1.
Contexto histórico. No livro de Esdras, encontra-se o relato das
primeiras décadas do período pós-exílio. Por isso, é fundamental ler os seis
primeiros capítulos do referido livro, para compreendermos o profeta Ageu. O
rei Ciro, da Pérsia, baixou o decreto que pôs fim ao cativeiro de Judá em 539
a.C. Pouco tempo depois, a primeira leva dos hebreus partiu da Babilônia de
volta para Judá.
a) Cambises.
Ciro reinou até 530 a.C, ano em que faleceu. Cambises, identificado na Bíblia
como Artaxerxes (Ed 4.7-23), reinou em seu lugar até 522 a.C. Este, por dar
ouvidos a uma denúncia dos vizinhos invejosos e hostis a Judá, decidiu embargar
a construção da Casa de Deus em Jerusalém (Ed 4.23).
b) Dario Histaspes.
Após a morte de Cambises, Dario Histaspes assumiu o trono da Pérsia (reinando
até 486 a.C), e autorizou a continuação da obra do Templo. Ele é citado nas
Escrituras Sagradas simplesmente como “Dario” (Ed 6.1,12,13).
2.
Vida pessoal. Não há, além do profeta, outro Ageu no
Antigo Testamento. O seu nome aparece nove vezes na profecia e duas no livro de
Esdras (Ed 5.1; 6.14). Ageu foi o primeiro profeta a atuar no pós-exílio. Seu
chamado ocorreu cerca de dois meses antes de Zacarias receber o primeiro
oráculo: “no ano segundo do rei Dario” em 520 a.C (1.1; Zc 1.1). O fato de Ageu
apresentar-se como “profeta” (vv.1,3,12; 2.1,10) demonstra que os
contemporâneos reconheciam-lhe o ofício sagrado. Além dele, apenas Habacuque e
Zacarias mencionam o ofício profético em suas apresentações (Hc 1.1; Zc 1.1).
3.
Zorobabel. A profecia de Ageu foi dirigida “a Zorobabel, filho de
Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote”
(v.1). Sob a sua liderança e a do sacerdote Josué, ou Jesua, filho de
Jozadaque, os remanescentes judeus retornaram da Babilônia para Jerusalém (Ed
2.2; Ne 7.6,7; 12.1). A promessa divina dirigida a Zorobabel é messiânica
(2.21-23), sendo que a própria linhagem messiânica passa por ele (Mt 1.12; Lc
3.27). Dessa forma, Jesus é o “Filho de Davi”, mas também de Zorobabel.
4.
Estrutura e mensagem. O livro consiste de quatro curtos oráculos.
O primeiro foi entregue “no sexto mês, no primeiro dia do mês” (v.1) [mês
hebraico de elul, 29 de agosto]; o segundo, “no sétimo mês, ao vigésimo
primeiro do mês” (2.1) [mês de tisrei, 17 de outubro]; o terceiro e o quarto
oráculos vieram no mesmo dia, o “vigésimo quarto dia do mês nono” (2.10,20)
[mês de quisleu, 18 de dezembro]. A revelação foi dada diretamente por Deus
(vv.1,3). Apenas Ageu apresenta com tamanha precisão as datas do recebimento
dos oráculos. O tema do livro é reconstrução do Templo. Dos a 38 versículos
divididos em dois capítulos, dez falam da Casa de Deus, em Jerusalém
(vv.2,4,8,9,14; 2.3,7,9,15,18). Em o Novo Testamento, Ageu é citado uma única
vez (2.6; Hb 12.26,27).
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Referência
bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a
Santificação da Igreja de Cristo. Lição 11 – Ageu – O compromisso do
povo da aliança. I O livro de Ageu. 1. Contexto histórico, a) Cambises, b)
Dario Histaspes. 2 Vida pessoal. 3. Zorobabel. 4. Estrutura e mensagem. Editora
CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.
A paz,gostei muito,e com certeza voltarei para aprender mais.Deus abençoe!!!
ResponderExcluirSirlene Corsaty, a Paz de Cristo Jesus! Obrigado pela sua visita, estarei aguardando nova visita e a sua participação. Deus abençoe sua vida e a sua família! Shalom Adonai!
ExcluirMuito bom esse estudo, aprendi muito.
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