Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 janeiro 2013

LIÇÃO 3 – A LONGA SECA SOBRE ISRAEL / SUBSÍDIOS


Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)




Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)




Vídeo aula ministrada pelo pastor Ronaldo Bissi, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)




Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)





Vídeo aula ministrada pelo Ev. Luiz Henrique, da Assembleia de Imperatriz.
(Acesse: www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/)





_____________________________________

SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA




Amados, essa é uma lição que nos leva a fazer grandes reflexões! Para fazermos uma análise melhor sobre a longa seca sobre Israel, precisamos atribuir valores ao contexto histórico, dessa forma compreenderemos melhor o agir de Deus sobre a nação de Israel.

Primeiro quero que os amados visualizem o cenário devastador em Israel durante essa seca. Os agricultores plantavam, mas a chuva não aparecia no seu tempo para dar vida e crescimento àquelas sementes, o primeiro ano reduz drasticamente a reserva de alimentos em Israel, alguns ribeiros começam a secar, os animais que vivem de pastagem agora começam a passar fome e emagrecer.

A esperança de chuva sobre a terra de Israel se renova para o segundo ano. Na época do plantio, imagino o esforço enorme que fizeram para se lavrar a terra e jogar novamente sementes no chão esperando a chuva. A terra muito seca não permitia nem a germinação das sementes. O desespero tomou conta da nação! Animais morrendo de fome! Faltava água nos ribeiros para abastecer as residências dos israelitas! Os peixes dos ribeirinhos também morreram com a grande seca! A inflação já era a maior daquela geração! O que restava de alimentos custava caríssimo e o povo perdeu sua fonte de renda da agricultura e da criação de animais! O filho pedia alimento e o pai se desesperava porque não sabia mais o que fazer! Provavelmente, foi nessa época que o profeta Elias também teve que mudar de lugar e Deus o levou para a casa da viúva.

Até agora essa análise parece ser muito óbvia, parece que estou enrolando. Mas, não é esse o objetivo. Precisamos sentir pelo menos um pouco o que se passava em Israel para que possamos atribuir valores mais reais àquela situação. Agora imagine eu e você vivendo nesse cenário de desespero total, onde nem o rei Acabe poderia fazer alguma coisa, nem Baal, nem Aserá, muito menos a mulher de Acabe, Jezabel.  Foi nesse cenário que Deus destruiu a força que os deuses de Jezabel tinha diante de toda a nação, pois o povo intensificou os seus sacrifícios e rogos para que aqueles deuses mandassem chuva sobre a terra, imagine quantas profecias mentirosas os profetas de Baal disseram sobre a chuva, quantas vezes afirmaram que a chuva voltaria. Como nada acontecia, o povo começou a achar fraco aqueles deuses que Jezabel tanto exaltava.

Deus faz assim, quando o homem desvia seu olhar de Deus o Todo Poderoso, Ele cria situações que mostrarão a fragilidade dessas falsas fortalezas! Aleluia! Cuidado, se a tua confiança está depositada no dinheiro – por exemplo – Deus vai mostrar para você a fragilidade do poder do dinheiro, às vezes, uma doença que vai consumir toda a riqueza. Até que você lembre-se de olhar novamente para Jesus!

Amados, se nós estivéssemos lá, vivendo esse momento dramático, começaríamos a fazer grandes indagações a Deus. Lembra-se do que dissemos no início? Agora seria o momento de atribuirmos valores a muitas coisas. Ao ver o nosso rebanho morrendo um a um por falta de alimento, magrinhos, gemendo de fome, o nosso coração seria comovido e clamaríamos a Deus, “Senhor, onde está a tua misericórdia? O Senhor não tem piedade da tua criação? Por que os deixa morrerem de fome e de sede?”

O nosso clamor seria mais intenso ainda quando chegássemos à mesma situação da viúva de Sarepta, ao ver o filho chorar de fome, o nosso coração se partiria! Talvez usaríamos as mesmas palavras da viúva, “vou fazer o último bolo para mim e meu filho e depois nos render à morte que nos cerca”. Nosso clamor a Deus seria mais forte! “Senhor, o meu filho é ainda inocente, por que não te compadeces pelo menos dele? O que fez ele para merecer isso meu Senhor? Por que tanto sofrimento Senhor?” A dor em nosso coração seria maior do que a fome!

Na verdade amados, o nosso Deus não é injusto e muito menos insensível à nossa dor. Deus estava sacrificando um bem menor em benefício de um bem maior, uma questão de valores! Deus estava falando forte aos corações dos israelitas, “Meu povo, a comunhão que tenho convosco é mais importante do que as vossas fazendas, é mais importante do que os vossos ribeiros, é mais importante do que as vossas plantações! Estou sacrificando todos eles para restaurar a vossa vida espiritual!” Glórias a Deus!

Amados, tem crente que atribui qualquer coisa de ruim que lhe aconteça ao Diabo, como se ele fosse o responsável por todos os tipos de sofrimentos. Cuidado! Nem tudo é provocado pelo Diabo como foi na história de Jó. Se você está passando uma grande prova, pergunte logo para Deus o que ELE quer te ensinar, o que você deve aprender, pois muitas provações são de Deus para resgatar, restaurar, renovar e assegurar o nosso bem maior, a nossa vida espiritual! A preocupação de Deus não é com as tuas fazendas, com a tua conta bancária, com as tuas casas e os teus carros, o que realmente tem valor para Deus é a tua vida espiritual! Para Deus, os bens terrenos são considerados em segundo plano, “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33).

Amados, valorizemos mais a nossa vida espiritual, pois é o maior bem que o homem pode possuir nessa vida! Não devemos perde-la por nada! Zelemos pela nossa vida de comunhão com Deus! Para que não venhamos a fazer como Israel no tempo do profeta Elias, aprender a valorizar a vida espiritual com Deus depois de uma amarga prova.


Uma excelente aula a todos! Deus vos abençoe!

Um forte abraço! Shalom!


SE VOCÊ TAMBÉM NÃO ABRE MÃO DA SUA SALVAÇÃO CANTE A MÚSICA DO VÍDEO CLIP ABAIXO

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!