Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

07 janeiro 2013

LIÇÃO 2 – ELIAS, O TISBITA / II - O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS




1. Sua vocação e chamada. A vocação e chamada de Elias foram divinas da mesma forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos. Esse fato é logo percebido quando vemos o profeta Elias colocar Deus como a fonte por trás de suas enunciações proféticas: "Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou" (1 Rs 17.1). Em outra passagem bíblica Elias diz que suas ações obedeciam diretamente a uma determinação divina (1 Rs 18.36). Somente um profeta chamado diretamente pelo Senhor poderia falar dessa forma. De uma forma geral todo cristão foi chamado para a salvação, porém, alguns foram chamados para tarefas especiais. É a nossa vocação e chamada quem nos habilita para a obra do Senhor.

2. A natureza do seu ministério. A natureza divina e, portanto, sobrenatural do ministério do profeta Elias é atestada pela inspiração e autoridade que o acompanhavam. A história do profeta Elias é uma história de milagres. É uma história de intervenções divinas no reino do Norte. Encontramos por toda parte nos livros de Reis as marcas da inspiração profética no ministério de Elias. Isso é facilmente confirmado pelo escritor bíblico quando se refere à morte de Jezabel (2 Rs 9.35,36). Assim como Elias predisse, aconteceu! Elias possuía inspiração e autoridade espiritual. De nada adianta possuir um ministério marcado pela popularidade e fama se ele é carente de autoridade e poder divino.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 1 – Elias, o tisbita. II – O ministério profético de Elias. 1. Sua vocação e chamada. 2. A natureza do seu ministério. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.


 ________________________________




1. Buscando a justiça. Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma. Na verdade as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca do bem-estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca como o rei Acabe se afastava de Deus, as consequências poderiam logo ser percebidas na opressão do povo. A morte de Nabote, por exemplo, revela esse fato de uma forma muito clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!

2. A restauração do culto. Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era reto diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). A religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis hebreus. Nos dias do profeta Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o verdadeiro culto (1 Rs 19.10). Em um diálogo que teve com Deus, Elias afirma que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos. Como profeta de Deus coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas (1 Rs 18.30).




1. No Antigo Testamento. Até aqui vimos que os dois livros de Reis e uma porção do livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias.  O Antigo Testamento mostra que com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia. Foi Elias quem abriu caminho para outros profetas que vieram depois. Mas Elias não possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também era escatológico. Malaquias predisse o aparecimento de um profeta como Elias antes "do grande e terrível dia do Senhor" (Ml 4.5).

2. No Novo Testamento. Em o Novo Testamento encontramos vários textos associados à pessoa e ao ministério do profeta Elias. Jesus identifica João, o batista, como aquele que viria no espírito e poder de Elias (Lc 1.17; Mt 17.10-13). No monte da transfiguração, o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o Salvador acerca da sua "partida" (Mt 17.3; Lc 9.30,31). Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de Sarepta (Lc 4.24-26). No judaísmo dos tempos de Jesus, Elias era uma figura bem popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que Jesus seria o Elias redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).


Conclusão. Os comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17-22 do livro de 1 Reis, que cobrem o período do reinado de Acabe, mostram que o declínio religioso termina com arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a mensagem profética de Elias visava primeiramente a produção de arrependimento e não a manifestação da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se arrepende e o Senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós revelada na história do profeta Elias: a graça de Deus é maior do que o pecado e suas consequências.  Fomos alcançados por essa graça!


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 1 – Elias, o tisbita. III – Elias e a monarquia. 1. Buscando a justiça. 2. A restauração do culto. IV – Elias e a literatura bíblica. 1. No Antigo Testamento. 2. No Novo Testamento. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Sentindo falta do restante da matéria. Aconteceu algum problema, meu amigo? Espero que passe bem!
    Sei também que os imprevistos acontecem. Paz.

    ResponderExcluir
  2. Não... Acho que houve um equívoco aqui...
    Já encontrei...
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pastor Miquéias Santos, a Paz do Senhor! Estou com um problema que ainda não consegui resolver, dependendo do tamanho da postagem eu não consigo deixar tudo na primeira página, já tentei resolver isso de diversas formas, mas ainda não consegui. Depois de postar um subsídio junto com os vídeos nessa madrugada, a última parte da lição passou para a segunda página do site, já tentei voltar, mas não estou conseguindo. Parece-me que a solução será agrupar três publicações em uma só. Obrigado meu amigo! Vou continuar trabalhando para melhorar a visualização! Um grande abraço!

      Excluir
  3. é uma benção para o povo de Deus este site
    como mais o usar posso usar estes slid como baixar?
    a paz Deus te abençoe
    meu email .

    prdavidgoncalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor David Gonçalves, a Paz do Senhor! Seja bem-vindo a este site! Para copiar os slides, é bem simples, basta clicar com o lado direito do mouse sobre a imagem que se abrirá um menu com várias opções, uma delas é "COPIAR IMAGEM" clique nessa opção, depois abra o seu programa "PowerPoint" ou similares, e cola na página do slide. É bem fácil! Obrigado pela sua participação! Sua presença é muito importante! Volte sempre! Abraços!

      Excluir
  4. Paz, Meus queridos irmãos.
    Estes comentários e slides é um benção para professores da E.B.D, estamos orando sempre em gratidão a Deus pelas suas vidas.
    Dc. Arnaldo Malaquias - Bairro Macuco, Timóteo/MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diácono Arnaldo Malaquias (nome de profeta), a Paz do Senhor! Se os professores estão gostando dos slides e utilizando em sala de aula, eu sinto-me imensamente satisfeito! Nosso esforço aqui é com a finalidade facilitar a vida do professores e atrair mais os alunos para o ensino cristão, dessa forma queremos contribuir com o crescimento do Reino de Deus! Louvo a Deus pela sua vida! Quanto mais intercessores houver por esse projeto, melhor será! Continue orando por nós! Saudações calorosa a toda os irmãos do Bairro Macuco, Timóteo/Minas Gerais! Shalom!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!