Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

03 julho 2011

LIÇÃO 02 - A MENSAGEM DO REINO DE DEUS / TEXTO ÁUREO / VERDADE PRÁTICA / INTRODUÇÃO


"O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1.15)

* "O comportamento do cristão deve ser em tudo norteado pela mensagem do Reino de Deus."

* "Em seu ministério terreno, Jesus proclamou a mensagem do Reino de Deus ao mundo"

Comentário: Pb. Ismael Pereira de Oliveira
          Pela graça de Deus iremos estudar a segunda lição do trimestre. Durante este mês de Julho não farei comentários para cada slides por motivo de férias, farei apenas uma síntese. Mas teremos subsídios de outros professores.
          Qual é a mensagem do Reino de Deus? A mensagem do Reino pode ser observada na Bíblia Sagrada de Gêneses ao Apocalipse, com maior destaque para os ensinamentos de Jesus. O mestre Jesus conseguiu inclusive fazer um resumo da mensagem do Reino em duas frases: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas." (Mt 22.35-38).
          Observe no resumo que o Senhor Jesus fez, uma palavra muito importante aparece nas duas frases "amarás". Se tivéssemos que resumir toda a mensagem do Reino de Deus em uma palavra, essa seria a palavra. Portanto, quem não praticar o amor com a mesma intensidade que Jesus disse, não pode fazer parte do Reino de Deus.
          Analisemos agora a primeira frase do resumo de Jesus. " Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." Haverá alguma dificuldade de obedecer a Deus quando o homem amar o Senhor com essa intensidade? Com certeza não haverá, porque nessa relação o amor é recíproco, Deus também nos ama com muita intensidade "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..." (Jo 3.16). Quem ama não deseja o mal para o seu amado, muito pelo contrário, quem ama sofre no lugar da pessoa amada para não vê-la sofrer, foi o que Jesus fez, carregou sobre si as nossas dores, as nossas transgressões e pagou o preço que eu e você deveríamos pagar pelos nossos erros, morrendo lá na cruz do Calvário.
         Obedecer a Deus é fácil quando eu entendo duas coisas: primeiro, estarei obedecendo a alguém que me ama muito "Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro" (1Jo 4.19). Segundo, qual é o resultado de amarmos a Deus com toda a nossa alma? "Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28). Portanto, o Senhor transformará em bem todas as coisas na vida de quem ama a Deus. Para entrar no Reino de Deus tem que obedecer ao Rei Jesus, se nós O amarmos, obedeceremos a Ele em tudo. No Reino de Deus as pessoas obedecem as suas regras por amor e não por imposição.
          Agora vamos analisar a segunda frase do Resumo de Jesus. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Você já parou para imaginar um lugar onde todas as pessoas que ali vivem, amam o seu próximo como a si mesma? Já imaginou a harmonia nas relações interpessoais? não haveria necessidade de um poder judiciário! O respeito, a compreensão, a solidariedade, a paz, a segurança etc, estariam presentes no convívio dessas pessoas. Você gostaria de morar em um lugar assim? No Reino de Deus só entram pessoas que amam o próximo como a si mesmo.
          O Reino de Deus tem como base o amor, por isso que esse Reino significa: justiça, paz e alegria. Podemos praticar as regras do Reino de Deus aqui na terra, e a mensagem do Reino de Deus pode ser aplicada a qualquer homem e em qualquer lugar do mundo.
          Tenha uma boa aula querido professor! Um grande abraço!

* Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 02, Texto áureo, Verdade prática e Introdução.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!