Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

05 agosto 2012

LIÇÃO 07 – A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR / I - CONVIVENDO COM O CÔNJUGE NÃO CRENTE

1. A convivência com o cônjuge descrente. Quando Deus criou o mundo declarou que tudo era bom (Gn 1.31). A única coisa que o Criador disse não ser boa era o fato de o homem viver só (Gn 2.18). Por isso, fez para Adão uma adjutora, Eva, formando assim a primeira família (Gn 2.22). Não faz parte do plano divino que o casal se divorcie (Mt 5.31,32; 19.3-9; Mc 10.2-12). Mas em 1 Coríntios 7.15, o apóstolo Paulo fala acerca dessa triste realidade como iniciativa do cônjuge descrente. Todavia, o apóstolo aconselha que, se o cônjuge descrente não se opuser à fé do que aceitou ao Senhor Jesus, então não deve o crente, em hipótese alguma, abandoná-lo (1 Co 7.12,13).

A fim de garantir uma convivência pacífica é imprescindível não entrar em conflitos, evitando discussões sobre religião ou igreja. Torne o seu dia a dia agradável; mostre ao cônjuge que servir a Cristo transforma um dia ruim em uma noite tranquila. Se houver algum problema na igreja, ou algo que não concorde, é prudente não dividir tal assunto em casa, pois o cônjuge não compreenderá, podendo até mesmo desenvolver uma aversão pelas coisas de Deus. Como já dissemos, a convivência deve ser pacífica (Rm 12.18).

Observemos, ainda, este conselho de Pedro: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra, considerando a vossa vida casta, em temor” (1 Pe 3.1,2). Esse conselho também vale para o homem.


2. Santificando o cônjuge. A Bíblia afirma que o cônjuge que serve ao Senhor santifica o não crente (1 Co 7.14). É muito importante ressaltar que a santidade a que se refere o apóstolo não leva à salvação. Isto é, um incrédulo não pode ser salvo através da experiência salvadora do outro, pois a salvação é individual e intransferível.

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.



Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 07 – A divisão espiritual no lar. I – Convivendo com o cônjuge não crente. 1. A convivência com o cônjuge descrente. 2. Santificando o cônjuge. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.




___________________________

Amados por motivo de viagem eu ainda estou elaborando os slides desta lição
A todos uma excelente semana!

Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Uma benção!Só tenho a agradecer!

    ResponderExcluir
  2. Márcia Pimenta, eu que agradeço a visita e aprovação de vocês ao nosso trabalho. Volte sempre! Não esqueça de nos colocar na vossa lista de orações. Um grande abraço!
    Ismael Pereira de Oliveira

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!