Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

07 janeiro 2013

LIÇÃO 2 – ELIAS, O TISBITA / SUBSÍDIOS

Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)






Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)




Vídeo aula ministrada pelo pastor Eliziel Pacheco, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)





Vídeo aula ministrada pelo Ev. Daniel Neckel, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)




Vídeo aula ministrada pelo Ev. Luiz Henrique, da Assembleia de Imperatriz.
(Acesse: www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/)





______________________


Subsídio elaborado pelo Ev. Ismael Pereira de Oliveira



Amados, a lição deste domingo focaliza em sua análise o lugar, observe bem o título da lição “Elias, o tisbita”. Em outras palavras; Elias de onde? De um lugar chamado Tisbe. Portanto, devemos nos limitar mais ao lugar, pois haverá mais lições para comentarmos outros pontos importantes da vida desse grande profeta.


A primeira reflexão que devemos fazer é sobre o nome da cidade, pois na Bíblia só há uma referência a essa cidade. Certamente o nome desse lugar não despertava a atenção das pessoas na época, não havia pessoas importantes desse lugar.  Isso já nos leva um grande aprendizado, pois, Deus não se limita a usar pessoas em virtude do lugar que ela nasceu ou vive.


A história de Elias nos permite fazer um paralelo com a história de Davi. Deus buscou um homem, para governar a Israel e substituir Saul, que vivia no campo apascentando ovelhas. O lugar onde a pessoa está não é o mais importante para Deus. Davi era um jovem sem grandes títulos, sem linhagem nobre. No entanto, o seu coração agradava a Deus, isso é importante! O lugar de onde vinha Davi não despertou a curiosidade de Saul, o rei não conseguia ver em Davi o seu substituto, certamente o desprezou pelo lugar e pelos títulos que possuía.


Até hoje, nós damos muita importância ao lugar, quando realizamos festas em nossas igrejas, se faz questão de colocar o lugar de onde vem o pregador(a) e o cantor(a). Se vier de um Estado grande e rico ou tradicionalmente celeiro de grandes nomes, os crentes aprovam com a maior admiração. Se vier de um lugarzinho do interior ou de nome desconhecido, alguns já até fazem cara feia ou fazem comentários depreciativos. Agimos como se Deus estivesse limitado a usar somente pregadores de grandes cidades. Já vi pessoas mudarem para outro Estado com a intenção de alavancar sua carreira ministerial.  


A julgar pela quantidade dos profetas de Baal, podemos perceber que Jezabel procurava corromper e controlar os profetas de Deus que moravam nas grandes cidades, homens de famílias tradicionais no ministério profético. Certamente a cidade de Tisbe nunca despertou a atenção de Jezabel, ela deve ter desprezado aquele lugar. Quando Jezabel se alegra achando que ninguém vai lhe fazer forte oposição, Deus levanta um profeta fora do contexto geográfico que Jezabel procurava dominar e começa a perturbar os seus planos malignos.


O nosso Deus é assim, quando Satanás pensa que conseguiu influenciar e dominar certa região por ser grande, O Senhor levanta um instrumento, às vezes, sem tradição no ministério, sem muitos títulos, de lugar desprezado e destrói os planos do inimigo.


Você deve estar se perguntando, mas por que devemos estudar sobre o lugar onde nasceu o profeta Elias? Eu estou convicto de que essa palavra tem um poder profético muito grande para os nossos dias! OUÇA TODA A NAÇÃO BRASILEIRA, O SENHOR LEVANTARÁ NOVOS NOMES E OS COLOCARÁ EM EVIDÊNCIA PELO SEU GRANDE PODER, PORQUE HÁ MUITAS JEZABEL CORROMPENDO OS PROFETAS DE DEUS. MAS, O SENHOR LEVANTARÁ HOMENS CUJA FAMÍLIA NÃO TEM TRADIÇÕES MINISTERIAIS, NÃO POSSUEM GRANDES TÍTULOS, MORAM EM LUGARES POUCO CONHECIDO E, POR VEZES, ATÉ DESPREZADO. O SENHOR OS LEVANTARÁ COMO SEUS PROFETAS E LHES DARÁ UM MINISTÉRIO DE PODER QUE VAI ABALAR TODA A NAÇÃO COMO FOI NOS DIAS DE ELIAS. Glórias a Deus!


Veja o que diz a verdade prática; “A vida de Elias é uma história de fé e coragem. Ela revela como Deus soberanamente escolhe pessoas simples para torná-las gigantes espirituais.”


Uma excelente aula professor!


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. É muito forte varão!
    Pura realidade! Também já vi pessoas mudarem de estados em busca de, na verdade, "aparecerem mais".
    Espero que esta lição seja colocada em prática, na minha própria vida, como também na vida de todos que a estudarão neste Domingo!
    Um forte abraço, meu amigo Ismael!
    Shallom Adonai.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!