Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

16 setembro 2013

LIÇÃO 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO / SLIDES DA LIÇÃO



ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES CLIQUE AQUI



LIÇÃO 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO



TEXTO ÁUREO
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.13).

VERDADE PRÁTICA
A igreja de Cristo deve zelar pelo bem-estar dos que a servem, a fim de que não haja necessitados entre os filhos de Deus.


INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, aprenderemos a importância da generosidade da igreja para com aqueles que a servem. Dependente das ofertas dos irmãos para sobreviver no cárcere romano, Paulo expressava uma profunda gratidão à igreja de Filipos pelos recursos enviados por intermédio de Epafrodito (4.10-20) “Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente. Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!”.

O apóstolo estava agradecido aos filipenses pelo amor que lhe haviam demonstrado. Ele, porém, destaca que sempre confiou à providência divina o seu sustento, e que sua alegria maior estava não nas ofertas recebidas, e sim no fato de os filipenses terem se lembrado dele. 





I - AS OFERTAS DOS FILIPENSES COMO PROVIDÊNCIA DIVINA

1. Paulo agradece aos filipenses. A igreja em Filipos já vinha contribuindo com o ministério de Paulo desde o seu início (v.15) “E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente”. Agora, o apóstolo fora surpreendido pela segunda oferta enviada a ele, exatamente quando estava preso em Roma. Por isso, agradece e regozija-se pela lembrança dos irmãos (v.10) “Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade”.

Ele declara ainda que a oferta dos filipenses era o fruto da providência divina em seu ministério, pois confiava plenamente em Deus, em qualquer situação. 

2. Reciprocidade entre o apóstolo e a igreja. Paulo amava a igreja em Filipos. Esta cidade foi a primeira da Europa a receber a mensagem do Evangelho. Ali, Paulo enfrentou perseguições, prisão e muito sofrimento. Porém, agora a igreja, firmada em Cristo, demonstra sua gratidão ao apóstolo cuidando dele e ajudando-o em suas necessidades (vv.10,11,15-18) “Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente. Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.”.

3. A igreja deve cuidar dos seus obreiros. Nenhum obreiro deve fazer de sua missão um meio de ganhar dinheiro. Todavia, a igreja precisa prover sustento digno àqueles que a servem. Paulo muito sofreu com a falta de sensibilidade da igreja em Corinto (v.15) “E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente”.. Por outro lado, a igreja em Filipos procurou ajudar o apóstolo.

A Palavra de Deus nos exorta quanto ao sustento daqueles que labutam na seara do Senhor: "Não amordaces o boi, quando pisa o trigo" (1 Tm 5.18 - ARA). No mesmo versículo, o apóstolo completa que "digno é o obreiro do seu salário". Por isso, a igreja deve apoiar devidamente àqueles que são verdadeiramente obreiros, ajudando-os em suas necessidades (1 Tm 5.17) “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”.








II - O CONTENTAMENTO EM CRISTO EM QUALQUER SITUAÇÃO

1. O contentamento de Paulo. O apóstolo aprendeu a contentar-se em toda e qualquer situação. Seu contentamento estava alicerçado no fato de que Deus cuida dos seus servos e ensina-os a viver de forma confiante. Aos coríntios, Paulo escreveu: "não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (2 Co 3.5).

Paulo deu o crédito de sua força e contentamento a Deus. Muitos se gabam de sua robustez, coragem e até espiritualidade, esquecendo-se de que a nossa capacidade vem do Senhor. Para agirmos de forma adequada em meio às provações e privações é preciso reconhecer que dependemos integralmente do Senhor.

2. "Sei estar abatido" (v.12). Paulo inicia o versículo doze dizendo: "Sei estar abatido e também ter abundância". Ele estava convicto do cuidado de Deus. Por isso, aceitava as privações sem se envergonhar ou mesmo entristecer-se. Precisamos acreditar na provisão divina e aprender a contentar-nos em toda e qualquer situação.

Talvez você esteja passando por dificuldades. Não permita, porém, que elas o abatam. Confie no cuidado e na bondade do Pai Celeste. Ele é o nosso provedor. Para que o Evangelho chegasse aos confins da terra, muitos homens e mulheres, às vezes sem qualquer sustento oficial, deixaram suas famílias e saíram pregando a Palavra de Deus e fundando igrejas. Esses pioneiros não desistiram, e os resultados ainda podem ser vistos. Hoje, as igrejas, em sua maioria, possuem recursos para enviar obreiros e missionários a outras nações e ali sustentá-los, e devem fazê-lo. Cumpramos, pois, o nosso dever conforme a Bíblia nos recomenda. 

3. O contentamento desfaz os extremismos. Apesar de o exemplo paulino e de a Bíblia ensinar-nos acerca do contentamento, é necessário abordar o perigo da adoção dos extremismos nessa questão. Muitos servos de Deus são obrigados, pela falta de compromisso de suas igrejas, a abandonar a obra de Deus. Para que isso não aconteça, sejamos fiéis no sustento daqueles que estão servindo a causa do Mestre (1 Tm 5.18) “Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”.

Os obreiros, por sua parte, não podem deixar-se dominar pela avareza e pela ganância. Paulo nos dá uma importante lição quando afirma: "Aprendi a contentar-me com o que tenho" (v.11). O culto ao Senhor não pode ser transformado em uma fonte de renda. É o próprio apóstolo Paulo quem ensina a nos apartar daqueles que não se conformam "com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade". Isto porque, os tais apreciam "contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho" (1 Tm 6.5). O ensino paulino demonstra que a piedade, com contentamento, já é, por si mesma, um "grande ganho" (1 Tm 6.6).







III -  A PRINCIPAL FONTE DO CONTENTAMENTO (4.13)


1. Cristo é quem fortalece. Paulo nos ensina, com a declaração do versículo 13, que sua suficiência sempre esteve em Cristo. O que fez com que Paulo suportasse tantas adversidades?  Havia algum segredo? Não! O que fez do apóstolo um vencedor foi a sua fé em Jesus Cristo, aquele que tudo pode. A força do seu ministério era o Senhor. Você quer forças para vencer os obstáculos em seu ministério? Confie plenamente no Senhor!



2. Cristo é a razão do contentamento. Nossa alegria e força vêm do Senhor Jesus. Segundo Matthew Henry, "temos necessidade de obter forças de Cristo, para sermos capacitados a realizar não somente as obrigações puramente cristãs. Precisamos da força dEle para nos ensinar a como ficar contente em cada condição". Busque ao Senhor e permita que a alegria divina preencha a sua alma (Ne 8.10) “Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força”.


3. O cumprimento da missão como fonte de contentamento. Uma vez que o objetivo de Paulo era pregar o Evangelho em toda parte, nada lhe era mais importante que ganhar almas para o Reino de Deus. Nenhuma dificuldade financeira roubaria a visão missionária do apóstolo.

Ele não se angustiava pela privação material e social. Pelo contrário, a alegria do Senhor era a sua força. Paulo regozijava-se com a suficiência que tinha de Cristo. O descontentamento é como uma planta má que faz brotar a avareza (Hb 13.5,6) “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem”, o roubo (Lc 3.14) “E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo” e a preocupação com as coisas materiais (Mt 6.25-34) “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Por isso, contente-se em Cristo! Ele tomará conta de nós.






CONCLUSÃO


Aprendemos na lição de hoje, que a igreja de Cristo deve zelar pelo bem-estar dos seus obreiros, a fim de que não venham a passar privações. Todavia, a real motivação para servirmos à igreja de Deus jamais devem ser as recompensas materiais. Confiemos na provisão divina, pois assim seremos felizes em toda e qualquer situação.

Nosso contentamento em meio às adversidades é resultado da nossa fé e comunhão com o Senhor Jesus. Que estejamos na dependência do Senhor, para que Ele nos conceda alegria e força a fim de vencermos as vicissitudes e tribulações da vida.



________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. FILIPENSES, A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Lição 12 – A reciprocidade do amor cristão. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – As ofertas dos filipenses como providência divina. 1. Paulo agradece aos filipenses. 2. Reciprocidade entre o apóstolo e a igreja. 3. A igreja deve cuidar dos seus obreiros. II – O contentamento em Cristo em qualquer situação. 1. O contentamento de Paulo. 2. “Sei estar abatido” (v.12). 3. O contentamento desfaz os extremismos. III – A principal fonte do conhecimento  (4.13). 1. Cristo é quem fortalece. 2. Cristo é a razão do contentamento. 3. O cumprimento da missão como fonte de contentamento. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Parabéns por ter encontrado e montado slides que ficaram perfeitos.
    Quem faz a obra visando o lucro pessoal , não consegue ser um homem de Deus .
    Para vossa meditação :
    "Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
    Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
    Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
    E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
    E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
    E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. ( 2 Pedro 1:2-7 ) .
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A.Deus ,Barra Mansa,R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo pastor Milton Souza! Que maravilha sabermos que ainda temos homens de Deus com a mente de Cristo! Que Deus o conserve sempre assim! Tudo o que fazemos aqui neste site só tem um objetivo, que o nome DELE (JESUS) cresça e que eu diminua. Continue intercedendo por nós amado pastor! Um forte abraço desse pequeno servo de Deus! Shalom Adonai!

      Excluir
  2. A paz de Cristo !!!
    Bom dia, meu amigo Pr. Ismael.
    Os slides estão cada semana mais interessantes e agora com os seus subsídios, o site ficou completo, só Deus para te abençoar mesmo, pela preocupação de está nos ajudando, com esses recursos a cada domingo as aulas ficam surpreendentes. Meu amigo um bom fim de semana de benção para ti e tua família!
    abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo pastor Francinaldo, saudações em Cristo Jesus! Estou tentando conciliar meu tempo para também elaborar subsídios, mas, confesso que não está sendo fácil. Tenho me dedicado nestes últimos dias para apresentar um novo modelo de slides, passei muito tempo ajustando cores, contrastes e modelos para que chegasse ao modelo atual, testei vários modelos, como eu não estava convencido de estavam bons fui mudando e ajustando até chegar aqui. Ainda quero melhorar algumas coisas, detalhes, para melhor visualização. Obrigado pelo seu constante apoio meu pastor, continue orando por nós! Um forte abraço do vosso irmão menor!

      Excluir
  3. PR. EU SOU PROFESSOR E COM CERTEZA SEU TRABALHO ME AJUDOU BASTANTE .E A IGRAJA COM CERTEZA SERÁ EDIFICADA COM SUA AJUDA .. CONTINUE SEMPRE FAZENDO O MELHOR PARA O NOSSO SENHOR ELE ESTA VOLTANDO. AMÉM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Rogério, a Paz do Senhor Jesus Cristo! Seu depoimento nos deixa muito feliz! Saber que este trabalho tem servido para complementar o vosso ministério nos enche de alegria! Continue sendo esse professor dedicado na Obra do Senhor! Deus abençoe sua vida e ministério! Ora vem Senhor Jesus! Abraços!

      Excluir
  4. Parabens pelos slides irmão, sempre os utilizo aqui em Santo Andre-SP. Que o Senhor o recompense. Alexandre. Ass.de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Alexandre, a Paz do Senhor Jesus! Obrigado pelas palavras de aprovação e motivação! Deus o abençoe ricamente pela dedicação ao ministério do ensino! Sabemos que somente aqueles que zelam pelo seu chamado pesquisam e procuram levar o melhor para a sua sala de aula. Transmita a nossa saudação aos irmãos de Santo Andre - SP! Abraços professor!

      Excluir
  5. É possível que ainda na carne possamos experimentar as alegrias do reino de Deus? É possível voltar ao estado edênico , ainda que encarnado neste mundo? Como diferenciar o Deus do primeiro capítulo do gênesis , do Senhor Deus do capítulo segundo? Devo servir a qual na medida das possibilidades? Qual a possibilidade de conseguir a glória cumprindo na risca as prescrições do Sermão do Monte? e-mail para hulioazi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hulioazi, a Paz do Senhor! Obrigado pela participação! Deus o abençoe! Volte sempre! Saiba que Deus revela-se a nós de diversas formas, mas ELE é o mesmo, ontem hoje e será para sempre, então não tenha dúvida de que devemos servi ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó com a mesma segurança que eles o serviram. Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!