Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 agosto 2012

LIÇÃO 08 – A REBELDIA DOS FILHOS / I - A DISCIPLINA EVITA A REBELDIA



1. O que é disciplina? Muitos pais ainda confundem disciplina com castigo. Disciplinar é dar limites e estabelecer parâmetros, não castigar. É preciso mostrar à criança que ela não pode fazer o que bem entende. O texto bíblico de Provérbios é um alerta para os pais: “Não retires a disciplina da criança” (Pv 23.13). Sim, a disciplina não pode ser retirada porque é imprescindível à formação moral de nossos filhos. Quando uma criança não recebe limites, certamente tornar-se-á um adulto inseguro, ansioso e com dificuldades para obedecer.

_________________________________

SUBSÍDIO


Amados professores e alunos da EBD, este é um dos pontos que considero mais importante nesta lição, por isso quero reforçar e tentar ampliar o que já foi exposto em nossa revista.

Quando o assunto é impor limites, podemos observar que estamos em crise, pois o resultado dessa crise é a manifestação da rebeldia que os filhos revelam dia após dia. Crianças, adolescentes e jovens no mundo do crime, das drogas, da prostituição, etc. Não estamos afirmando com isso que os pais não amam seus filhos, muito menos que os pais querem que seus filhos sejam rebeldes. Os pais de hoje amam seus filhos, querem que sejam obedientes e bons cidadãos. Mas, para se ter um filho rebelde, basta ser omisso.

Se disciplinar é impor limites, a primeira pergunta que faço é; quais limites devo estabelecer para o meu filho? Primeiro precisamos identificar quais ambientes são prejudiciais para os nossos filhos, e conhecendo esses ambientes, estabelecer limites para que eles não se contaminem nesses lugares. Segundo, temos que identificar o que é prejudicial para os nossos filhos, e isso é possível quando conhecemos a Palavra de Deus e vemos que aquele ambiente confronta com os valores e princípios bíblicos. É exatamente neste ponto que os pais cristãos têm possibilidades maiores de criar os filhos mais longe do caminho da rebeldia.

Agora vamos tentar identificar alguns ambientes perigosos que podem influenciar significativamente na formação dos nossos filhos. Dentre os vários, temos o ambiente da televisão. Este por ser mais acessível à população merece a nossa atenção. Os pais que deixam os seu filhos assistirem todo tipo de desenho animado, está colocando os seus filhos numa escola de bruxaria, pois constantemente se ensina nesses desenhos como se invocar demônios, lançar uma maldição, fazer um pacto com os espíritos, invocar os mortos e muitas outras coisas.

A maioria dos desenhos animados são violentos, ensinam como se faz uma vingança, manifestam claramente o espírito de rebeldia contra pais, irmãos, amigos e inimigos. O engano, a falsidade, a sutileza, a perspicácia, etc. despertando cada vez mais um sentimento voltado para o mal. As crianças logo se identificam com algum personagem, e até a forma de falar delas passam a ser idênticas. Um grande perigo na formação de uma criança, pois esse é o modelo que ela vai querer seguir.

Certa vez consegui identificar uma passagem bíblica contada no desenho do pica-pau na versão diabólica. Uma cena onde o pica-pau aparece dormindo num banco de uma praça, derrepente aparece um guarda, tenta expulsá-lo do banco, mas como o pica-pau resistia, o guarda o amassa como uma folha de papel e o joga numa cesta de lixo. Pica-pau coloca só a cabeça e o braço para fora da lata de lixo e diz: “E agora? O que farei? Não tenho parentes, não tenho amigos, não tenho casa, não tenho emprego, não tenho dinheiro, não tenho nada, se eu tivesse uma arma daria um fim na minha vida”. Nessa hora aparece um revolver na mão do pica-pau, ele coloca na cabeça e atira, suicida-se. Na mesma hora identifiquei com a passagem do filho pródigo, a história muito idêntica, só que o final era totalmente contrário com o da Palavra de Deus. E essa é a história que muitas crianças estão aprendendo, estão crescendo com uma mensagem, “quando a dificuldade vier, tire sua vida”. O suicídio não é fruto do acaso, sempre tem uma semente do mal que um dia foi plantada.

 O que dizer então das novelas? Traições, vinganças, separações, mentiras, trapaças, sexo, sensualismo, sem falar em ocultismos, na idolatria, no espiritismo e outras formas de divulgar ações e valores contrários aos da Palavra de Deus. Certa vez ouvi um depoimento de uma mulher que tinha um sobrinho de 3 anos que era assombrado e estava deixando todo mundo preocupado, a criança não conseguia ficar sozinha, não conseguia dormir direito, não ficava no escuro, porque ela dizia que estava vendo vampiros na casa inteira, o olhar da criança era assustador, ela estava com muito medo e perturbada mesmo durante o dia. Mas os pais deixavam ela assistir a novela que estava passando, na época, na televisão por nome “Vampiro”.

Muitos pais não se preocupam com o que os filhos estão assistindo. Mas, segundo uma pesquisa realizada há algum tempo, uma criança ao chegar na adolescência já presenciou mais de 11000 (onze mil) assassinatos, através de filmes, novelas e desenhos. Mas como se isso não fosse suficiente, agora temos as lutas de MMA que virou uma “febre no Brasil” devido a sua ampla divulgação pelos vários canais de televisão, valorizando um esporte muito violento. Com tristeza presenciei no programa de esporte da Rede Globo, uma igreja que adotou o MMA dentro do templo para atrair os jovens.

Além disso temos hoje vários jogos violentos, que ganha mais pontos, muda de fase ou vence o jogo quem mais assassinar outras pessoas. Esse tipo de jogos tem um efeito psicológico muito forte, pois a sensação de ganhar ou de ser o melhor é resultado de uma grande sequência de violência. É isso que muitas crianças estão aprendendo. A sensação de vencer está associado a uma violência brutal.

Para não ser cansativo, não abordarei com detalhes outros ambientes, mas, você pode pesquisar e analisar melhor sobre, a internet, as músicas, até mesmo outras áreas da televisão como a propaganda, que hoje cresce muito o volume de propaganda insinuando ou até mesmo explicitando o homossexualismo, o sensualismo, etc. Já fizeram até piadinha com o inferno numa propaganda de cerveja. Enfim, precisamos conhecer os ambientes perigosos para delimitarmos o espaço dos nossos filhos, e assim evitarmos que eles sigam o caminho da rebeldia.

Diante de tudo o que já vimos, afirmo que, não basta ensinar aos nossos filhos os valores bíblicos, os bons princípios familiares e sociais. É preciso impor limites. Na polícia aprendi um princípio chamado “Supremacia da força” e quero aplica-lo aqui. Se um pai ensina ao seu filho uma hora por dia os bons princípios, e não impõe limites, esse mesmo filho provavelmente vai passar umas quatro horas diárias aprendendo o contrário em ambientes nada agradáveis, e neste caso quem está possuindo a supremacia da força? Por isso afirmei no início, não basta dizer que ama o filho, tem que impor limites, a simples omissão dos pais pode ser uma porta aberta para o filho percorrer o caminho da rebeldia.

Disciplinar o filho, hoje, requer uma firmeza dos pais ao impor limites, e investimento em boas literaturas, filmes e desenhos evangélicos. Que Deus nos dê sabedoria e graça para conduzir nossos filhos nos caminhos do Senhor.


Aproveito para indicar o filme "Corajosos". Um excelente filme evangélico que faz uma boa abordagem sobre o tema de relacionamento de pais e filhos. Se for possível, marque um dia e horário para que toda a sua classe possa assistir esse filme.


Ismael Pereira de Oliveira

2. O porquê da disciplina. Não são poucos os pais que têm medo de disciplinar, pois acreditam que os filhos ficarão ressentidos, chegando até mesmo a odiá-los. Porém, a disciplina, quando administrada com sabedoria, faz com que a criança se sinta segura, aceita e amada. Não disciplinar é o mesmo que deixar de instruir, educar. Por isso, não tenha medo de estabelecer parâmetros, pois eles são uma segurança para o desenvolvimento dos seus filhos (Pv 29.15; Hb 12.8).

3. Os pais devem disciplinar. Muitos pais estão “terceirizando” a educação de seus filhos, ou seja, passando uma responsabilidade, que é sua, para terceiros. Eles esperam, com isso, que os avôs, as babás, ou os professores da Escola Dominical, disciplinem seus filhos e os eduquem. Esta responsabilidade é sua! Os avôs, por terem mais experiência, podem até ajudar com os seus conselhos, mas a responsabilidade final de educar é dos pais. Não seja negligente quanto à educação de seus filhos (Ef 6.4).


OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 08 – A rebeldia dos filhos. I  A disciplina evita a rebeldia. 1. O que é disciplina? 2. O porquê da disciplina. 3. Os pais devem disciplinar Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!