Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

07 janeiro 2013

LIÇÃO 2 – ELIAS, O TISBITA / III - ELIAS E A MONARQUIA IV - ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA / CONCLUSÃO





1. Buscando a justiça. Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma. Na verdade as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca do bem-estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca como o rei Acabe se afastava de Deus, as consequências poderiam logo ser percebidas na opressão do povo. A morte de Nabote, por exemplo, revela esse fato de uma forma muito clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!

2. A restauração do culto. Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era reto diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). A religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis hebreus. Nos dias do profeta Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o verdadeiro culto (1 Rs 19.10). Em um diálogo que teve com Deus, Elias afirma que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos. Como profeta de Deus coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas (1 Rs 18.30).




1. No Antigo Testamento. Até aqui vimos que os dois livros de Reis e uma porção do livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias.  O Antigo Testamento mostra que com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia. Foi Elias quem abriu caminho para outros profetas que vieram depois. Mas Elias não possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também era escatológico. Malaquias predisse o aparecimento de um profeta como Elias antes "do grande e terrível dia do Senhor" (Ml 4.5).

2. No Novo Testamento. Em o Novo Testamento encontramos vários textos associados à pessoa e ao ministério do profeta Elias. Jesus identifica João, o batista, como aquele que viria no espírito e poder de Elias (Lc 1.17; Mt 17.10-13). No monte da transfiguração, o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o Salvador acerca da sua "partida" (Mt 17.3; Lc 9.30,31). Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de Sarepta (Lc 4.24-26). No judaísmo dos tempos de Jesus, Elias era uma figura bem popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que Jesus seria o Elias redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).


Conclusão. Os comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17-22 do livro de 1 Reis, que cobrem o período do reinado de Acabe, mostram que o declínio religioso termina com arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a mensagem profética de Elias visava primeiramente a produção de arrependimento e não a manifestação da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se arrepende e o Senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós revelada na história do profeta Elias: a graça de Deus é maior do que o pecado e suas consequências.  Fomos alcançados por essa graça!


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 1 – Elias, o tisbita. III – Elias e a monarquia. 1. Buscando a justiça. 2. A restauração do culto. IV – Elias e a literatura bíblica. 1. No Antigo Testamento. 2. No Novo Testamento. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Esta matéria versando sobre o Profeta Elias deve servir de alerta para muitos que estão se deixando intimidar pelos acontecimentos atuais, e teêm medo de pregar a verdadeira mensagem de Deus para a Salvação do ser humano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio Cesar Martins, saudações em Cristo Jesus! Seus comentários são muito importante! Concordo com você, há muitos mensageiros se deixando intimidar pelos poderosos e não falam mais o que o Espírito Santo gostaria de dizer à sua Igreja. Oremos para que mais homens como Elias sejam levantados nesses dias! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  2. A paz do Senhor.
    Pastor, prof°. e meu amigo Ismael, só tenho agradecer a Deus por sua vida,pois o irmão, tem nos ajudando muito, sabemos que os comentário teológicos são bons e necessários. Mais os slides te ajudando muito em sua forma simples, porém bonito representa o mundo do aluno, porque eles (alunos) não querem só ouvir gostaria de ver algo dentro da própria lição e é isto que acontece com slides. meus parabéns, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Francinaldo, Saudações em Cristo! É sempre muito bom ver sua participação meu amigo! Aproveito seu comentário para parabenizar a todos os professores que estão utilizando materiais ilustrativos como esses que publicamos aqui no site! Pois essa preocupação didática vai aproximar mais o aluno da EBD e desperta-los mais para ensino cristão! Continuem assim! Deus vos recompensará pelo esforço! Uma boa aula todos! Um ótimo final de semana meu amigo! Shalom!

      Excluir
  3. A paz do Senhor !
    Na minha gratidão por tão belo trabalho , gostaria de deixar para toda toda equipe do blog , este texto : "Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.
    Salmos 143:8(A.R.C.F ).
    Assim como Deus foi com Elias , o Eterno será poderoso para mostrar o caminho para vós , para evitar decisões erradas ou precipitadas .
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza A.Deus (Barra Mansa - R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pastor Milton Souza, saudações em Cristo! Obrigado pelo lindo versículo bíblico, na verdade, uma oração do salmista que podemos repetir com muita alegria! Muito obrigado pelas suas constantes orações em nosso favor! Agradeço a Deus pela sua vida! Saudações calorosa a todos os irmãos em Barra Mansa - Rio de Janeiro. Um forte abraço meu pastor!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!