LIÇÃO 08 - A IGREJA DE CRISTO
TEXTO ÁUREO
"Porque onde estiverem
dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18.20)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na Igreja, que é o
corpo de Cristo, una, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas
as eras e todos os lugares.
1 Coríntios 12.12-20,25-27
12 - Porque, assim como o
corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só
corpo, assim é Cristo também.
13 - Pois todos nós fomos
batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 - Porque também o corpo
não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque
não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 - E, se a orelha disser:
Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse
olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 - Mas, agora, Deus
colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um
só membro, onde estaria o corpo?
20 - Agora, pois, há muitos
membros, mas um corpo.
25 - para que não haja
divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 - De maneira que, se um
membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado,
todos os membros se regozijam com ele.
27 - Ora, vós sois o corpo
de Cristo e seus membros em particular.
INTRODUÇÃO
A descida do Espírito Santo
no dia de Pentecostes marcou o início da jornada da Igreja, e vemos o seu final
glorioso no epílogo da história humana, em Apocalipse. Todos nós fazemos parte
dessa história. O presente estudo pretende descrever a Igreja como corpo de Cristo,
o que isso significa e quais são os elementos que identificam uma igreja.
I - A COMUNIDADE DOS FIÉIS
1.
Etimologia. O termo grego para "igreja" é ekklesía,
literalmente, "chamado para fora", do verbo grego ekkaleo,
"chamar, convocar", que não aparece no Novo Testamento grego e só
ocorre duas vezes na Septuaginta: "e chamaram Ló" (Gn
19.5) e "chamarás pacificamente" (Dt 20.10,
LXX). O substantivo ekklesía aparece 115 vezes no Novo Testamento, das quais em
apenas cinco não é traduzido por "igreja": em Atos 19.32, 39 e 41, a
ideia é de "ajuntamento" ou "assembleia", como aparece na
ARA; e nas outras duas ocorrências o termo se refere à congregação de Israel (At
7.38; Hb 2.12).
2.
A assembleia dos cidadãos. A Septuaginta emprega o mesmo termo
ekklesía para traduzir o hebraico qahal, "assembleia, multidão humana
reunida", em referência à congregação de Israel (Dt 23.2;
31.30; 2 Cr
6.3),
e para verter mais quatro palavras menos frequentes no Antigo Testamento. Esse
era o mesmo vocábulo para a assembleia dos cidadãos em Atenas. Mas o termo
aparece no Novo Testamento com um significado glorioso: "Assim que já não
sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de
Deus" (Ef 2.19) e "universal assembleia e
igreja dos primogênitos" (Hb 12.23). Essas palavras
expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos
os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).
3.
O significado da expressão "Santa Igreja Católica".
Essas palavras aparecem nos principais credos da antiguidade cristã. O termo
katholikós, "universal, geral", significa literalmente "de
acordo com o todo", pois é substantivo composto por katá e de holos. A
preposição grega katá significa "de cima para baixo, contra, ao longo de,
conforme, de acordo, segundo", e a palavra holos quer dizer "todo,
inteiro, completo". Foi Inácio, bispo de Antioquia (70-110), que empregou
o termo para designar a igreja com o sentido de "geral, universal".
Mas o significado exato do termo se perdeu com o tempo.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A palavra "igreja"
remonta à comunidade dos fiéis reunida em nome do Senhor Jesus.
II - ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA
IGREJA
1.
Afinal, o que é Igreja? É toda congregação ou assembleia que se
reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, professando sua
fé nEle publicamente e de forma diversificada, aberta a todas as pessoas, a
qual inclui o batismo e a Ceia do Senhor (nas reuniões específicas). Trata-se
da igreja no sentido completo da palavra. Como Jesus mesmo prometeu, Ele está
presente na igreja por meio do Espírito Santo até a consumação dos séculos (Mt 18.20; 28.20).
2.
As ordenanças. São duas as ordenanças da Igreja dadas por
ordem específica do Senhor Jesus. A primeira é o batismo em águas:
"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19). A segunda é
a Ceia do Senhor: "fazei isso em memória de mim" (Lc
22.19). O batismo em águas é o rito que simboliza a nossa união com Cristo
e é a nossa confissão pública de fé em Jesus (Rm 6.4).
Como se nasce apenas uma vez, da mesma forma o batismo acontece uma só vez (Ef 4.5). Já a Ceia do Senhor é o rito da comunhão e significa
a continuação da vida espiritual (1 Co
10.16). O crente em Jesus precisa estar em comunhão com a
Igreja para participar da Ceia do Senhor. Isso por si mostra a impossibilidade
de alguém querer ser crente sem se tornar membro da Igreja.
3.
A adoração. Os crentes em Jesus se reúnem para a adoração pública e
coletiva. Os dois principais verbos gregos para "adorar", no Novo
Testamento, são proskyneo, que significa "adorar, render homenagem",
no sentido de prostrar-se (Ap 19.10), e latreuo, que
significa "servir" a Deus (Ap 22.3). À luz da
Bíblia, podemos definir adoração como serviço sagrado, culto ou reverência a Deus
por suas obras (Sl 92.1-5) e por aquilo que Deus é (Sl 100.1-4). Não há diferença entre "servir" e
"adorar" nem entre "prostrar-se" e "adorar". Os
principais elementos de um culto são: oração, louvor, leitura bíblica, pregação
ou testemunho, oferta e manifestação dos dons do Espírito Santo (1 Co 14.26).
4.
A família de Deus. Não devemos confundir igreja com templo; a
casa de Deus é outra coisa. Há passagens no Novo Testamento em que o termo
"casa" parece se referir à igreja: "para que saibas como convém
andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo" (1 Tm 3.15); "vós também, como
pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo" (1
Pe 2.5); "já é tempo que comece o julgamento pela casa de
Deus" (1 Pe 4.17). O
termo "casa" também é utilizado na Bíblia metaforicamente para
designar "família" (Js 24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a
família de Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual de Deus (1 Co 3.16; Ef
2.22).
É por isso que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.
SÍNTESE DO TÓPICO II
As ordenanças (batismo e
ceia), a adoração e a reunião de pessoas são elementos que identificam a
Igreja.
III - O CORPO DE CRISTO
1.
O corpo e seus membros. A Igreja é o corpo místico de Cristo (Ef 1.22,23). O apóstolo Paulo chama a
atenção para um detalhe importante: "o corpo é um e tem muitos membros, e
todos os membros, sendo muitos, são um só corpo" (1 Co 12.12). Mas ele não relaciona o
tema unidade e diversidade do corpo e seus membros com a Igreja, o que era de
se esperar, mas diz o seguinte: "assim é Cristo também". Longe de
confundir Cristo com a Igreja, pois Jesus é transcendente (Cl
1.16,17), o que Paulo nos ensina é que pertencemos a Cristo e por
Ele somos membros do seu corpo (1 Co
12.27).
2.
A morada de Deus. Quando Saulo de Tarso se encontrou com
Jesus no caminho de Damasco, ele ouviu a voz que dizia: "Saulo, Saulo, por
que me persegues?" (At 9.4).
Saulo perseguia os discípulos de Jesus, mas o Senhor se identificou com eles.
Ao apóstolo foi revelado que a Igreja é o corpo espiritual de Cristo, sendo o
Senhor mesmo a cabeça (Ef 1.22,23; Cl
1.18),
e seus membros são o templo de Deus, a habitação do Espírito Santo (1 Co 3.16); em outras palavras, a
morada de Deus no Espírito (Ef 2.22). O tabernáculo e o
Templo de Jerusalém representavam a presença de Deus (Êx
40.34; 2 Cr 7.2,16). O salmista diz: "SENHOR, eu
tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória"
(Sl 26.8). Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas
Deus habita no cristão individual (Jo 14.23; 1 Co 6.19).
3.
Os membros do corpo. A tradução "por um só Espírito" (1 Co 12.13), como aparece na Almeida
Século 21, e expressões correlatas na NTLH, e na NVI (que tem esta nota:
"Ou com; ou ainda por"), não significa o mesmo que "em um só
Espírito". As duas versões são gramaticalmente legítimas (Lc
2.27; 1 Co 12.3; Ef
3.5).
Ser batizado "por um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem
batiza; isso indica a iniciação dos crentes no corpo de Cristo e não se refere
ao batismo do dia de Pentecostes. Essa posição é defendida também por Stanley
M. Horton. Não há distinção de pessoas, raça ou status social na Igreja. O
apóstolo explica: "formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (1 Co 12.13b). A ilustração do corpo
humano com a Igreja nos versículos seguintes, além de mostrar a unidade na
diversidade, ensina também que precisamos uns dos outros (1 Co 12.21) e que, igualmente,
diferimos entre si (1 Co 12.18) e
que precisamos cuidar uns dos outros (1 Co
12.25). Isso é Igreja.
SÍNTESE DO TÓPICO III
A Igreja é o corpo de Cristo
na terra, a morada do Deus Altíssimo.
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
concluímos que Deus estabeleceu a sua morada, primeiramente no tabernáculo e
depois no Templo, ambos consagrados a Ele, e que da mesma forma o Espírito
Santo também estabeleceu a sua habitação no corpo do cristão individual. Entre
gentios e judeus, o Senhor Jesus formou um novo povo (1 Co 10.32), de modo que
o gentio deixa de ser gentio quando se converte ao evangelho de Jesus Cristo (1
Co 12.2; Ef 2.11). A missão principal da
igreja é adorar a Deus e propagar o evangelho a todas as nações da terra (Mt
28.19,20).
------------------------------------------------
Referências
Revista Lições Bíblicas. A RAZÃO DA NOSSA FÉ, Assim cremos, assim vivemos. Lição 08 – A
Igreja de Cristo. I – A comunidade dos fiéis. 1. Etimologia. 2. A assembleia
dos cidadãos. 3. O significado da expressão “Santa Igreja Católica”. II – Elementos que identificam uma igreja. 1. Afinal,
o que é Igreja? 2. As ordenanças. 3. A adoração. 4. A família de Deus. III – O
corpo e Cristo. 1. O corpo e seus membros. 2. A morada de Deus. 3. Os membros
do corpo. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2017.
Elaboração
dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia
de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB,
número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 984070979 (Oi) e 63 –
981264038 (Tim), pregação e ensino.
Comente com o Facebook: