Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 junho 2017

GENEALOGIA DE JESUS EM MATEUS E LUCAS / SUBSÍDIOS Pr. ISMAEL OLIVEIRA




GENEALOGIA DE JESUS EM MATEUS E LUCAS


Há muita confusão na interpretação das genealogias de Jesus apresentadas nos livros de Mateus e Lucas. No entanto, a Palavra de Deus não se contradiz, JESUS VEIO SIM DA LINHAGEM DE DAVI E NÃO FOI POR ADOÇÃO, isso quem diz é a própria Palavra de Deus em Romanos 1.3 “Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne”, ora, se Jesus é descendente de Davi pela casa de José por adoção como alguns afirmam, Jesus, então, seria descendente de Davi segundo a lei e não segundo a carne. Mas, a Bíblia não deixa dúvidas de que Jesus de fato é descendente de Davi segundo a carne.

A Bíblia também refuta a linhagem de Jesus pela casa de José, basta observar na linhagem de José que ele descendia de Jeconias, “E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.” (Mateus 1.11). No livro do profeta Jeremias 22.24-30, Deus é claro em dizer que a sua descendência estava debaixo de uma maldição que ninguém poderia assentar-se no trono de Davi “Assim diz o Senhor: Escrevei que este homem está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus dias; PORQUE NENHUM DA SUA GERAÇÃO PROSPERARÁ, PARA SE ASSENTAR NO TRONO DE DAVI, e reinar ainda em Judá”.

Se Jesus fosse da linhagem de José por adoção como alguns afirmam, Jesus não poderia assentar-se no trono de Davi por causa dessa maldição na linhagem de Jeconias. No entanto, o anjo que anunciou o nascimento de Jesus deixou claro que não havia qualquer impedimento para que Jesus assumisse no trono de Davi, “Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;” (Lucas 1:32), observe a parte final do versículo onde o anjo diz que o pai de Maria era Davi.

Mateus capítulo 1 do verso 1 a 16 registra a genealogia de José que veio da casa de Salomão. Porém, Natã também era filho de Davi e Batsebá, conforme registrado no Evangelho de Lucas capítulo 3.23-31. Deus na sua presciência já sabia que a semente de Salomão se corromperia e o reinado seria interrompido, como bem já foi exposto pelo profeta Jeremias a respeito de Jeconias, por isso, Deus ocultou a semente real na linhagem de Natã.

José e Maria eram primos segundo a genealogia de Salomão e Natã respectivamente. Jesus é o descendente direto do trono de Davi, pois depois de Davi, seguindo a linhagem de Natã, Jesus é o primeiro sucessor do trono que faz cumprir a promessa de Deus feita a Davi “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.” (2 Samuel 7:16).

Os rabinos judeus têm esse mesmo entendimento de que Maria é da descendência de Natã, da casa de Davi. As genealogias de Mateus e Lucas não é uma contradição, não é um erro, é apenas uma descrição das linhagens de José e Maria, ambos da casa de Davi.

Bons estudos!


Pastor, Ismael Oliveira



Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!