Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

16 dezembro 2012

LIÇÃO 12 – ZACARIAS – O REINADO MESSIÂNICO / III – O REINO MESSIÂNICO / CONCLUSÃO



1 A pergunta pela paz.  Quando de um atentado terrorista no Iraque, que matou um diplomata brasileiro, o então secretário geral das Nações Unidas, Koff Annam, declarou: “Já não existe mais lugar seguro no mundo”. Diante disso, podemos perguntar: “É possível viver num mundo de justiça, paz e segurança?” A Bíblia assevera que sim! O profeta Zacarias, mostrando a trajetória da humanidade, descreve a história espiritual de Israel e o futuro glorioso de Jerusalém no Milênio (14.11,16,17).

2 A paz universal.  As Escrituras Sagradas falam de um período conhecido como Messiânico (ou milênio), em que o próprio Senhor Jesus Cristo reinará por mil anos. Tribos, cidades, povos e nações achegar-se-ão a Deus pelo anúncio do Evangelho. O contexto bíblico permite-nos dizer que essa profecia (8.20-22) é escatológica e aponta para a restauração de Jerusalém no Milênio (2.11: 3.10; Is 2.2-4; Mq 4.1-4). Nessa época, Israel estará plenamente restaurado tanto nacional quanto espiritualmente.

3 A orla da veste de um judeu (8.23). A expressão “naquele dia” é escatológica (2.11; Os 2.16; Jl 3.18). Aqui, ela refere-se ao Milênio. O número dez indica quantidade indefinida (Nm 14.22; 1 Sm 1.8; Ne 4.12). O termo “judeu” no Antigo Testamento aparece frequentemente nos livros de Esdras e Neemias. Fora deles, só aparece em Ester e também em Jeremias. A vestimenta do judeu era de fácil identificação (Nm 15.38; Dt 22.12). E “agarrar-se à orla de sua veste” indica o desejo e o anseio do mundo gentio em desfrutar as bênçãos e os privilégios de Israel. Portanto, se a queda de Israel representou a riqueza do mundo, qual não será a glória dos gentios na sua plenitude? (Rm 11.11-14).



Conclusão.  Diante do exposto, podemos concluir: se todas as profecias sobre os impérios passados e acerca da primeira vinda do Messias cumpriram-se fielmente, as profecias escatológicas igualmente se cumprirão. Os acontecimentos atuais por si só começam a confirmar essa realidade.




_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 12 – Zacarias – O Reinado Messiânico. III – O Reino Messiânico. 1. A pergunta pela paz. 2. A paz universal. 3. A orla da veste de um judeu (8.23). Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Bom dia!! ( aqui em são paulo já segunda-feira 17/12).
    Só passei para te desejar uma boa semana, e acabei de ver o slide da lição 12, ficou ótimo como sempre,( me desculpe a perguntar os questionários estão iguais?). que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, professor Francinaldo, quando posto a lição já fico aguardando o seu comentário, pois eles me ajudam a saber se quem ver os slides, consegue compreender de acordo com a lição. Deus abençoe o amado por nos ajudar! Já conferi novamente os slides do questionário e estão de acordo com a lição da Revista, com exceção da segunda pergunda que não tem ponto de interrogação, vou corrigir e postar novamente. Um grande abraço meu amigo! Tenha também uma excelente semana! Um grande abraço!

      Excluir
  2. A Paz e a Graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Seja com você irmão Ismael e com todos os demais irmãos, Feliz Natal; Boas Festas de final de ano! Que em 2013 continuemos juntos realizando incansávelmente a obra maravilhosa do nosso Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio Cesar Martins, sua participação neste ano de 2012 foi muito importante, espero que continue assim em 2013.
      Muito obrigado! Também desejo ao senhor e sua família um Feliz Natal e boas festas neste finalzinho de ano! Que possamos fazer muito mais para o nosso Deus no ano vindouro! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  3. sou de bebedouro me chamo iranice parabens por essas licoes sao um pouco dificeis mas deus nos abrira o entendimento para que possamos tirar bastante proveito parabens que deus os abencoe poderosamente e continue capacitando homens de deus como voces.um feliz natal e um ano abencoado e cheio das ricas bençaos
    do senhor jesus cristo. tudo posso naquele que me fortalece filipenses 4;13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Iranice Gomes, saudações em Cristo! Estou muito feliz com o seu comentário! Concordo com você, as lições deste 4º Trimestre estão mais difíceis de serem contextualizadas, pois envolve um contexto histórico muito grande e de poucas informações sobre o período, alguns nem data certa existe, por isso que os comentários dos nossos grandes mestres como Dr. Caramuru e professor Fábio Segantin nos ajudam muito. Geralmente eles abordam fatos históricos que não estão na revista, e isso nos ajuda a compreender melhor o contexto.
      Desejo a você e toda a sua família um Feliz Natal e chuvas de bênçãos sobre vossas vidas em 2013! Um grande abraço! Volte sempre! Shalom!

      Excluir
  4. A paz de Cristo!!
    Pr. Ismael, é sempre um prazer comentar seu trabalho, pois é de ótima qualidade e tem nos ajudado bastante na nossas aulas. obrigado por sua atenção em nos responder tão rápido. Que Deus continue te abençoando. até logo um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Francinaldo, vou esperar sua participação ativa em 2013 assim como foi durante todo este ano! Bendito seja o Senhor na sua vida, em cada passo que deres! Feliz Natal! Oro a Deus para que em 2013 portas maiores sejam aberta para você! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  5. EIS ALGUMAS SUGESTOES DE ESTUDOS E TEMAS PARA OS AMADOS,CREIO QUE É INTERESSANTE!!!!!.
    NATAL,PASCOA E OUTRAS FESTAS PAGAS...,DEVEMOS PRATICA-LAS??????.
    MUSICA DO MUNDO,PODE OU NAO O CRISTÃO OUVIR EM SUA CASA???.
    DANÇAS EXTRAVAGANTES NA IGREJA,BALADA GOSPEL,SAMBA GOSPEL,JESUS DANÇARIA E SAMBAVA?.
    O CRENTE PODE VER BBB,FAZENDA E COISAS QUE ENVOLVEM SENSUALIDADE?
    AS IRMAS DA IGREJA PODEM USAR O "TOMARA QUE CAIA"?,MINI SAIA,OMBRO APARECENDO?.amados PEÇO QUE ACESSE E DIVULGUE O MEU BLOG PARA A GLORIA DE DEUS.
    NOME DELE É PROF. MARCIO DE MEDEIROS,ATT,

    MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Márcio de Medeiros, a Paz do Senhor! Já fiz um link do seu site aqui em "Sites parceiros", inclusive fiz algumas sugestões de melhorias em outro comentário do irmão. Continue participando, sua presença é sempre especial! Feliz Natal! Que Deus alargue as tuas tendas em 2013! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  6. muito obrigado pelo apoio irmao,que o SALVADOR JESUS CONTINUE TE ILUMINANDO,GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  7. A paz de Cristo!!!
    Pr. Ismael, só passei para desejar um Feliz Natal, para o irmão e toda sua família, Deus possa te abençoar ricamente e muito obrigado por tudo.
    um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinaldo, a Paz de Cristo! Muito obrigado! Desejo a você e toda a sua família um ano de 2013 de crescimento ministerial e material! Que nunca falte o óleo sobre a sua cabeça! Saudações em Cristo para toda a sua classe da EBD! Abraços!

      Excluir
  8. Reino de Jesus.

    "Quando também a criação, renovada e liberta, frutificar abundantemente todo tipo de alimento, graças ao orvalho do céu e à fertilidade da terra, da forma como recordam os anciãos que viram João, discípulo do Senhor, ouvindo-o da maneira como o Senhor ensinava a respeito desses tempos:

    “Haverá dias em que nascerão vinhas que terão, cada uma, dez mil videiras; cada videira terá dez mil ramos; cada ramo terá mil galhos; cada galho terá dez mil cachos e cada cacho terá dez mil uvas e cada uva espremida renderá vinte e cinco metretes de vinho. E quando um dos santos pegar um dos cachos, o outro cacho gritará: ‘pega-me porque sou o melhor e, por meu intermédio, bendize o Senhor’. Da mesma forma, um grão de trigo produzirá dez mil espigas e cada espiga dará dez mil grãos; cada grão dará dez libras de farinha branca e limpa. Também os outros frutos, sementes e ervas produzirão nessa mesma proporção. E todos os animais que se alimentam dos alimentos dessa terra se tornarão pacíficos e viverão em harmonia entre si, submetendo-se aos homens sem qualquer relutância.”

    Também atestou isso por escrito em seu quarto livro Papias, homem antigo, discípulo de João e companheiro de Policarpo. Na verdade, ele escreveu cinco livros e acrescentou:

    “Essas coisas são dignas de fé para os que acreditam. E como disse Judas, o traidor, que não acreditava e perguntou: ‘Mas como o Senhor realizará tais coisas?’; e o Senhor respondeu: ‘Verão aqueles que chegarem a esses tempos’. Estes, então, serão os tempos preditos pelo profeta Isaías: ‘Então o lobo habitará com o cordeiro…'”.


    Papias de Hierapolis Citado por Irineu de Lião-Seculo II.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!