Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

09 dezembro 2014

LIÇÃO 11 – O HOMEM VESTIDO DE LINHO / SLIDE DA LIÇÃO



LIÇÃO 11 – O HOMEM VESTIDO DE LINHO

TEXTO ÁUREO
"E levantei os meus olhos, e olhei, e vi um homem vestido de linho, e os seus lombos, cingidos com ouro fino de Ufaz" (Dn 10.5).

VERDADE PRÁTICA
Deus revela o futuro, para que o seu povo não fique amedrontado e confuso.

INTRODUÇÃO
Ao estudarmos o capítulo dez, precisamos compreender que já se haviam passado uns quatro anos desde que Gabriel apareceu a Daniel com uma mensagem da parte de Deus. Era o terceiro ano do reinado de Ciro da Pérsia, e Daniel era um homem com mais de 90 anos de idade. Mesmo assim, não desistiu de orar e jejuar em favor do seu povo.
O capítulo dez trata da última visão do profeta a respeito dos acontecimentos dos últimos dias.

I - UMA VISÃO CELESTIAL (10.1-3)

1. "Foi revelada uma palavra a Daniel". O capítulo dez tem início com a visão que Daniel teve a respeito dos acontecimentos dos últimos dias. Neste capítulo, temos apenas o início da visão e da revelação de Daniel. Deus é Senhor e tem o conhecimento total e completo do futuro. Sua revelação é infalível e não deixa nenhuma dúvida.
2. Daniel um homem de oração. Lendo os primeiros versículos do capítulo dez, podemos ver que Daniel estava mais uma vez se dedicando à oração e ao jejum. Mesmo estando exilado e tendo que servir a reis pagãos, Daniel não se descuidou de sua vida de jejum e oração. Ele era um homem que tinha um espírito excelente, por isso Deus lhe revelou seus desígnios.
Daniel era um homem determinado e consciente da situação do seu povo. Talvez, por isso, tivesse por três semanas consecutivas (21 dias) orado,  jejuado e não se ungido com unguento (v. 3). A perseverança de Daniel em oração fez com que os céus se abrissem. Temos um Deus que ouve e responde as nossas orações (Jr 33.3). Daniel não desistiu de clamar e pedir pelo retorno do seu povo. Ele sabia o quanto Deus é Poderoso e que no tempo certo Ele agiria em favor dos israelitas. O tempo de Deus não está preso às circunstâncias históricas. No tempo devido, seus desígnios são concretizados. Daniel, havia entendido que o plano de Deus para o seu povo não havia findado.
3.  A tristeza de Daniel. "Estive triste por três semanas completas" (10.2). Não sabemos o motivo real que trouxe tamanha tristeza e dor ao coração de Daniel. Todavia, sabemos que ele não se deixou abater por sua melancolia. Daniel continuou a orar e jejuar, buscando o socorro divino. As adversidades e tristezas desta vida não podem nos impedir de orar e prosseguir em nossa caminhada. Talvez um dos motivos da tristeza de Daniel seja o fato de que no terceiro ano de Ciro o trabalho da reconstrução do Templo havia sido interrompido (Ed 4.4,5, 23,24).

SINOPSE DO TÓPICO (1)
Daniel, um homem de oração, sentiu o peso da tristeza acerca da revelação das últimas coisas.

II - A VISÃO DO HOMEM VESTIDO DE LINHO (10.4,5)

1. Um "homem vestido de linho". A visão de Daniel é muito parecida com a que João teve na ilha de Patmos (Ap 1.12-20) e com a do profeta Ezequiel (Ez 1.26). Acredita-se que, assim como João e Ezequiel, o profeta Daniel tenha visto o Senhor Jesus Cristo. Tanto João como Daniel tiveram a mesma reação diante de tal visão: desfaleceram. Eles não encontraram forças para ficar de pé (Dn 10.8; Ap 1.17). Homem algum pode resistir diante da glória do Senhor. A visão do Filho do Homem fez com que as forças físicas de Daniel se esgotassem, todavia, o Senhor enviou um anjo para tocar o seu profeta (Dn 10.10).
2. "Eis que uma mão me tocou". Daniel é tocado pelo anjo de Deus e ouve palavras de consolo. Os anjos são seres celestiais reais, porém nem sempre podemos vê-los (Hb 12.22). A Palavra de Deus declara que eles são "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hb 1.14). Alguns anjos se rebelaram contra Deus (Jd 6), cometendo um grave pecado. Estes foram expulsos do céu.
O número de anjos é imenso (Hb 12.22), porém, no livro do profeta Daniel encontramos a referência a dois anjos em especial: Gabriel, que ajudou a Daniel a compreender as revelações divinas (Dn 9.21-27) e Miguel, o arcanjo, protetor de Israel (Dn 12.1). No Antigo Testamento, uma das atribuições dos anjos era guardar o povo de Deus (2 Rs 6.17). Na Bíblia os anjos também foram utilizados como agentes na execução do julgamento divino (Gn 19.1).
3. "O príncipe do reino da Pérsia". Quem era este príncipe? A maioria dos teólogos acredita que este príncipe seja um anjo satânico. Estes seres malignos obedecem ao comando de seu chefe, o Diabo. Neste capítulo, eles aparecem em oposição ao povo de Deus (vv.13,20). Precisamos de discernimento em relação aos anjos, pois a Palavra de Deus afirma que o próprio Satanás pode disfarçar-se em anjo de luz (2 Co 11.14).

SINOPSE DO TÓPICO (2)
A visão de Daniel acerca do homem vestido de linho é semelhante a que o apóstolo João teve na Ilha de Patmos e com a do profeta Ezequiel.

III - DANIEL É CONFORTADO POR UM ANJO (10.10-12)

1. Daniel é confortado por um anjo (10.10-12). Diante da visão o profeta perdeu as suas forças. Porém, o Senhor envia um anjo para tocar Daniel e restaurar as suas forças físicas. A mão do anjo tocou o profeta e o ergueu. Observe que Daniel, "o homem mui desejado," ficou como morto e depois de joelhos diante do Senhor. No grande dia, como ficarão aqueles que rejeitam e desprezam o Filho de Deus?
2. O conflito entre o Arcanjo Miguel e o príncipe do reino da Pérsia (10.13).  No capítulo dez do livro de Daniel, dois príncipes das milícias satânicas são identificados: "o príncipe do reino da Pérsia" (v.13) e o "príncipe da Grécia" (v.20). Estes príncipes não eram homens comuns, mas anjos satânicos. Estes anjos caídos só foram derrotados depois que Deus enviou Miguel, o príncipe de Israel (v. 21). O anjo que falava com o profeta explicou que o príncipe da Pérsia estava impedindo que a mensagem de Deus fosse entregue. O propósito de Satanás era impedir que Daniel recebesse a revelação do Senhor.
3. A hostilidade espiritual contra o povo de Deus. O Inimigo tenta de todas as formas destruir Israel, todavia o Senhor tem uma aliança eterna com o seu povo. Satanás não pode impedir a bênção de Deus para Israel. O Inimigo também tenta de todas as formas destruir a Igreja de Cristo. Ele se opõe a Igreja assim como o rei da Pérsia se opôs a Daniel e ao anjo do Senhor.
Há resistência espiritual às nossas orações e a nós. Quando oramos entramos em batalha contra as potestades do mal (Ef 6.12). Israel tem o seu ajudador, o arcanjo Miguel. A Igreja é guardada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, aquele que venceu as forças do Inimigo ao morrer e ressuscitar ao terceiro dia.

SINOPSE DO TÓPICO (3)
Diante da visão Daniel desfaleceu. Mas, Deus enviou-lhe um anjo para confortá-lo e reerguê-lo.

CONCLUSÃO
Duas vezes o anjo de Deus tocou em Daniel para que ele pudesse recobrar as suas forças físicas. O toque de Deus nos anima e nos fortalece para que possamos, como Daniel, servir ao Senhor com temor e amor.

------------------------------------------------
Referências

Revista Lições Bíblicas. INTEGRIDADE MORAL E ESPIRITUAL, O legado do livro de Daniel para a Igreja hoje. Lição 11 – O homem vestido de linho. I – Uma visão celestial. 1. “Foi revelado uma palavra a Daniel”. 2. Daniel um homem de oração. 3. A tristeza de Daniel. II – A visão do homem vestido de linho. 1. Um “homem vestido de linho”. 2. “Eis que uma mão me tocou”. 3. “O príncipe do reino da Pérsia”. III – Daniel é confortado por um anjo. 1. “Daniel é confortado por um anjo”. 2. O conflito entre o Arcanjo Miguel e o príncipe do reino da Pérsia. 3. A hostilidade espiritual contra o povo de Deus. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2014.



Elaboração dos slides: Pastor, Ismael Pereira de Oliveira

_________________________________ 


COMUNICADO

Amados, por motivos pessoais, esta semana não será possível elaborar todos os slides desta lição. Aproveito o momento para pedir-lhes oração em favor deste projeto. Agradeço a todos que nos acompanham semanalmente por este site. Deus vos abençoe!

Pastor, Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que pena, irmão não ter esses slides. facilita o nosso entendimento e o repasse aos nossos alunos . vamos continuar orando por vós.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela brilhante iniciativa. A Era da tecnologia inspirando talentos para auxiliar no conhecimento das Sagradas Escrituras. Que o sucesso continue.

    ResponderExcluir
  3. Tem sido uma benção para nós todos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!