Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

10 fevereiro 2013

LIÇÃO 7 – A VINHA DE NABOTE / SUBSÍDIOS



Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)




Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)




Vídeo aula ministrada pelo Pb. Ailton Nantes, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)




Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)




_____________________________________________ 



SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA

Amados, na lição do próximo domingo será abordado um tema bem atual, precisamos conhecer e diferenciar alguns pontos importantes sobre o foco principal do nosso estudo que é a cobiça.

Ao analisar a atitude do rei Acabe, podemos observar que ele desejou possuir a vinha de Nabote. Então, surge a primeira pergunta, desejar alguma coisa boa é pecado? Outra pergunta, se é pecado desejar alguma coisa boa, porque a Bíblia diz em 1 Timóteo 3.1 “... se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.”? Nesse versículo a Palavra de Deus aprova desejar alguma coisa boa. Então, posso ou não desejar alguma coisa boa? Essa é uma análise muito simplória, mas importante para iniciarmos o nosso estudo.

Até quando posso desejar alguma coisa boa? A partir de quando pode ser um pecado? Já vimos que é necessário nos aprofundarmos mais à luz da Palavra de Deus sobre a diferença entre o desejo e a cobiça. Primeiro vamos recorrer ao dicionário.

Em todos os dicionários da língua portuguesa você vai encontrar as palavras “cobiçar” e “desejar” como sinônimas. Mas, o dicionário Priberam apresenta uma definição bastante interessante que traça uma linha divisória entre o desejo e a cobiça, “Cobiça é o desejo imoderado e inconfessável de possuir (o que, geralmente, não se merece)”. Adaptando essa interpretação ao nosso estudo, poderíamos dizer que a cobiça é o desejo exagerado e condenável de possuir o que geralmente é proibido.

Vejamos agora como esse conceito se aplica ao nosso estudo. Acabe desejou uma vinha, até aqui tudo normal, desejar alguma coisa boa não é pecado. Mas o rei estava desejando uma terra contra a lei divina, "Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais" (Nm 36.7). A partir do momento que o homem deseja exageradamente alguma coisa, ainda que seja boa, mas ilegal, passa a ser uma cobiça, sendo, portanto, pecado.

Vejamos outro exemplo, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” (Ex 20:17). Nesse texto bíblico vemos que Deus amplia bastante a lista do que não se pode desejar, está proibido pelo Senhor. Agora fica mais clara a diferença entre o desejo saudável e o pecaminoso. O homem que deseja ter uma mulher, deseja boa coisa, esse desejo é pecado? Não. Só será pecado se desejar ter como mulher a esposa de alguém. Desejar ter fazenda é pecado? Não. Desde que esse desejo não seja a fazenda do teu próximo. Desejar ter uma casa boa é pecado? Não. Mas, será pecado se deseja a casa do teu irmão.

E na Igreja existe o pecado da cobiça? Pode existir. Relembremos a primeira citação bíblica, desejar algum ministério é pecado? Não. Mas, desejar estar no lugar do pastor, dos líderes de departamentos é pecado! Será que existem pessoas tentando derrubar o pastor ou a líder do círculo de oração ou o líder da mocidade? Pessoas possuídas pelo desejo exagerado de possuir o cargo do irmão. Se houver pessoas assim, não há dúvidas de que essa pessoa está em pecado diante de Deus.

Não faça confusão! Não é porque já tem alguém em determinado departamento que ninguém pode mais ocupar aquela função enquanto o irmão não morrer ou desistir, há o momento certo para as mudanças no ministério, quando há nova eleição todos que estejam devidamente habilitados podem desejar aquela função, pois você estará agindo dentro da legalidade.

O quê mais é considerado pecado da cobiça, além de desejar o que é do próximo? Quando desejamos alguma coisa, que embora nos pareça ser muito boa, ainda que seja muito útil e necessária, essa coisa seja pecado, seja uma abominação diante de Deus.  Veja este versículo, “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.(Dt 7.25). Deus proíbe expressamente cobiçar a prata e o ouro de uma coisa abominável aos olhos do Senhor. Amados ainda que seja uma grande riqueza, se ela vier de uma fonte abominável aos olhos do Senhor, não a desejes! É pecado!

Mas, para que fique mais clara a distinção entre o desejo e a cobiça, vamos analisar mais dois aspectos importantes que podemos constatar em cada um deles. O primeiro é o desequilíbrio emocional que a cobiça causa na vida do homem, veja; “Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.” (1 Rs 21.4). A pessoa dominada pela cobiça logo demonstra algum tipo de desequilíbrio emocional, como Acabe que demonstrou profunda tristeza e não queria comer.

O desequilíbrio emocional é a parte mais visível e mais fácil de identificar no meio da igreja quando alguém deixa a cobiça dominar o seu coração. Já vi irmãs do círculo de oração deixarem de participar de qualquer atividade e até afastarem-se da igreja ou criar grupinhos para desestabilizar seus líderes porque gostaria de estar no lugar da atual liderança. E assim acontece em todos os níveis de liderança dentro da igreja, infelizmente! Oremos para que Deus nos ajude a manter um coração puro, longe da cobiça.

Quem deseja alguma coisa boa, fica motivada e não desequilibrada emocionalmente! Essa é uma grande diferença! Quem deseja o episcopado estará motivado para manter uma vida de santidade, de oração, de leitura da Palavra de Deus, buscará se aperfeiçoar num curso teológico, nos cultos de doutrina, na escola dominical. Sabendo que Deus contempla os desejos do coração do homem e no tempo certo ELE poderá realiza-los “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Sl 37.4). Glórias a Deus!

Outra manifestação visível quando o homem deixa a cobiça dominar o seu coração, é a insaciável sede de querer mais e mais, sem importar com alguns valores sociais, bíblicos e familiares. Assim estava acabe, ele já tinha uma propriedade próxima da vinha de Nabote, mas ele queria mais, não estava satisfeito com a sua propriedade.  O coração dominado pela cobiça leva a pessoa à insatisfação com o que já possui, além disso, ela aceita qualquer ajuda que possa fazê-la possuir o seu objeto de desejo, ainda que seja de forma ilícita e imoral. Cuidado, pois no caso da cobiça, os fins não justificam os meios. Os nossos desejos não podem estar acima da vontade de Deus!

Que Deus nos ajude a guardar os nossos corações do pecado da cobiça, que sejamos sábios para deixarmos entrar em nossos corações apenas desejos que nos levam a uma vida saudável e santa diante de Deus!

Tenham todos uma excelente aula!
Shalom!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Estes vídeos ajudam a ampliar a nossa visão em relação ao conteúdo da lição, fornecendo um preparo prévio para interação com os alunos, visando otimizar o tempo com o que é esssencial na dialogicidade com a classe. Deus vos continue abençoando!

    Edleuza.Ba

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!