Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

09 março 2014

LIÇÃO 11 - DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO / SLIDES DA LIÇÃO







LIÇÃO 11 - DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO






TEXTO ÁUREO
"E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra"
(Ap 5.10).


VERDADE PRÁTICA
Cristo nos fez reis e sacerdotes, para anunciarmos as virtudes do seu Reino


INTRODUÇÃO
O capítulo 28 de Êxodo trata da chamada divina para o sacerdócio em Israel. O povo precisava aprender a adorar a Deus. Era necessário que homens chamados por Deus cuidassem da prática do culto ao Senhor no Tabernáculo e também através da congregação de Israel. Logo, o Senhor separou a tribo de Levi para o serviço no Tabernáculo e para o santo ministério sacerdotal. Os levitas serviam a Deus e auxiliavam os sacerdotes. Assim, todo sacerdote em Israel era levita, mas nem todo levita era sacerdote como veremos na lição.





I - O SACERDÓCIO (ÊX 28.1-5)
1. O sacerdote. Deus ordena que Moisés separe Arão e seus filhos para o ministério sacerdotal. O sacerdote deveria não somente pertencer à tribo de Levi, mas era preciso que fosse um descendente de Arão, que teve o privilégio de ser o primeiro sacerdote de Israel. Pertenciam à classe sacerdotal em Israel o sumo sacerdote, os sacerdotes e também os levitas.

O sacerdócio de Arão apontava para Cristo, nosso Sumo Sacerdote eterno (Hb 6.20) “onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Arão era um ser humano e, portanto, um pecador que carecia de se apresentar diante de Deus com sacrifícios pelos seus próprios pecados. Mas Cristo é perfeito e seu sacrificio por nós foi único, completo e aceito pelo Pai.

2. O ministério dos sacerdotes. Quais eram as funções de um sacerdote? Sua principal missão era apresentar o homem pecador diante do Deus santo. Eram, especificamente, três as obrigações básicas do sacerdote: "santificar o povo, oferecer dons e sacrifícios pelo povo e interceder pelos transgressores". Eles também atuavam como mestres da lei (Lv 10.10,11) “para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado pela mão de Moisés”. O sacerdócio de Arão apontava para Cristo, nosso único mediador diante de Deus. Como Sumo Sacerdote, Cristo intercede diante do Pai por nós (1 Tm 2.5) “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”.

3. O sumo sacerdote. As nações que estavam ao redor dos hebreus já conheciam o serviço sacerdotal. Os sacerdotes não receberam nenhuma herança de terras quando as tribos entraram na Terra Prometida, pois a sua recompensa era servir ao Todo-Poderoso. Eles eram sustentados pelas ofertas e os sacrifícios levados ao Tabernáculo. Viviam de modo simples e dependiam única e exclusivamente da obediência e fidelidade do povo ao trazer seus dízimos (Nm 18.3-32).










II - A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE

1. A túnica de linho e o éfode (Êx 28.4-28). As vestes do sacerdote deveriam ser santas (Êx 28.3) “Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal”. Eles não poderiam se apresentar diante do Senhor de qualquer maneira. O linho fino apontava para a pureza, perfeição e justiça de Cristo, nosso sacerdote. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, "o éfode era um tipo esmerado de avental bordado, unido nos ombros e ligados por uma faixa na cintura". No éfode havia duas pedras de ônix com os nomes das doze tribos. Arão deveria levar e apresentar diante de Deus as doze tribos de Israel. Cristo carregou sobre si os nossos pecados e os apresentou diante do Pai (1 Co 15.3) “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”.

Sobre o éfode estava o peitoral contendo doze pedras preciosas com os nomes dos doze filhos de Israel. Esta peça ficava sobre o coração de Arão - o sumo sacerdote (Êx 28.15,17,21,29) “Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme a obra do éfode o farás; de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás. e o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras: a ordem de um sárdio, de um topázio e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem; E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze, segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente”.

2. O Urim e Tumim (Êx 28.30). Eram pedras que os sacerdotes utilizavam na hora de tomar decisões. Eles deveriam carregar estas peças junto ao coração, mostrando a importância delas. Isso nos mostra que nossas decisões devem ser tomadas de acordo com a Palavra de Deus.








III - MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA
1. Chamados por Deus. Os verdadeiros ministros da igreja são chamados e vocacionados pelo Senhor. O ministério pastoral não é simplesmente um cargo ou uma forma de se alcançar status seja ele qual for. Muitos querem viver da obra e não para ela. Quem exerce o santo ministério sem a direta chamada do Senhor - o Dono da obra - é um intruso e está profanando a obra de Deus.

2. Qualificações. O sacerdote não podia se apresentar diante de Deus e da congregação de qualquer maneira. Um pastor deve sempre agir de modo a dar um bom testemunho (1 Tm 3.7) “Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo”. O bom testemunho deve vir não somente dos que estão fora da igreja, mas especialmente pelos irmãos em Cristo. É preciso viver uma vida digna diante dos homens e também diante de Deus (1 Tm 6.11,12) “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”. O pastor deve em tudo ser o exemplo (Tt 2.7) “Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade”. 

3. Comprometidos com a Palavra. Os sacerdotes também tinham a função de ensinar a Palavra de Deus. Da mesma forma, Paulo recomenda que o ministro seja apto para ensinar (1 Tm 3.2) “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”. É preciso que seja alguém capacitado na Palavra. A missão dos ministros de Cristo consiste no serviço, na mordomia, isto é, na administração dos negócios de Deus e, sobretudo, em sua fidelidade e santidade.








CONCLUSÃO
Os sacerdotes levavam os israelitas até a presença de Deus. O sacerdócio de Arão apontava para o sacerdócio perfeito de Cristo. Atualmente, todos os que creem em Jesus e no seu sacrifício na cruz foram feitos, pela fé, reis e sacerdotes do Deus Altíssimo (1 Pe 2.5,9) “vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Você é um representante de Deus aqui na terra, e nessa posição, você tem levado outros até Cristo?


___________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. UMA JORNADA DE FÉ, A formação do povo de Israel e sua herança espiritual. Lição 11 – Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio. I – O sacerdócio. 1. O sacerdote. 2. O ministério dos sacerdotes. 3. O sumo sacerdote. II – A indumentária do sacerdote. 1. A túnica de linho e o éfode. 2. O Urim e Tumim. III – Ministros de Cristo para a Igreja. 1. Chamados por Deus. 2. Qualificações. 3. Comprometidos com a Palavra. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2014.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. A paz do Senhor.
    Meu amigo e pastor. Ismael, só passei para te desejar uma semana de bênção em nome de Jesus, para ti e a tua família. abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pastor Francinaldo, a Paz do Senhor Jesus! Que maravilha saber que temos amigos e irmãos em Cristo que passam por aqui toda semana para nos abençoar! Também desejo ao senhor e toda sua família uma excelente semana! Deus lhe abençoe! Um grande abraço!

      Excluir
  2. O seu site é um dos melhor, seus slides são criativos e muito nos ajuda na compreensão da verdades Bíblicas. Sugiro que você publique os seus slides no: http://pt.slideshare.net/?ss .

    Que Deus te abençoe cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua sugestão! Já fiz o meu cadastro lá e coloquei esta lição de número 11, ainda estou conhecendo essa ferramenta, mas, vi que tem a versão pago, para compartilhar esses arquivos pelo slides Share. Caso queira nos auxiliar mais sobre o uso dessa ferramenta, deixo aqui o meu contato, email ismaelpo@hotmail.com. Desde já, muito obrigado! Deus lhe abençoe! Abraços!

      Excluir
  3. Todos nós sabemos que a internet é um campo aberto para o mal. Mais também sabemos que é um campo aberto para o bem, como este, que DEUS continue te abençoando meu querido irmão, neste campo do bem. A PAZ DO SENHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Joel Moraes! Estou muito feliz com sua visita, seja bem-vindo! Peço que inclua nas suas orações este projeto voltado para o ensino cristão. Deus continue abençoando a sua vida! Um grande abraço!

      Excluir
  4. A paz do senhor,
    Ótimo trabalho que este site está proporcionando para a Escola Bíblica. Notei que as questões desta lição não está condizente com os tópicos.

    Um forte abraço!
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor querido professor Marcelo Gustavo! Obrigado meu amigo por nos ajudar nesta lição, eu não tinha percebido que as perguntas eram da lição do trimestre anterior, foi um pequeno erro da revista digital da CPAD. Mas, já corrigimos e estão disponíveis para todos! Muito obrigado pela observação! Deus continue lhe abençoando! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Quem Deus lhe abençoe ricamente,pois,depois que descobrir este site as minhas aulas estão sendo uma benção!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Cleudomar Barros, saudações em Cristo Jesus! Muito obrigado pela sua participação e pelas orações em nosso favor! Continue se dedicando a este brilhante ministério de ensino da Palavra de Deus, pois certamente terás recompensa da parte do Senhor nosso Deus! Volte sempre! Um grande abraço fraternal!

      Excluir
  6. Estamos um pouco atrasado nas licoes, a liçao 3, eu vou lecionar amanha.Muito obrigado pelas essas excelentes liçoes!!!.otimo e que o Senhor Yeshua te abençoe!!!!.Se quiser e puder, peço gentilmente que coloque o site abaixo como parceiro seu, é um site de entretenimento cristao, tem varias coisas nele!!!!.
    http://profmarcio.ucoz.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre professor Márcio de Medeiros, que bom saber que continua se dedicando a utilizar as ferramentas da internet com bons propósitos, vou linkar o seu site. Deus continue lhe abençoando! Abraços!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!