LIÇÃO
02 – O NASCIMENTO DE JESUS
TEXTO
ÁUREO
"E deu à luz o seu filho
primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não
havia lugar para eles na estalagem." (Lc 2.7)
VERDADE
PRÁTICA
Deus revelou seu amor à humanidade ao
enviar a este mundo o seu filho Jesus.
INTRODUÇÃO
Lucas narra o nascimento de Jesus,
situando-o no contexto das profecias bíblicas e do judaísmo dos seus dias. O
"silêncio profético", que já durava quatrocentos anos, foi rompido
pelas manifestações divinas na Judeia. A plenitude dos tempos havia chegado e o
Messias agora seria revelado!
O nascimento de Jesus significava boas
novas de alegria para todo o povo. Os
pobres e os piedosos seriam os primeiros a receberem a notícia. Dessa forma, Deus
mostrava que a salvação, por Ele provida, alcançaria a todos os homens.
I -
O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO
1.
Poesia e profecia. No relato do nascimento de Jesus há duas
belíssimas poesias conhecidas na teologia cristã como Magnificat de Maria, a
mãe de Jesus, e o Benedictus de Zacarias, o sacerdote (Lc 1.46-55,67-79). Esses
cânticos são de natureza profética e como tal contextualizam o nascimento de
Cristo dentro das promessas de Deus a seu povo. Maria, por exemplo, diz que, ao
nascer Jesus, Deus estava se lembrando das promessas feitas a Abraão (Lc 1.55).
Por outro lado, Zacarias afirma da mesma forma que tal visitação era o
cumprimento do que Deus havia prometido na antiguidade aos profetas (Lc 1.70).
O nascimento de Jesus não se tratava, portanto, de um evento sem nexo com a
história bíblica. Foi um fato que aconteceu na plenitude dos tempos e
testemunhou o cumprimento das promessa de Deus (Gl 4.4).
2. A
restauração do Espírito profético. Já observamos que, na
teologia lucana, o Espírito Santo ocupa um lugar especial. Encontramos 17
referências ao Espírito Santo no terceiro Evangelho e 54 no livro de Atos dos
Apóstolos. Isso é significativo se levarmos em conta que Mateus fala apenas 12
vezes no Espírito Santo e Marcos 6. Lucas focaliza o revestimento do Espírito,
mostrando que o dom profético, silenciado no período Interbíblico, foi
revivificado com a vinda do Messias. Não é à toa que a maioria das referências
ao Espírito, nesse Evangelho, ocorra nos dois primeiros capítulos que relatam o
nascimento de Jesus (Lc 1.41,67; 2.25-27).
II -
O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS
1.
Zacarias e Izabel. Em sua narrativa dos fatos que precederam o
anúncio do nascimento de Jesus, Lucas diz que o sacerdote Zacarias havia
entrado no "templo para ofertar incenso" (Lc 1.9). A queima do
incenso fazia parte do ritual do Templo e ocorria no período da manhã e à tarde
(Êx 30.1-8; 1 Rs 7.48-50). Foi durante um desses turnos que um anjo de Deus
apareceu a Zacarias para informar-lhe que a sua oração havia sido ouvida pelo
Senhor e que a sua mulher, embora já não fosse mais fértil, geraria um menino,
cujo nome seria João (Lc 1.13). João, o Batista, nasceu para ser o precursor do
Messias, anunciando a sua missão. Ele seria a "Voz do que clama no
deserto" e precederia o Senhor, preparando o seu caminho (Lc 3.4,5).
2.
José e Maria. Cerca de seis meses após o anúncio do
nascimento de João, o Batista, o anjo Gabriel é enviado a Nazaré, lugar onde
moravam José e sua noiva, Maria. Ela era uma virgem e estava noiva de José. O
anúncio de que ela geraria um filho, sem que para isso fosse necessário haver
intercurso sexual, deixou-a apreensiva (Lc 1.34). O anjo informa-lhe que
desceria sobre ela o Espírito Santo e o poder de Deus a envolveria com a sua
sombra (Lc 1.35). Aqui está o milagre da encarnação - O Filho de Deus
fazendo-se carne, a fim de que, através desse grande mistério, possamos
alcançar a salvação (Jo 1.1,14).
III
– O NASCIMENTO DE JESUS E OS CAMPONESES
1. A
nobreza dos pobres. É um fato de fácil constatação o destaque
que os pobres recebem no Evangelho de Lucas. Quando deu início ao seu
ministério, Jesus o fez dizendo as seguintes palavras: "O Espírito do
Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres" (Lc
4.18). Os pobres faziam parte das bem-aventuranças
de Jesus (Lc 6.20). Pobres são os carentes tanto de bens materiais como
espirituais. No anúncio do nascimento de Jesus, um anjo do Senhor é enviado
especialmente aos camponeses pobres que pastoreavam os seus rebanhos no campo.
Jesus veio para todos, independente da condição social. O Filho de Deus dedicou
total atenção as minorias do seu tempo: as mulheres, crianças, gentios,
leprosos, etc. Ele chegou a ser chamado
de amigo de publicanos e pecadores, pois estava sempre perto dos mais
necessitados. Como Igreja do Senhor, temos atendido os desvalidos em suas
necessidades? Será que temos seguido o exemplo do Salvador? Como
"sal" da terra e "luz" do mundo precisamos revelar Cristo
aos carentes e necessitados, pois eles conhecerão o amor de Cristo mediante as
nossas ações.
2. A realeza do Messias. A
mensagem angélica anunciada aos pastores que se encontravam no campo era que
havia nascido na "cidade de Davi, [...] o Salvador, que é Cristo, o
Senhor" (Lc 2.11). Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém,
cidade de Davi, cumprindo dessa forma a profecia bíblica (Mq 5.2). Mas o
Messias não apenas nasce em Belém, cidade de Davi, Ele também possui realeza porque é da
descendência de Davi, como atesta a sua árvore genealógica (Lc 3.23-38). Mas
não era só isso. Lucas também detalha como o anjo de Deus falou da realeza do
Messias aos camponeses! Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Essas
palavras proferidas pelo anjo, além de mostrar a realeza do Messias, destacam
também a sua divindade. Jesus é Deus feito homem!
IV -
O NASCIMENTO DE JESUS E O JUDAÍSMO
1.
Judeus piedosos. Lucas mostra que o nascimento de Jesus
aconteceu sob o judaísmo piedoso. Ele ocorre dentro do contexto daqueles que
alimentavam a esperança messiânica. São pessoas piedosas que aguardavam o
Messias e, quando Ele se revelou, elas prontamente o reconheceram.
Primeiramente, Lucas cita Zacarias, um sacerdote piedoso e sua esposa, Isabel.
A Escritura sublinha que ambos eram justos diante de Deus e viviam
irrepreensivelmente nos preceitos e mandamentos do Senhor (Lc 1.6). Lucas
apresenta também Simeão, outro judeu piedoso de Jerusalém, e que esperava a
consolação de Israel. A ele foi revelado, pelo Espírito Santo, que não morreria
antes que visse o Messias (Lc 2.25,26). Da mesma forma a profetisa Ana, uma
viúva piedosa, que continuamente orava a Deus e jejuava. Quando viu o menino
Jesus, deu graças a Deus por Ele e falava da sua missão messiânica (Lc 2.36-38).
2.
Rituais sagrados. Lucas coloca o cristianismo dentro do
contexto do judaísmo e não como uma seita derivada deste. Como qualquer judeu
de seu tempo, Jesus se submete aos rituais da religião judaica (Lc 2.21-24).
Como Homem Perfeito, Ele cumpriu toda a lei de Moisés.
CONCLUSÃO
Já observamos que Lucas procura situar o
nascimento de Jesus dento do contexto histórico. Dessa forma ele dá detalhes
sobre fatos da história universal mostrando que Deus foi, é e continuará sendo
Senhor da História.
É dentro dessa história que se cumpre as
profecias. O Messias prometido, diferentemente do Messias esperado pelos
judeus, nasce em uma manjedoura e não em um palácio.
Os pobres, e não os ricos, são os
convidados a participar do seu natal. A lógica do Reino de Deus se manifesta
oposta à do reino dos homens. Todos aqueles que se sentem carentes e necessitados
são convidados a participarem dele.
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Referências
Revista Lições Bíblicas. JESUS, O HOMEM PERFEITO, O Evangelho
de Lucas, o médico amado. Lição 02 – O nascimento de Jesus. I – O
nascimento de Jesus no contexto profético. 1. Poesia e profecia. 2. A
restauração do Espírito profético. II – O anúncio do nascimento de Jesus. 1. Zacarias
e Izabel. 2. José e Maria. III – O nascimento de Jesus e os camponeses. 1. A
nobreza dos pobres. 2. A realeza do Messias. IV – O nascimento de Jesus e o
judaísmo. 1. Judeus piedosos. 2. Rituais sagrados. Editora CPAD. Rio de Janeiro
– RJ. 2° Trimestre de 2015.
Elaboração
dos slides: Pastor, Ismael Pereira de Oliveira
A paz do Senhor!!!
ResponderExcluirMeu amigo. Pr. Ismael, estou passando para te dizer que os slides estão cada vez melhor, que Deus continue te usando. Meu amigo que você e a sua família tenha uma semana de paz, proteção e vitória em nome de Jesus!! forte abraço.