Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

17 fevereiro 2013

LIÇÃO 8 – O LEGADO DE ELIAS / SUBSÍDIOS

Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)




Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)




Vídeo aula ministrada pelo Pastor Euclides de Olivio, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)





Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)



_____________________________________________ 


SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA






Amados, nesta lição estudaremos que o ministério tem um grande valor. Veremos também quais os requisitos ou qualidades indispensáveis para aquele que se habilita para o ministério.


Segundo o dicionário Priberam a palavra legado significa “O que é transmitido a outrem que vem a seguir”. Assim compreendemos melhor o nosso tema da lição “O legado de Elias”. Um profeta de Deus que foi zeloso tanto com o seu ministério quanto a transição dele ao seu sucessor. Esse zelo e humildade deve nos servir de grande exemplo.


Há duas verdades que todo obreiro deve compreender. Primeiro, que o ministério tem caráter duradouro, ou seja, existe de geração a geração. Infelizmente há muitas pessoas que acreditam ser proprietários do santo ministério, acha que ninguém exercerá um ministério tão bem quanto ele exerce e não admite nem prepara um sucessor. Somos apenas meros mordomos do santo ministério e não proprietários. O que hoje fazemos, foi realizado por alguém no passado e será realizado por outros no futuro. Segundo, o ministro tem caráter temporário, o Senhor nos usará para exercer um ministério respeitando a nossa limitação física, Deus não nos dará agora mil anos de vida na terra só porque exercemos um ministério divino.  Por maior que seja o ministério que exercemos, saber que o ministério é permanente e que nós somos passageiros, nos ajuda a manter um coração humilde durante toda a vida.


Vamos analisar algumas qualidades reveladas na Bíblia a respeito do sucessor de Elias. “ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” (1 Rs 19.16). É indispensável fazer essa observação, quem escolheu o sucessor de Elias? Deus. Aqui está a razão do sucesso do ministro. Há tantos profetas ungindo pessoas para o ministério sem a aprovação de Deus, pessoas que são consagradas porque são parentes, amigos próximos do profeta. Não estou dizendo que Deus não usa parentes ou amigos, mas o profeta (pastor) utilizar somente esse critério para ungir outros para o ministério pode praticar um grande erro.


Deus tinha uma nação inteira diante dos seus olhos, agora precisava de outro profeta que pudesse continuar o ministério que havia entregado nas mãos de Elias. Essa escolha não foi aleatória, não foi no sorteio. Quando Deus falou com Elias que ungisse a Eliseu como profeta, não foi porque Deus escolheu alguém que tivesse um nome parecido com o de Elias, Deus já havia avaliado Eliseu em vários aspectos e o aprovou para suceder o profeta Elias. Vejamos então quais qualidades possuía Eliseu que agradou a Deus mais do que os demais homens daquela época.

1.       Trabalhador. “Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele” (1 Rs 19.19). Hoje tem pessoas que pensam que ministério é só glória. Ministério é antes de tudo, trabalho. Por isso que Deus não chama pessoas preguiçosas para a sua Obra, se tem preguiçoso assumindo ministério, esse chamado não é de Deus. 

 2.       Disponibilidade.Então deixou ele os bois” (1 Rs 19.20). Quando Elias lança a sua capa sobre Eliseu, imediatamente ele deixou os bois, aceitou o desafio. O profeta Elias não precisou ficar insistindo, adulando, convencendo a Eliseu para aceitar o ministério. Assim são aqueles que tem convicção do seu chamado, se disponibiliza logo para fazer a vontade de Deus.

3.       Agilidade. “e correu após Elias  (1 Rs 19.20). Deus gosta de pessoas eficientes na sua Obra. Qual seria o motivo? Porque a Obra de Deus sofre muito com obreiros que, por exemplo, planejam construir um templo hoje, daqui a dez anos ele faz os alicerceis, leva-se mais vinte anos construindo, quando for inaugurar o templo já se passaram trinta ou quarenta anos. Obreiro tem que ser ágil e eficiente. 

4.       Honrava pai e mãe. “e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei” (1 Rs 19.20). O ministério começa em casa, com certeza Deus se agradou com a forma como Eliseu honrava seus pais. Tem muitos querendo ser obreiros hoje, mas desprezam seus pais, não horam pai e mãe. Isso é mandamento divino que já vem acompanhado de promessas “[...] para que se prolonguem os teus dias na terra” (Ex 20.12). Quem não obedece a Palavra de Deus não tem autoridade para ensinar.

5.       Submissão. “Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe” (1 Rs 19.20). Eliseu pede a permissão do Profeta para se despedir de seus pais. O grande líder, Elias, havia acabado de chegar, mesmo assim Eliseu demonstrou respeito e submissão. Todo líder deve passar pelo caminho da submissão. Há muitos que só querem liderar, mas não querem ser submissos. Líderes que não passam pelo caminho da submissão se tornam impiedosos, orgulhosos e até tirânicos. 

6.       Não era materialista. “e tomou a junta de bois, e os matou” (1 Rs 19.21). Eliseu não pediu para que alguém cuidasse dos seus bois e procurasse multiplica-los para que quando ele voltasse tivesse uma boa fazenda. Agora ele deseja as coisas espirituais, as riquezas espirituais eram mais importantes para ele, Eliseu demonstrou isso; “Peço-te que haja sobre mim uma dobrada porção do teu espírito” (2 Rs 2.9). Quantos obreiros começam a fazer a Obra de Deus, mas os seus corações estão apegados aos bens materiais. Se necessário, deveria sacrificar os bens materiais pela Obra, e não sacrificar a Obra pelos bens materiais. Eliseu era tão desapegado às coisas materiais que rejeitou os grandes presentes de Naamã.


7.       Servir o povo. “e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram” (1 Rs 19.21). Eliseu era o tipo da pessoa que quando tinha prazer em compartilhar os seus bens, socorria o necessitado. Era sensível às necessidades do próximo. O obreiro deve servir o povo e não se esconder do povo.  Esse desejo de servi o povo é essencial para quem exerce um ministério. 

8.       Servir seu líder. “Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia” (1 Rs 19.21). Eliseu foi chamado para o ministério, mas tinha a humildade de servi o seu líder. Alguns por acreditarem que tem uma chamada de Deus para a Obra, não querem servir seus líderes. Eliseu serviu a Elias durante onze anos e em momento algum ele deixou de ser servo só porque um dia Deus disse que ele era o sucessor de Elias. O bom servo terá um ministério brilhante.

9.       Seguir o líder. “se levantou e seguiu a Elias” (1 Rs 19.21). Quem deseja um dia liderar, deve primeiro aprender a ser liderado, a seguir seu líder. Isso significa estar presente, dar apoio, aprender com o seu líder etc. Tem pessoas que só querem andar na direção oposta a dos seus líderes. O seu chamado inclui seguir o seu líder, lembre-se disso! 

10.   Perseverante. “E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei.” (2 Rs 2.2). Essa é uma grande qualidade que deve ter todo obreiro. Persistir, lutar, fazer e refazer até alcançar o objetivo desejado.



Já listamos dez grandes virtudes desse grande homem de Deus chamado Eliseu. Mas, ainda quero enfatizar mais uma virtude muito importante. Eliseu sabia esperar em Deus, não “atropelou” o profeta Elias, pelo contrário, procurou aprender com ele ao longo de onze anos de convivência. Ainda que Deus deixe claro e evidente que tem um chamado ministerial para sua vida, isso não significa que você não precisa ser servo, submisso, obediente, paciente, perseverante etc. O chamado está acompanhado de uma longa jornada de aprendizado. Seja humilde, seja servo. Deus cumprirá cada palavra no tempo certo. Glórias a Deus!


Na época do profeta Elias havia milhares de profetas, mas, Deus escolhe um sucessor para Elias que não estava entre os conhecidos profetas. Deus não se limita a usar pessoas só porque tradicionalmente aquela família ou aquele grupo são conhecidos como obreiros. Deus escolhe um lavrador, porém com as qualidades necessárias para exercer um grande ministério em Israel. Aleluia! Até hoje Deus não se limita a grupos ou famílias, Deus usa quem Ele quer, como Ele quer e quando Ele quiser. Aleluia! Há muitos Eliseus que serão por Deus levantados para grandes ministérios nesses últimos dias.



Boa aula professor!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. A paz do Senhor!
    Querido irmão só estou postando esse cometário para lhes dar os parabéns pelos seus subsídios, pois são sem dúvidas expirados por Deus! Antes de todas as minhas aulas eu navego em vários sites referentes as lições da EBD, no entanto, apesar de ser apenas um subsídio é mais ricos do que vários estudos completos! Obrigada por compartilhar com conosco grande ferramentada de apredizagem! Que Deus lhes abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Pâmela, a Paz do Senhor! Seu comentário alegra muito o nosso coração! Obrigado querida professora pelas palavras de apoio! Quase não tive tempo para fazer este comentário. Quando cheguei da faculdade por volta de 22:30 tive que escolher entre ir para uma vigilia na igreja ou fazer o comentário. Como sei que o comentário pode ajudar outros professores resolvi escrever, fiquei até quase 3 horas elaborando esse subsídio.

      Tudo o que tem no site, com exceção das aulas em vídeo, elaboro sem auxílio de outras pessoas. Cada slide, mensagem, faixa, clip musical, fotos e subsídio. Trabalho de escala na polícia, e meu tempo de folga utilizo todo na manutenção do site, ainda divido tempo com os trabalhos da faculdade, com a família, com outros cargos na igreja e com as agendas para pregar e ensinar. Às vezes penso que não vou conseguir fazer os subsídios. Mas graças a Deus que até o momento tenho conseguido manter este projeto! A Deus seja a honra e a glória para todo o sempre!

      Gostaria de ter mais tempo para fazer um subsídio melhor, mais completo, mas por enquanto não é possível. Agradeço mais uma vez pelo seu apoio, só peço que a amada professora lembre-se de nós em vossas orações!Parabéns pela sua dedicação em pesquisar! Seu zelo será recompensado pelo Senhor! Deus abençoe o seu ministério! Abraços! Shalom!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!