Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

08 setembro 2013

LIÇÃO 11 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA / SUBSÍDIOS



Antes de assistir as aulas pause a música no player que fica na parte superior do site.



AULA MINISTRADA PELO PR. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
Acesse (www.portalebd.org.br)




Aula ministrada pelo teólogo e professor Fábio Segantin
Acesse (www.fabiosegantin.blogspot.com.br)




Aula ministrada pelo Pr. Wilsonei Mattos, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)




Aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves
Acesse (www.natalinodasneves.blogspot.com.br)






_____________________________________ 

SUBSÍDIO: EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA

Amados, esta lição não se refere a um momento de equilíbrio, mas a uma vida de equilíbrio! Trata-se de um comportamento duradouro, esse é um tema difícil aos olhos da razão. Então, o que precisamos fazer para ter uma vida equilibrada? São necessários vários fatores que estudaremos a seguir.

É possível uma pessoa desequilibrada alcançar uma vida de equilíbrio? Sim. O mais notório exemplo é o do apóstolo Paulo, pois era um homem muito intolerante, radical, perverso, fazia questão de perseguir o povo de Deus, após o seu encontro com Jesus a caminho de Damasco sua vida mudou, sua conduta já não era mais a mesma, tornou-se um exemplo de vida cristã equilibrada. Como isso foi possível? Como aplicar esse método tão eficiente nos dias atuais?

Primeiro devemos entender que a nossa conduta será equilibrada ou desequilibrada conforme o que ocupa a nossa mente. Esse é o ponto de partida, pois é o lugar onde todas as mudanças acontecem. Ninguém acorda e de repente o seu corpo sai andando e entra no carro e dirige sem saber o destino, todas as nossas ações são precedidas de pensamentos, primeiro pensamos, depois agimos. Se o nosso pensamento for mal a nossa conduta será má. A mesma relação acontece com os bons pensamentos, eles refletirão no nosso comportamento.

O que deve ocupar a mente do cristão? Há muitas coisas querendo ocupar a nossa mente, mas o cristão deve selecionar o que pode ocupar ou não a sua mente, isso chama-se “livre arbítrio”. E como faremos isso? A Bíblia nos ensina como proceder.

“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4.18). Há dois princípios importantíssimos nesse versículo que devem nortear os nossos pensamentos, o princípio da VIRTUDE (Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal) e o princípio do LOUVOR (Bendizer, enaltecer, exaltar, glorificar). Os nossos pensamentos devem estar pautados dentro desses dois princípios, ou seja, evitar o mal e fazer o bem levando-se em conta a glorificação.

A verdade, a honestidade, a justiça, o amor e a boa fama estão aprovados pelos dois princípios já mencionados e nos fazem ter uma conduta equilibrada, elas estão interligadas entre si, a verdade está ligada com o amor, com a honestidade, com a justiça e com a boa fama. Ao praticar uma delas as outras estarão presentes e revelam virtudes e louvor.

O que é a excelência da mente cristã? É possuir a mente de Cristo “Mas nós temos a mente de Cristo” (1Co 2.16). Como isso é possível? Pensando nas coisas espirituais e nas coisas eternas. A partir do momento que o homem passa a pensar dessa forma as suas atitudes mudam, vejamos o exemplo do apóstolo Paulo. Após o seu encontro com Jesus a caminho de Damasco, o apóstolo ficou cego, foram três dias sem ver as coisas deste mundo, foram três dias pensando no que Jesus lhe dissera, pensando nas coisas espirituais e eternas. Esses foram os Três dias que sua mente ficou ocupada com boas coisas, isso mudou a forma de agir do apóstolo, passou a ter uma vida equilibrada, nem as pessoas perto dele acreditavam que o seu comportamento havia mudado.

Quanto tempo da nossa vida temos tirado para meditar nas coisas eternas? Periodicamente temos que fechar os olhos para o mundo e ocupar a nossa mente com o que é espiritual. Para o povo de Israel, guardar o sábado é uma forma de se desligar deste mundo para meditar em Deus, a cada sete dias separa-se um para ocupar a mente com as coisas espirituais. Nós cristãos separamos o domingo, nesse dia, deveríamos nos “desligar” desse mundo e nos ligarmos no Céu. Infelizmente, há igrejas que já estão abolindo a Escola Bíblica Dominical, argumentando que a EBD é uma criação do homem. Muitos cristãos não valorizam mais a EBD preferem passar o dia ligados em programas da televisão, alguns desses programas são verdadeiro louvor à carne, à imoralidade etc. Nesse dia a igreja deveria estar aberta o dia inteiro, com programações que pudessem envolver o máximo de cristãos! O inimigo de nossas almas está investindo fortemente em programas televisivos para ocupar a mente das pessoas com muitas coisas que geram comportamentos antibíblicos.

No dia-a-dia devemos imitar o profeta Daniel, pelo menos 3 vezes no dia deveríamos nos desligar do mundo e nos ligarmos a Deus em oração, em louvor ou meditação da sua Palavra. O equilíbrio da nossa vida começa na mente. Daniel foi um homem tão equilibrado que mesmo vivendo fora da sua nação ele continuou crescendo, mudavam-se os reis da Babilônia, mas ele tinha sempre o seu lugar de honra. Deixou-nos um grande legado com a sua história! Cristãos equilibrados crescem e marcam a sua geração, independente das circunstâncias!

Por que existem pessoas que escondem vários explosivos no corpo e se matam em lugares públicos para atingir um grande número de pessoas inocentes? Muitos não conseguem compreender como essa pessoa chegou a uma atitude tão desequilibrada, mas, a resposta é simples, ela ocupou a sua mente com ensinamentos que a levaram a crer que isso seria bom de alguma forma. Devemos ter muito cuidado com as coisas que ocupam a nossa mente. Por isso, não é recomendado ao cristão assistir filmes de terror ou pornográfico, pois isso vai desequilibrar sua conduta. Quem passa horas todos os dias ocupando sua mente com as novelas que têm sempre o mesmo roteiro – traição, vingança, trapaças, sexo antinatural, falsidade, mentiras, rebeldia dos filhos contra os pais etc. – acabam sofrendo um desequilíbrio de conduta com o passar do tempo. Princípio da Supremacia da Força, vence o mais forte, quem mais ocupar lugar na nossa mente também vai dominar nossas ações.

“Paulo não tem a presunção de uma pessoa que se acha infalível, mas exorta aos filipenses a serem uma carta transparente e exposta a quem quisesse vê-la. Eles deveriam, pois, ser um modelo tanto aos crentes como aos descrentes”. Não devemos exigir perfeição dos nossos líderes, pois todos estão passíveis de falhas, mas o líder deve procurar ser o exemplo para os demais cristãos e para os descrentes. Nos dias atuais, a transparência de quem está na liderança está em crise, poucos expõem seus verdadeiros atos e intenções ou quando são revelados causam grandes escândalos! Porque esperamos das nossas lideranças um exemplo de vida equilibrada.

Porque devo viver de forma equilibrada? Quais os benefícios? Se vivermos uma vida irrepreensível, o Deus de paz será conosco para nos orientar, guardar e proteger. Além disso, a vida eterna nos aguarda! No Céu não há lugar para os desequilibrados!

Que o Senhor nos ajude a manter uma vida equilibrada! Bons estudos e boa aula a todos! Deus vos abençoe!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Bom Dia, achei maravilhoso o subsídio apresentado a cima e enriqueceu muito a nossa escola dominical. Estou aonde não posso assistir videos pois são broqueados. Se fosse possivel, que todas as lições tivessem como este o subsidio por escrito, com certeza ajudaria muito. Que Deus os Abençoe grandemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido professor, a Paz do Senhor! Estou feliz em saber que este pequeno subsídio tenha lhes ajudado na ministração da lição! Sempre que posso eu elaboro esses pequenos subsídios para tentar facilitar o ensino da EBD. Ore por nós para que Deus nos dê a graça de sempre estarmos postando aqui subsídios. Saudações aos queridos irmãos que congregam convosco! Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado pela sua participação e pela boa palavra de apoio! Deus o abençoe!

      Excluir
  3. COMO SEMPRE, EU NEM TENHO PALAVRAS PARA EXPRESSAR!!!!.OTIMO,MAGNÍFICO, TODOS OS SLIDES, ESTUDOS, VIDEOS ETC.CONTINUE ASSIM!!!!.PAZ DE YESHUA!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo professor Márcio de Medeiros, a Paz do Senhor! Seu entusiasmo nos contagia e eu não tenho palavras para agradecer-lhe por tamanho carinho demonstrado ao nosso trabalho, só o Senhor poderá recompensá-lo! A minha oração a Deus é que ele contemple o desejo do teu coração e assim realize-os de acordo com a sua soberania! Um grande abraço professor e amigo Márcio de Medeiros!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!