué não foi apenas incompleto e tipológico, ele foi também
temporário: "Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus" (Hb 4.9). O descanso não é aqui! Embora
desfrutemos das bênçãos do reino na era presente, todavia, o futuro aguarda a
sua plenitude. A estrada é longa e ninguém pode se deixar fatigar pelo caminho.
É preciso caminhar com dedicação e vigilância: "Procuremos, pois, entrar
naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência"
(Hb 4.11).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
O
descanso que Jesus proveu para o seu povo é completo, real e eterno.
III
- JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ
1. Uma palavra viva. Já vimos que o autor de Hebreus
afirma que a geração do Êxodo ouviu as boas-novas da Palavra de Deus, mas não
lhe deu ouvido. Novamente o povo de Deus estava diante de sua Palavra. Essa
Palavra não foi anunciada por um anjo, Moisés nem tampouco por Josué, mas pelo
próprio Filho de Deus - Jesus. Essa Palavra não mais se limita à letra, a Lei,
porque ela é "viva" (Ez 37.3,4). Jesus afirmou que suas palavras "são espírito e
vida" (Jo 6.63). Como devemos nos portar diante da Palavra Viva de Deus?
2. Uma palavra eficaz. A Palavra de Deus é viva, ela produz
vida. Mas além de viva, ela é eficaz. Produz resultados: "sendo de novo
gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de
Deus, viva e que permanece para sempre" (1 Pe 1.23). O autor mostra que essa palavra é
produtiva. O termo energes, traduzido como "eficaz", é usado na
Bíblia para se referir à atividade divina que produz resultados: "assim
será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes
fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei" (Is 55.11).
3. Uma palavra
penetrante. A Palavra
de Deus é retratada como um instrumento vivo, eficaz e cortante, "mais
penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da
alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração" (Hb 4.12). A metáfora usada pelo autor é muito
forte e serve para mostrar que a Palavra de Deus possui um grande poder de
penetração. Ela não fica na superfície, mas vai até o centro do ser humano. Os
israelitas falharam por não ouvir as palavras de Moisés e Josué, e os cristãos,
por outro lado, deveriam ter mais prontidão para responder a essa Palavra.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A
orientação de Jesus foi manifesta por meio de uma Palavra viva, eficaz e
penetrante.
CONCLUSÃO
A
palavra chave desta lição é "descanso". Todos nós nos fatigamos na
caminhada da vida. O problema, portanto, não é se cansar, mas permitir que
fatores diversos interrompam a nossa jornada de fé. Com os israelitas o
desânimo veio como consequência da infidelidade, incredulidade e desobediência.
As mesmas coisas podem acontecer conosco se não atentarmos para a santa, viva e
eficaz Palavra de Deus. Nessa jornada temos como guia não um Moisés ou um
Josué, mas Jesus, o autor e consumador da nossa fé.
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Referências
Revista
Lições Bíblicas. A SUPREMACIA DE CRISTO,
Fé, esperança e ânimo na Carta aos
Hebreus. Lição 04 – Jesus é superior a Josué – O meio de entrar no repouso
de Deus. I – Jesus proveu uma mensagem superior a de Josué. 1. Uma mensagem que
deve ser recebida pela fé. 2. Uma mensagem que se fundamenta na obediência. 3. Uma
mensagem que conduz à contrição. II – Jesus Proveu um descanso superior ao de
Josué. 1. Um descanso total. 2. Um descanso real. 3. Um descanso eterno. III – Jesus
proveu uma orientação superior a de Josué. 1. Uma palavra viva. 2. Uma palavra
eficaz. 3. Uma palavra penetrante. Editora
CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2018.
Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor
na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12.
Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 -
984070979 (Oi) e 63 – 981264038 (Tim), pregação e ensino.
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