Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

26 fevereiro 2012

LIÇÃO 10 – UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA / TEXTO ÁUREO / VERDADE PRÁTICA / INTRODUÇÃO

___________________________

[2] "Ouvi, certa vez, em uma pregação uma pastora dizer que: “Se a placa da igreja fosse tão importante; estaria do lado de dentro da igreja e não fora” – Isto é real pois no céu não haverão placas e sim os verdadeiros cristãos." 
Para acessar o comentário completo CLIQUE AQUI

___________________________

[3] Amados professores e alunos da EBD, a Paz do Senhor.



Nesta lição, estudaremos algumas características de uma Igreja verdadeiramente próspera. Neste tempo em que vivemos, há uma supervalorização do que é físico, material, palpável, ostensivo etc. O conceito de prosperidade está muito relacionado a bens materiais, e infelizmente essa é a medida que a maioria das pessoas utilizam para quantificar a prosperidade de uma igreja.



Talvez, adequando-se a esse novo conceito de "Igreja próspera", muitos líderes religiosos estão preocupados em atender a esse público tão materialista. Atualmente, subentende-se que há uma competição desenfreada de alguns líderes religiosos com seus "Mega templos". Um padre está construindo o maior templo católico da América Latina com capacidade para 100 mil fiéis, uma obra de 57 milhões de reais, veja no site a seguir a matéria na íntegra (http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/padre-marcelo-prepara-inauguracao-de-mega-templo-para-100-mil-fieis/). Um bispo quer fazer a réplica do Templo de Salomão com pedras trazidas de Israel, uma obra estimada em 350 milhões de dólares, ou seja, quase 700 milhões de reais. (http://www.bispomacedo.com.br/2010/07/15/projeto-do-templo-da-iurd/). Outros líderes religiosos, estão colocando a sua foto bem grande, inclusive maior do que o nome da sua igreja, na frente dos seus templos, e qual é o objetivo disso? Ainda não sei.  O certo é que poucos líderes estão de fato preocupados em cumprir a sua missão de forma integral, levar as pessoas a conhecer a Cristo e o seu grande amor pela sua criatura, mostrar que Jesus tem poder de livrar essas almas do sofrimento eterno e levá-las para o Céu, socorrer o pobre e o necessitado, e outras missões da Igreja de Jesus. Será que construir mega templos é um sinal da Igreja verdadeiramente próspera?

Alguém pode perguntar; "mas, então você é contra a construção desses mega templos?" Não, pois o rei Salomão construiu um belíssimo templo para o Senhor e Deus recebeu todo aquele dedicado trabalho. O que me preocupa são as intenções materialistas que estão cada vez mais se misturando com o espiritual. Agora faço algumas perguntas; Será que Deus recebe obras de qualquer mãos humanas só porque são grandiosas? Davi queria edificar um Templo ao Senhor, mas Deus não permitiu, porque as mãos de Davi derramou muito sangue sobre a terra (1 Cr 22.7,8). Observe bem que Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mas Deus não aceitaria um templo construído por ele. Como estão as mãos daqueles que edificam Casas ao Senhor? Sejam templos grandes ou pequenos. Para quem estão construindo esses templos? Para Deus ou para o povo? Salomão construiu o Templo e ofereceu a Deus e não ao povo, mas será que a intenção de muitos líderes hoje é de oferecer o melhor para Deus ou é somente para chamar a atenção do povo? Querem a atenção de Deus ou da mídia? Devemos ter muito cuidado com o "tocar trombeta" "Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão" (Mt 6.2). Há muitos buscando a glorificação dos homens, há muita hipocrisia disfarçada de espiritualismo. Há líderes com grandes projetos de templos, mas as intenções podem ser diversas, inclusive a de querer humilhar as outras igrejas ou de alcançar a fama de maior ou de melhor religião/templo. Cuidado! As intenções falam muito e mudam todo o contexto. 

Fica subtendido uma disputa de grandes líderes religiosos para ver quem consegue fazer o maior ou melhor templo. Queria muito que essa disputa fosse na Seara do Senhor, qual religião consegue anunciar mais o evangelho de Cristo, qual consegue ajudar mais os pobres e os necessitados, qual consegue recuperar mais usuários de drogas, enfim, qual religião busca de fato cumprir a missão deixada por Cristo. Pois, isso sim, é o verdadeiro sentido do conceito bíblico de uma Igreja verdadeiramente próspera.

Tenham todos uma excelente aula!
Um forte abraço!


[1] “Texto áureo. “E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus” (Gl 6.16).”

[1] “Verdade prática. A Igreja prospera quando cumpre integralmente a missão que lhe confiou o Senhor.”

[1] “Introdução. A expressão “Israel de Deus”, em Gálatas 6.16, divide a opinião dos estudiosos. Há os que acreditam em Paulo refere-se à Igreja, deduzindo que esta suplantou por completo a Israel nos projetos de Deus. Por outro lado, outros defendem que o apóstolo faz alusão, de fato, a Israel, e que a Igreja entrou no Plano de Salvação até que Deus cumpra seus propósitos com o Povo da Promessa.
A Bíblia de Estudo Pentecostal explica que a expressão “Israel de Deus” refere-se “a todo o povo de Deus debaixo do novo concerto”, isto é, a “todos os salvos, tanto judeus como gentios”. Vejamos por que a Igreja de Cristo é o Israel de Deus e que implicações tem este fato na doutrina da prosperidade.”

AULA MINISTRADA PELO EV. HENRIQUE (http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique)


[1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 10 – Uma Igreja verdadeiramente próspera. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.


[2] Comentário do Capelão Militar do Exército Brasileiro em Brasília-DF, Julio César Martins, site (http://cpljmartins.blogspot.com/)


[3] Pb. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Sou um ardoroso divulgador deste trabalho, falo para meus amigos de ministério muito bem deste site, e também assisto todas as aulas do Pr. prof. Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natanael Morais, é uma satisfação muito grande ver o seu comentário! Muito obrigado por se tornar um parceiro deste projeto! Continue divulgando esse trabalho, tenho certeza que quanto mais pessoas conhecerem esse trabalho, melhor será o nosso ensino bíblico. Volte sempre! Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!