Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

25 janeiro 2014

LIÇÃO 4 – A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA / SUBSÍDIO



Amados, nesta lição há vários pontos importantes para a nossa reflexão, vamos contextualizar o nosso estudo e aplicar como exemplo para a nossa vida.

Primeiro, qual era o objetivo da celebração da Páscoa? Era uma celebração à vida. O Senhor queria que eles celebrassem a noite em que Deus poupou da morte todos os primogênitos hebreus. Portanto, o objetivo não era celebrar a morte dos primogênitos egípcios, Deus não recomenda celebrar a derrota dos seus inimigos, dos seus opressores, mas, celebrar a vida dos primogênitos hebreus.

Essa lição é muito importante, pois, há cristãos que se alegram com a derrota dos seus irmãos ou dos seus inimigos. Tal comemoração não é agradável aos olhos de Deus! Ainda que seja uma resposta do nosso clamor ou das nossas súplicas, ainda que seja uma intervenção divina operada de forma milagrosa, não devemos comemorar a “desgraça” dos outros.

A celebração tinha como foco o grande livramento que Deus dera naquela noite aos primogênitos dos hebreus, O Senhor livrou os Hebreus de um grande pranto. Isso sim, é motivo de comemoração! O povo de Deus deve fazer suas celebrações com sabedoria, reconhecer que a mão de Deus está nos abençoando, que o Senhor está protegendo e cuidando de toda a nossa família. Você já agradeceu a Deus pelo cuidado que ELE tem com você e sua família? Isso é motivo de celebração!

Segundo, quem instituiu essa grande Festa da Páscoa? “A Páscoa foi instituída pelo Senhor para os israelitas”. Deus criou um simbolismo para esse momento e disse como deveria ser comemorado a Páscoa, esse era um momento histórico, uma mudança radical em 430 anos de história no Egito.

Infelizmente, muitos cristãos já não comemoram as grandes vitórias que Deus lhes concede. Lutam e oram a Deus para passarem num concurso público ou conseguir determinado emprego ou determinado salário. Mas, quando Deus abre essa porta não há qualquer comemoração, qualquer agradecimento. O Senhor gosta e recomenda que nos alegremos com a nossa família, com os nossos irmãos. Façamos festas, alegremos os nossos corações, pois a bondade de Deus está estendida sobre as nossas vidas!

Na celebração da Páscoa Deus disse que deveriam escolher o melhor cordeiro. Outra lição importante, não faça festa e ofereça o pior. Chame os teus irmãos para comer e beber do melhor, não pense só em economizar, quando partirmos desta vida, não levaremos nada de patrimônio para a eternidade.

Deus instituiu a Páscoa para ser comemorada todos os anos. Mais uma lição para nós, quantas vezes recebemos uma grande bênção no passado e não lembramos mais. Lembrar evita murmurações! Lembrar edifica a sua própria vida! Lembrar edifica a vida de que nos ouve! Conte aquele testemunho do milagre que Deus fez na tua vida, conte a bênção que você tanto pediu e Deus te atendeu, muitas pessoas estão precisando ouvir isso, você mesmo está precisando relembrar para sua própria edificação!

Terceiro, como Deus livrou os primogênitos dos hebreus da morte? Através do sinal do sangue do cordeiro nos umbrais das portas. O Senhor não reconhece a famosa linhagem hebreia para trazer livramento. Não adianta dizer, eu sou filho de pastor, eu sou filho da presidente do círculo de oração, eu sou da linhagem tal e qual. Deus só reconhece o filho obediente e que tem o sangue do cordeiro imaculado sobre a sua vida. Para o livramento da morte eterna, é necessário ter o sangue de Cristo sobre a nossa vida!

Quarto, a Páscoa foi a refeição que preparou os hebreus para a longa viagem pelo deserto. Deus sabia por onde haveria de passar o povo de Israel, porque ELE projeta os nossos caminhos. Quando confiamos nossa vida a Deus, o Senhor cuida de nós em todos os detalhes. Sempre antes de um longo deserto, Deus nos fortalece, nos prepara para enfrentarmos as adversidades. Quando nos sentimos bem espiritualmente, fortalecidos na fé e na graça que há em Cristo, pode ser esse um sinal da preparação de Deus para enfrentarmos o deserto logo a nossa frente.

Quinto, Deus não disse ao povo de Israel que estava tirando eles do Egito para coloca-los no deserto. O Senhor queria que eles já tivessem a visão além do deserto, e disse que estaria levando eles para uma terra que manava leite e mel. Isso é importantíssimo para nós cristãos, pois Deus quer que todos nós tenhamos o nosso foco no Céu e não no deserto dessa vida. Se o nosso foco ficar no deserto, vamos murmurar, vamos pecar e correremos o sério risco de não entrarmos na terra prometida.

Quando o cristão começa a murmurar muito é um sinal de que ele deixou de focalizar a terra prometida e está focado no deserto. Fiel é o que nos prometeu Novos Céus e Nova Terra! Quando estamos pensando nas coisas de cima, estamos animados e motivados, passamos pela prova dando glórias a Deus! Enfrentamos as enfermidades e as adversidades sem abaixar a cabeça. O nosso alvo é o Céu!

Desejo-vos uma excelente aula!
Deus vos abençoe! 
Ev. Ismael Pereira de Oliveira


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!