Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

05 agosto 2012

LIÇÃO 07 – A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR / II - AGINDO COM SABEDORIA

1. Na criação dos filhos. O desejo do cônjuge cristão é que toda a sua família sirva ao Senhor Jesus. Em se tratando dos filhos o desejo é ainda maior. Mas nem sempre é possível criar os filhos dentro dos limites do templo, principalmente se um dos responsáveis não serve ao Senhor. O que fazer? Entrar em conflito com o cônjuge não resolve e ainda traz discórdia para o lar. A única coisa a ser feita é ensinar a Palavra de Deus em casa. Procure estimular a leitura das Sagradas Escrituras e de literatura cristã adequada para a faixa etária dos filhos. Não podemos descuidar da oração. Sigamos o exemplo de Jó que intercedia a Deus por seus filhos (Jó 1.5). Em o Novo Testamento, encontramos a história do jovem Timóteo, filho de uma judia crente com um grego incrédulo (At 16.1). Mas a sua avó e mãe ensinaram-lhe a Palavra de Deus, livrando-o assim das influências do paganismo (2 Tm 1.5). Timóteo tornou-se, então, um discípulo de Cristo, companheiro de Paulo e um grande servo do Senhor.


2. Nos afazeres domésticos. Tanto os homens quanto as mulheres que servem a Deus devem agir com sabedoria em relação às atividades domésticas. O cônjuge crente não pode descuidar de maneira alguma de sua vida espiritual, do lar, e dos filhos. Saber administrar o tempo é um fator que evita conflitos. A mulher não pode deixar sua casa desorganizada, as refeições por fazer e as roupas da família sujas sob a alegação de que o culto terminou mais tarde. O esposo incrédulo não a compreenderá, e julgará que a igreja está atrapalhando o bom andamento do lar.

Da mesma maneira, o homem que deixa de ajudar a mulher na organização do lar, que não realiza os pequenos reparos na casa, desculpando-se que não pode chegar atrasado ao culto, levará a esposa descrente a afastar-se ainda mais do Evangelho. Portanto, os cônjuges crentes devem agir com sabedoria, procurando os melhores dias e horários para comparecer aos cultos. Não podemos nos esquecer que Deus ama a família, pois Ele mesmo a criou.


3. Na vida espiritual. Há muitos casos de maridos que proíbem as esposas de participarem das atividades da igreja ou até mesmo de comparecerem aos cultos. Também há casos de mulheres que dificultam a vida espiritual dos maridos. Mesmo diante de tantas dificuldades não se pode descuidar da vida espiritual. Reservar um lugarzinho e um horário adequados, no lar, para oração, adoração e meditação da Palavra de Deus é uma excelente alternativa (Dn 6.10). Esses momentos preciosos na presença do Pai fortalecem a vida espiritual e ajudam a suportar as perseguições enquanto que, ao mesmo tempo, evitam conflitos. Confie, Deus sabe como agir em todas as situações.


OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.
Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 07 – A divisão espiritual no lar. II – Agindo com sabedoria. 1. Na criação dos filhos. 2. Nos afazeres domésticos. 3. Na vida espiritual. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Quando Tiago devidamente inspirado pelo Espirito Santo falou as palavras contidas no versículo 11 do Capitulo 3, falou da língua e sua propriedade de abençoar e amaldiçoar, no entanto em um casamento de jugo desigual o cônjuge Cristão precisa ter discernimento e sabedoria na avaliação das adversidades que surgirão desta união desigual, mais importante ainda é que Cristão case tenha relacionamentos Cristãos, no entanto existe a possibilidade de acontecer uma exceção o que não é impossível, pois somos vulneráveis e temos contatos com amigos de trabalho, escola e etc... o que nos faz pessoas comuns humanamente falando passiveis destes relacionamentos e até o casamento. Faltam ainda por parte de alguns pregadores "o não temer" levar a verdadeira Palavra de Deus a toda criatura, exortando-os o caminho correto a seguir. Hoje em dia já observamos irmãos e irmãs que talvez por falta de informação passão a morar junto sem realizar a verdadeira uniõ estável, não devemos contudo julgar e condená-los mas sim conduzi-los aos planos de Deus para o homem. Que Deus tenha misericórdia e nos abençoe a todos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!