LIÇÃO 01 - UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO
TEXTO ÁUREO
"E porei inimizade
entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a
cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3.15)
VERDADE PRÁTICA
A promessa da salvação foi a
resposta amorosa de Deus para reconciliar consigo mesmo o ser humano.
Gênesis 3.9-15
9 - E chamou o Senhor Deus a
Adão e disse-lhe: Onde estás?
10 - E ele disse: Ouvi a tua
voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 - E Deus disse: Quem te
mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não
comesses?
12 - Então, disse Adão: A
mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 - E disse o Senhor Deus a
mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu
comi.
14 - Então, o Senhor Deus
disse a serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e
mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás
todos os dias da tua vida
15 - E porei inimizade entre
ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e
tu lhe ferirás o calcanhar.
INTRODUÇÃO
A salvação é um processo
imediato (conversão) e contínuo na vida do crente (santificação). É necessário
que o nascido de novo conheça todos os benefícios que essa dádiva, por
intermédio da morte de Cristo, outorgou-lhe na cruz. A vida plena, a paz, a
alegria, a misericórdia, a graça e a bondade que o crente desfruta provêm do
milagre da salvação.
I - O CONCEITO BÍBLICO DE SALVAÇÃO
1.
O conceito. O significado bíblico de salvação compreende cura,
redenção, remédio, completude, inteireza, integralidade, saúde física, mental e
emocional. No sentido espiritual, salvação quer dizer que Cristo fez a expiação
pelo pecador, ocupando o lugar dele na cruz (passado), regenerando e
santificando sua vida (presente), a fim de um dia "glorificar" o
corpo dele plenamente (futuro). Assim, a salvação só é possível por causa da
obra de Cristo consumada na cruz (Hb 2.10). No
sentido prático, salvação significa livramento da condenação eterna,
apaziguamento e felicidade na vida de quem aceita Jesus como Senhor e Salvador.
Essa pessoa é nova criatura e, por isso, se esforça para compartilhar e
implantar as virtudes do Reino de Deus no mundo.
2.
Salvação no Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a
salvação está relacionada ao escape das mãos dos inimigos, à libertação da
escravidão e ao estabelecimento de qualidades morais e espirituais para a vida
de quem tem Deus como seu Senhor (Is 33.22-24).
Nessa perspectiva, diante das calamidades naturais (Êx 15.25), da
perseguição (Jz
15.18; 2 Sm
22.3),
da escravidão, das doenças e da morte, o Altíssimo prometeu salvação ao seu
povo no sentido de libertá-lo (Êx 14.13; 15.2,13),
livrá-lo e curá-lo (Is
38.16; 58.8)
para viver uma vida longe das injustiças. Contudo, o ápice da salvação no
Antigo Testamento (AT) se deu com a profecia de Isaías sobre a vida e a morte
do "Servo Sofredor" (Is 53). O
Antigo Testamento aponta os sacrifícios de animais para o sacrifício substitutivo
de Jesus Cristo na cruz do Calvário (Hb 10.11,12); um evento
vaticinado por vários profetas daquela época. Era o oferecimento de um inocente
no lugar de um culpado; uma morte não merecida, mas aceita diante de Deus para
remir os nossos pecados (Hb
9.22).
3.
Salvação em o Novo Testamento. A salvação não é alcançada
por mérito humano (Tt
2.11), pois é oferecida por Deus ao que crê pela graça (Ef 2.8,9). Nas suas
epístolas, o apóstolo Paulo é um dos que mais esclarece os conceitos de
salvação em o Novo Testamento (NT), mostrando que essa dádiva não ocorre por
intermédio da Lei, nem por meio do esforço humano, mas única e exclusivamente
pela graça divina (Gl
2.16). Pela fé, cabe ao homem confiar em Cristo a fim de que seja redimido
e justificado por meio de sua crucificação, bem como permitir que seja
santificado até o fim, tendo tal esperança por meio de sua ressurreição (Rm 4.25). Ainda
que o pecador não mereça, por intermédio do Filho de Deus, o Pai o justifica, o
perdoa, o reconcilia consigo (Rm 5.11), o
adota em sua família (Gl
4.5), o sela com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13) e faz
dele uma nova criatura (2 Co
5.17).
Assim, o Espírito Santo capacita o crente a viver em santidade, mortificando a
força do pecado, assemelhando-o com Cristo, a fim de que o nascido de novo
espere, com confiança, pela salvação plena e gloriosa (Fp 3.21).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O conceito bíblico de
salvação diz respeito da redenção da humanidade.
II - A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA
SALVAÇÃO
1.
A grandeza da salvação. Embora haja, na vida do crente, um
momento de conversão, de ruptura com a velha vida e de nascimento para a nova
vida em Cristo, é necessário ter o desejo de conhecer mais a verdade de Deus (1 Tm
2.4).
Nesse sentido, deve-se tomar o capacete da salvação (Ef 6.17), ou
seja, proteger a mente com as verdades salvíficas, a fim de estarmos livres das
investidas de Satanás - que busca nos colocar dúvidas - e assim compreendermos os conceitos
fundamentais dessa gloriosa doutrina, tais como: propiciação, expiação, adoção,
regeneração, santificação, perdão.
2.
Para compreender o que Jesus fez. A salvação abrange todas
as dimensões da vida, por isso, embora tão simples de ser vivenciada - pois
para isso basta aceitarmos a Cristo (Rm 10.10) -
muitas vezes seu processo é lento e requer compreensões maiores. É o que se
denomina "aperfeiçoamento dos santos". Ora, embora a salvação seja um
processo imediato alcançado por meio do sacrifício de Cristo, esse
aperfeiçoamento se dá por meio da assimilação e da vivência constante na dependência
de Deus em todas as áreas da vida. Esse processo chama-se
"santificação".
3.
Para se apropriar dos benefícios da salvação. Como a salvação
pode ser negligenciada (Hb
2.3), devemos nos esforçar para conhecer e se apropriar de todos os seus
benefícios, dentre os quais destacamos: o livramento da condenação do inferno,
a libertação do poder do pecado e do poder das trevas (Cl
1.13),
o experimentar da redenção em Cristo (1 Pe
1.18,19), a
vida segundo o Espírito (Rm
8.1), o novo nascimento (Jo
3.5) e a participação da manifestação de Cristo em glória (Cl
3.4).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A doutrina da salvação
abrange todas as dimensões da vida.
III - A SALVAÇÃO PROMETIDA NO ÉDEN
1.
O pecado humano. A partir do momento em que Adão e Eva
pecaram, a raça humana passou a expressar e a vivenciar a maldade (Gn 3.6,7 cf. 4.8-26).
Enquanto vivia o período da inocência, o primeiro casal relacionava-se
plenamente entre si e com Deus (Gn 2.23-25).
Mas a partir do advento do pecado, o casal passaria a enfrentar conflitos entre
si e com o Criador, passando a encobrir a maldade do seu coração. A obra de
Cristo , porém, realizada no Calvário não nos permite viver hipocritamente, mas
em verdade e sinceridade. Em Jesus, a maldade do coração é substituída pela
capacidade de amar, realizar boas obras, pela fé, manifestar a bondade de Deus
e cuidar do próximo. Esses atos são consequências da salvação (Ef 2.10).
2.
A transferência da culpa. Após pecarem contra Deus, e serem
questionados pelo Criador, Adão e Eva deram respostas que mostraram a
incapacidade deles em resolver o problema do pecado, pois ambos transferiram
suas culpas para terceiros (Gn
3.12,13).
Nesse contexto, Deus havia providenciado uma solução que foi ao encontro do
drama do casal: cobrir a sua nudez com a pele de um animal (Gn 3.21).
Naquele instante, o Criador "transferiu" a culpa pelo pecado dos
nossos primeiros pais para um animal inocente, cujo ato simbolizava o
sacrifício perfeito de Cristo para salvar a raça humana, "cobrindo a
nudez" do pecado do homem (Hb 9.22b).
3.
Satanás esmagado e o pecado vencido. Deus anunciou no Éden o
que se denomina de protoevangelho, isto é, a primeira vez na história em que é
proclamado o projeto definitivo de Deus para a salvação do ser humano. O
Altíssimo jamais abandonaria o ser humano à própria sorte. Embora Satanás
tentasse eliminar o homem de vez, seu intento não passou de uma simples
tentativa de "morder o seu calcanhar" (Gn 3.15). Mas,
por intermédio da salvação outorgada na cruz, Cristo esmagou a cabeça da
"Serpente" provendo a solução definitiva para o estado caído do ser
humano. A peçonha do pecado que Satanás tentou passar à humanidade foi
aniquilada pela morte redentora de Cristo. O Criador prometeu salvação e deseja
que todo ser humano seja salvo (1 Tm
2.3,4),
apesar da condição de rebelado, de pecador e de inimigo de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO III
A salvação nos foi prometida
pelo Pai no Éden.
CONCLUSÃO
Embora o homem tenha
contrariado o plano divino, desprezando o grande cuidado de Deus dispensado a
ele no Éden, o Criador imediatamente lhe providenciou um substituto através da
morte de um animal, apontando, dessa forma, para Cristo. Portanto, no Éden,
Deus apresenta duplamente o Redentor: (1) proferindo a promessa de redenção (Gn
3.15); (2) sacrificando o animal para vestir Adão e Eva (Gn 3.21).
------------------------------------------------
Referências
Revista Lições Bíblicas. A OBRA DA SALVAÇÃO, Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida.
Lição 01 – Uma promessa de salvação. I – O conceito bíblico de salvação. 1. O
conceito. 2. Salvação no Antigo Testamento. 3. Salvação em o Novo Testamento. II – A importância da doutrina da salvação. 1.
A grandeza da salvação. 2. Para compreender o que Jesus fez. 3. Para se
apropriar dos benefícios da salvação. III – A salvação prometida no Éden. 1. O
pecado humano. 2. A transferência da culpa. 3. Satanás esmagado e o pecado
vencido. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2017.
Elaboração
dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia
de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB,
número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 984070979 (Oi) e 63 –
981264038 (Tim), pregação e ensino.
Comente com o Facebook: