Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

02 dezembro 2012

LIÇÃO 10 – SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO / III - OBJETIVO DO LIVRO / IV - “O DIA DO SENHOR” / CONCLUSÃO



1. Sincretismo dos sacerdotes. A expressão “quemarins com os sacerdotes” (v.4) aponta para o sincretismo da religião de Israel com o paganismo. “Quemarins” é o plural do hebraico komer usado para “sacerdote pagão” e aparece apenas três vezes no Antigo Testamento (2 Rs 23.5; Os 10.5). Apesar da origem levítica, os sacerdotes estavam envolvidos no sincretismo religioso pagão.

2. Sincretismo do povo. Sabeísmo é a prática pagã dos sabeus; o povo da rainha de Sabá. Seu culto resumia-se na prática de adivinhação e na astrologia. Judá envolveu-se nesse tipo de paganismo (2 Rs 23.5; Jr 8.2; 19.13). Malcã ou Milcom (ARA e TB), ou ainda Moloque (NVI), era o deus nacional dos amonitas (1 Rs 11.5-7). Sofonias denunciou o povo por adorar a Jeová numa cerimônia comum com essa asquerosa divindade (v.5). Isso exemplifica a realidade do ritual sincrético no meio do povo escolhido.

3. O modismo do povo e a violência dos príncipes. Não havia nada de errado em alguém vestir a roupa do estrangeiro. O problema da “vestidura estranha” (v.8) era o compromisso religioso de tal indumentária com o paganismo (2 Rs 10.22). Os príncipes de Judá, provavelmente filhos de Manassés ou Amom (pois Josias era bem novo para ter filhos nessa idade), serão duramente castigados por causa da violência e do engano (v.9). O objetivo do castigo divino é exterminar o baalismo, o sincretismo, as práticas divinatórias e as injustiças sociais.



1. Significado bíblico. O termo hebraico para “dia” é yom, que pode ser “dia” no sentido literal (Jó 3.3) ou período de tempo (Gn 2.4). Assim, “o dia do SENHOR” (v.7) ou as fraseologias similares “dia da ira do SENHOR” (2.2,3) e “naquele dia” (1.10), indicam o período reservado por Deus para o acerto de contas com todos os moradores da terra (Is 13.6,9; Ez 13.5; Jl 1.15; 2.1). Esse período também é chamado de Grande Tribulação (Ap 7.14). O julgamento de Judá e das nações vizinhas é o prenúncio do juízo vindouro.

2. O sacrifício e seus convidados. A profecia afirma que Jeová “preparou o sacrifício e santificou os seus convidados” (v.7). Aqui, essa sentença é chamada de “sacrifício”, uma metáfora usada pelos profetas para indicar o juízo (Is 34.6; Jr 46.10; Ez 39.17-20). O verbo hebraico para “santificar” é qadash, cuja ideia básica consiste em “separar, retirar do uso comum” (Lv 10.10). Assim, os babilônios foram separados por Deus para a execução da ira divina sobre o povo de Judá (v.10).



Conclusão. O juízo vindouro não é assunto descartável. Os profetas trataram dele, bem como o Senhor Jesus Cristo e seus apóstolos. Fica aqui um alerta para os promotores da teologia da prosperidade (Fp 3.19-21). Infelizmente, entre muitos cristãos, os assuntos escatológicos são motivos de chacotas e risos. No entanto, Deus não se deixa escarnecer. O seu juízo é certo e verdadeiro e virá sobre todos os que praticam a iniquidade.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 10 – Sofonias – O juízo vindouro. III Objetivos do livro. 1. Sincretismo dos sacerdotes. 2. Sincretismo do povo. 3. O modismo do povo e a violência dos príncipes. IV O dia do Senhor. 1. Significado bíblico. 2. O sacrifício e seus convidados. Conclusão Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Boa tarde na paz de Cristo!
    Como é bom começar essa semana com este slide da lição 10, que Deus continue te abençoando!!!
    uma boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  2. Quero te agradecer por mais um belo trabalho, que Deus te abençoe!!
    uma perguntinha o sr°, tem algum slide sobre o dia Bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado professor Francinaldo, saudações em Cristo! Estou imensamente feliz com a sua efetiva participação! Continue sempre assim! Desculpe a demora em responder, estive viajando por uns dias. Obrigado pela sua aprovação ao nosso projeto! Seu comentário renova os nossos ânimos! Em resposta à sua pergunta, eu não tenho ainda um material voltado exclusivamente para comemorar o dia da Bíblia, mas a ideia é ótima! Vou procurar nos próximos dias elaborar alguma coisa nesse sentido. Deus continue abençoando o seu ministério! Um forte abraço! Shalom!

      Excluir
  3. A Paz, a Misericórdia e a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Em referência a esta lição sobre o Profeta Sofonias é muito importante ressaltar a necessidade de homens e mulheres de coragem para pregar a verdadeira mensagem sobre a salvação e a perdição da humanidade (existe um céu e existe um inferno) não há meio termo Deus é sim sim ou não não, atualmente vemos alguns pastores se utilizando do altar de Deus para levar a seguinte mensagem: "Acho que não estou preparado para a vinda do Senhor Jesus, pois agora que tenho prosperado ele virá!" que Evangelho é este, pois quando aceitamos a Jesus Cristo como único e suficiente salvador é a vida eterna, o encontro com Ele e Seu juízo sobre nós que busquemos mais a Sua presença e estejamos realmente preparados... Amém!

    ResponderExcluir
  4. Pr. e não nos esqueçendo q a salvação se perde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado , uma Pergunta : DEUS É HOMEM PARA QUE MINTA E FILHO DO HOMEM PARA VOLTAR A TRAZ? , SALVAÇÃO NÃO SE PERDE , A NÃO SER QUE NÃO A TENHA , COMO PERDER ALGO QUE NÃO POSSUI. Números: 23. 19. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? - Bíblia KJA Offline

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!