Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

16 setembro 2013

LIÇÃO 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO / SUBSÍDIOS




Antes de assistir as aulas pause a música no player que fica na parte superior do site.



AULA MINISTRADA PELO PR. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
Acesse (www.portalebd.org.br)




Aula ministrada pelo teólogo e professor Fábio Segantin
Acesse (www.fabiosegantin.blogspot.com.br)




Aula ministrada pelo Pr. Jeferson França, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)




Aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves
Acesse (www.natalinodasneves.blogspot.com.br)




_____________________________ 

SUBSÍDIO: EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA


Amados, nesta lição abordaremos as 3 dimensões do amor de Cristo revelado na vida do homem. A primeira, relaciona a vida do cristão com as outras pessoas. A segunda, relaciona a vida do cristão com as circunstâncias da vida. A terceira, relaciona a vida do cristão com Deus.

Quando o amor de Cristo se revela em nossa vida, passamos a agir de forma diferente. Para toda ação há uma reação, neste estudo chamaremos a reação de reciprocidade. Nas três dimensões veremos que há ação e reação.

Na primeira dimensão o amor de Cristo leva o homem a um relacionamento puro com os seus irmãos. AÇÃO, o apóstolo Paulo compartilha com os filipenses o melhor tesouro que recebera na sua vida, Jesus Cristo. Também envia carta aos filipenses, demonstrando um cuidado especial pelos irmãos. Paulo prepara e envia obreiros para ajuda-los na caminhada espiritual. RECIPROCIDADE, mesmo estando longe e preso não foi esquecido daquela igreja, lembravam-se constantemente do apóstolo e isso alegrou muito o coração de Paulo. Também enviaram várias ofertas para suprir as necessidades do homem de Deus.

Quando o amor de Cristo domina o nosso coração, nós desejamos compartilhar o melhor tesouro do mundo com as demais pessoas, pregamos o Evangelho de Cristo a todos. O nosso coração já não está mais preso aos bens terrenos, e temos alegria em contribuir com o crescimento da Obra de Deus, temos prazer em auxiliar financeiramente os abnegados servos de Deus que vivem exclusivamente para cumprir o ministério sacerdotal.

Na segunda dimensão o amor de Cristo leva o homem a se relacionar bem com as diversas circunstâncias da vida. AÇÃO, agir de forma adequada, moderada, equilibrada diante das provações e privações. RECIPROCIDADE, contentamento com o que tem, confiança no agir de Deus, segurança na providência divina.

Saber agir de forma equilibrada diante das adversidades da vida é muito importante. Onde podemos perceber a reciprocidade disso? Podemos enumerar vários aspectos, dentre eles a manutenção do ministério, da saúde física e espiritual, por exemplo, se Paulo aos ser lançado na prisão com Silas tivesse reagido com indignação, ele ficaria triste, abatido, poderia ser atingido pela depressão, poderia até sofrer um infarto de tanta revolta. Mas, ao contrário disso, ele manteve o contentamento, dos seus lábios fluíram louvores e orações a Deus, não demorou e logo viram a providência divina.

Muitas pessoas perdem a motivação ministerial, a saúde física e espiritual por não saber agir de forma equilibrada diante da adversidade. Esse agir desequilibrado também impede o agir de Deus na vida do homem e a pessoa deixa de receber muitas bênçãos e livramentos. O amor de Cristo nos revela o Espírito Santo, através dele alcançamos o fruto do Espírito “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gl 5:22).

Na terceira dimensão o amor de Cristo leva o homem a se relacionar bem com Deus. AÇÃO, confiar em Deus, buscar forças e alegria em Deus, fazer o “eu” diminuir e Cristo crescer. RECIPROCIDADE, comunhão com Deus, contentamento e alegria que não depende das circunstâncias a ponto de dizer como o apóstolo Paulo “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8:38-39). O amor de Deus se revela de tal forma na vida do homem que nada pode substituir esse amor. De que forma esse amor de Deus é revelado? Através de bênçãos materiais e espirituais, terrenas e eternas.

Enquanto o homem confiar no homem ou na sua própria força, enquanto se gabar de sua robustez, coragem e até espiritualidade, não terá um bom relacionamento com Deus. Devemos sempre nos lembrar de que a nossa capacidade vem do Senhor, que dependemos do Senhor, que Cristo deve Crescer e não o “eu”. Dessa forma a nossa comunhão com Deus será intensa e maravilhosa.

Amados, que o amor de Cristo seja revelado em cada vida! Que haja paz entre todos os irmãos! Que sejamos equilibrados diante das provações e privacidades! E que nada interfira na nossa comunhão com Deus!

Bons estudos e boa aula a todos! Shalom Adonai!

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!