Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

21 fevereiro 2017

LIÇÃO 09 - FIDELIDADE, FIRMES NA FÉ / SUBSÍDIO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS




A fidelidade é um ato unilateral, ou seja, é possível ser fiel com uma pessoa mesmo que não haja reciprocidade. Essa verdade se encontra no texto áureo da nossa lição "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (2 Tm 2.13). Vamos entender esse versículo melhor analisando Gênesis 15.

Nesse capítulo de Gênesis vemos Deus firmando um PACTO (Aliança) com Abrão. Os caldeus costumavam fazer pactos derramando o sangue de animais na terra e dividindo esses animais em duas partes, fazia-se um caminho entre as partes do animal e os pactuantes passavam pelo meio para selar o pacto, isso significava que qualquer das partes que não cumprissem com o pacto teria seu sangue derramado na terra e seu corpo dividido ao meio.

Deus conhecendo o homem e suas falhas mandou Abrão preparar os animais para firmar o pacto, no entanto, não permitiu que Abrão passasse pelo meio dos animais, ou seja, Deus selou o pacto da bênção da salvação sozinho, pois na hora de selar o pacto Deus fez cair um sono profundo sobre Abrão e Deus passou numa tocha de fogo e numa coluna de fumaça pelo meio dos animais mortos.

Dessa forma, só Deus se comprometeu a honrar o pacto celebrado com Abrão e sua descendência, por isso, ainda que o homem falhe com Deus, o Senhor permanece fiel, a Salvação que recebemos é pela fidelidade de Deus, ELE zela pela sua palavra para a cumprir, podem passar os céus e a terra mas o Senhor permanece fiel.

O que Abrão e sua descendência deveria fazer para cumprir sua parte no pacto? “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17:1), deveriam andar na presença de Deus e ser perfeito. No entanto, as falhas foram muitas no decorrer da história, mesmo assim, Deus cumpriu suas promessas porque o pacto foi selado apenas pelo Senhor. Após essa viagem no Antigo Testamento, leia novamente o Texto Áureo da nossa lição e compreenda a profundidade dessa Palavra. A fidelidade de Deus é perfeita!

Todo esforço que fizermos para sermos fiéis ao Senhor ainda é pouco perto da fidelidade de Deus para conosco. Sabendo o Senhor da nossa dificuldade em sermos fiéis, envia-nos o Espírito Santo que produz o Fruto do Espírito chamado fidelidade. Aquele que andar em Espírito consegue permanecer fiel ao Senhor.

Dito isso, precisamos saber como andar em Espírito. Isso é possível através da comunhão, pois só anda junto quem tem comunhão. Como ter comunhão com o Espírito Santo? Através da leitura da Palavra de Deus que nos ensina como moldar o nosso caráter para viver de acordo com a vontade divina (ler e aplicar, viver a Palavra), por meio da oração e do jejum, alimentando o espírito e mortificando a carne.

Se andarmos em comunhão com o Espírito Santo, venceremos a infidelidade, ou seja, a idolatria e a apostasia. O Espírito Santo nos ajuda a sermos fiéis até o fim, independente das circunstâncias contrárias que surgirem durante a nossa vida.

Intensifique a leitura da Bíblia, aplique a Palavra de Deus na sua vida, ore mais, jejue mais, tenha profunda comunhão com o Espírito Santo, assim você vencerá os apedrejamentos como o Apóstolo Paulo e permanecerá fiel. Você resistirá dias tenebrosos como Paulo resistiu na prisão. A nossa fidelidade a Deus não depende dos homens, depende do nosso andar com o Espírito Santo.

Muitos deixaram de ser fiéis ao Senhor, se afastaram da sua Casa, porque não suportaram as pedras que lançaram sobre suas vidas e ministérios, porque não suportou os açoites e as prisões, as rejeições dos homens afetaram sua fidelidade com Deus. Hoje o Espírito Santo te chama para andar com ELE, você andará no caminho da fidelidade, e dirás como o apóstolo Paulo:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39).

Nada será mais forte do que a sua fidelidade com Deus! Aleluia!

Bons estudos e boa aula!

Pr. Ismael Oliveira

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!