LIÇÃO
08 - UMA ALIANÇA SUPERIOR
TEXTO
ÁUREO
"Porque
este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o
Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as
escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo." (Hb 8.10)
VERDADE
PRÁTICA
A
Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque se fundamenta em promessas
superiores.
Hebreus
8.1-10
1
- Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está
assentado nos céus à destra do trono da Majestade,
2
- ministro do santuário e do verdadeiro
tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3
- Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios;
pelo que era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
4
- Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda
sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5
- os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés
divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito:
Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou.
6
- Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de
um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.
7
- Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar
para o segundo.
8
- Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que
com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto,
9
- não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela
mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu
concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10
- Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei
com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e
em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por
povo.
INTRODUÇÃO
O
capítulo oito da Carta aos Hebreus apresenta uma aliança superior; um santuário
superior e também um sumo sacerdote, Cristo Jesus, com um ministério igualmente
superior. O antigo santuário terreno, com seu complexo sistema de ritos, dera
lugar a um novo santuário, o celestial, onde o próprio Jesus oficia como Sumo
Sacerdote. Mas Ele não é apenas um Sumo Sacerdote, Ele é o sumo sacerdote-rei,
que está sentado à destra do Pai para interceder pelo seu povo. A Nova Aliança
tornou obsoleta a Antiga por ser de natureza espiritual, interior e de se
firmar em superiores promessas.
I
- UM SANTUÁRIO SUPERIOR
1. Pertencente a uma
dimensão superior.
Tanto o judaísmo como o cristianismo estavam familiarizados com a figura do
tabernáculo de Moisés. No livro do Êxodo constam as instruções dadas por Deus a
Moisés para a construção do Santuário (Êx 25.1-9). As
recomendações dadas a Moisés, conforme expõe o registro sagrado, eram
destinadas a construção de um santuário, onde Deus habitaria com eles (Êx 25.8). Essa era, portanto, a finalidade terrena do
tabernáculo móvel e era nesse tabernáculo que tanto os sacerdotes como o sumo
sacerdote exerciam seus ministérios. Todavia, foi no santuário celestial que
Cristo entrou para oficiar, como Sumo Sacerdote, em nosso favor. Para o escritor
aos Hebreus, esse tabernáculo é o próprio céu que é chamado de "verdadeiro
Tabernáculo" por pertencer à dimensão celestial.
2. Possuidor de uma
natureza superior. O
santuário terreno, mesmo tendo sido construído com objetos e metais preciosos,
não era o verdadeiro tabernáculo, mas apenas um modelo do verdadeiro. Na
verdade, o tabernáculo terreno era um tipo que aponta para o santuário
celestial: "Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te
mostrou" (Hb 8.5). Ele era o lado visível de uma
realidade invisível. Invisível, mas real! O santuário terreno era por natureza
temporal, figura do verdadeiro santuário, que é espiritual e eterno. Foi nesse
santuário que Jesus se tornou "ministro do santuário, e do verdadeiro
tabernáculo" (Hb 8.2).
3. Possuidor de uma
importância superior.
É possível vermos a relevância do tabernáculo celeste quando o contrastamos com
o terrestre. Certo autor destaca três grandes importâncias do tabernáculo
terrestre. Primeiramente o tabernáculo propiciava as condições necessárias para
manter comunhão no relacionamento com Deus. No tabernáculo celestial essa
condição é plenamente satisfeita. Em segundo lugar, o tabernáculo era a
garantia da presença divina no meio do seu povo. Esse fato faz com que o
tabernáculo se conforme em cada detalhe ao seu caráter divino, isto é, unidade
e santidade. Deus requer um santuário; o Deus santo exige um povo santo (Lv 19.2). No tabernáculo celeste, habita a plenitude da
divindade. Em terceiro lugar, o tabernáculo revelava a perfeição e a harmonia
do caráter do Senhor vistas na sua arquitetura, tais como as gradações em
metais e materiais, os graus de santidade exibidos no átrio, o lugar santo e o
santo dos santos. Mas tudo isso era apenas "sombra" da perfeição e
harmonia do tabernáculo celeste.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A
Nova Aliança é dotada de uma dimensão superior, de uma natureza superior e de
uma importância superior à Antiga.
II
- UM MINISTÉRIO SUPERIOR
1. No aspecto posicional. O autor mostra através de seus
argumentos que Jesus, de fato, deve ser visto como verdadeiro sumo
sacerdote-rei. Já foi destacado em lições anteriores que no Antigo Pacto nenhum
rei exerceu de forma legítima a função de rei-sacerdote. Dois exemplos bíblicos
de reis que tentaram atuar como sacerdotes, mas que foram reprovados são os de
Saul e Uzias. Jesus é o único Sumo Sacerdote-Rei que cumpriu as exigências da
profecia bíblica do Salmo
110.4. Por ser de uma
ordem superior, a ordem de Melquisedeque, Ele não está sujeito às exigências do
sistema levítico. E por ser Sumo Sacerdote da ordem de Melquisedeque também não
está limitado a um tabernáculo terreno. O seu santuário, onde Ele oficiou, é divino,
além de maior e melhor em dois outros aspectos.
2. No aspecto funcional. No Antigo Pacto, os sacerdotes
adentravam no tabernáculo para oferecer suas ofertas e sacrifícios muitas
vezes, e o sumo sacerdote uma vez no ano (Hb 8.3). Cristo,
à semelhança do sistema sacerdotal arônico, também deveria ter oferta para
oferecer. Contudo, há duas coisas que diferenciam o sacerdócio de Cristo com o
do Antigo Pacto: Ele mesmo se deu em sacrifício (1 Co 5.7) e este, ao contrário do sacrifício
levítico, não mais se repete, foi efetuado de uma vez por todas. Cristo,
portanto, não está mais oferecendo sacrifício no céu de forma repetida como
fazia os sacerdotes levitas. Agora, Ele intercede por todos os que o invocam.
3. No aspecto cultual. O autor escreve a partir da
perspectiva de que o culto levítico continuava em pleno funcionamento. Havia
ainda nos seus dias sacerdotes que ofereciam sacrifícios e ofertas de acordo
com a lei (Hb 8.4). A atividade sacerdotal juntamente com
as demais funções exercidas pelos sacerdotes estava estritamente relacionada ao
culto. Nesse aspecto, o sacerdócio de Cristo era superior porque sua atividade
cultual era em tudo superior, visto se realizar no santuário celestial.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
A
Nova Aliança inaugurada por Cristo é superior à Antiga no aspecto posicional,
funcional e cultual.
III
- UMA PROMESSA SUPERIOR
1. De natureza interior
e espiritual. Debaixo
da Antiga Aliança, Deus havia chamado os israelitas para ser o seu povo (Êx 19.5,6). Essa Aliança fora escrita
em tábuas de pedras, revelando assim o seu lado exterior. Nesse aspecto, a lei
agia de fora para dentro (Hb 8.9). Tendo o povo de Deus falhado
em cumprir as exigências legais da Antiga Aliança, Deus prometeu fazer uma
Nova. Nessa Nova Aliança, a lei divina não mais seria escrita em tábuas de
pedras, mas sim no coração. Não mais do lado de fora, mas do lado de dentro (Hb 8.10).
2. De natureza
individual e universal.
A Antiga Aliança é contrastada com a Nova também quanto ao seu alcance. Na
Antiga Aliança, nem todos conheciam ao Senhor, o que estava reservado somente
ao sacerdote, ao escriba e àqueles que se especializavam em minúcias da Lei.
Nos dias de Jesus, era comum encontrar os "mestres da lei" que
frequentemente eram consultados sobre os detalhes da Torá. Todavia, na Nova
Aliança o Senhor prometeu que "todos me conhecerão" (Hb
8.11). Na Nova Aliança o conhecimento do Senhor está à disposição de todos
os crentes e não apenas de uma classe privilegiada.
3. De natureza
relacional. O aspecto
relacional é posto em evidência na citação deste versículo: "Porque serei
misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas
prevaricações não me lembrarei mais" (v.12). A Nova Aliança é um concerto de misericórdia, graça e
perdão. Certo autor destaca que o antigo sistema separava a religião da vida. O
homem podia ser reto cerimonialmente e perverso no coração, ou reto no coração
e incorreto cerimonialmente. Na Nova Aliança, em vez de uma "recordação de
pecados todos os anos" (Hb 10.3 - ARA), como na
Antiga Aliança, Deus não mais se lembra dos pecados de seu povo (Hb 10.17).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A
promessa do Novo Concerto é de natureza interior e espiritual; de natureza
individual e universal; bem como de natureza relacional.
CONCLUSÃO
O
autor já havia mostrado a superioridade do sacerdócio de Jesus sobre o arônico
e levítico quando o coloca como pertencente à ordem de Melquisedeque. Agora,
ele mostra que esse sumo sacerdote possui um ministério superior porque
ministra em um santuário superior e é o fiador de uma superior aliança. Por
pertencerem a essa Nova Aliança, os crentes desfrutam de promessas superiores.
Por isso glorificamos a Deus por essas bênçãos.
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Referências
Revista
Lições Bíblicas. A SUPREMACIA DE CRISTO,
Fé, esperança e ânimo na Carta aos
Hebreus. Lição 08 – Uma Aliança Superior. I – Um santuário superior. 1. Pertencente
a uma dimensão superior. 2. Possuidor de uma natureza superior. 3. Possuidor de
uma importância superior. II – Um ministério superior. 1. No aspecto posicional.
2. No aspecto funcional. 3. No aspecto cultual. III – Uma promessa superior. 1.
Da natureza interior e espiritual. 2. De natureza individual e universal. 3. De
natureza relacional. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2018.
Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor
na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12.
Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 -
984070979 (Oi) e 63 – 981264038 (Tim), pregação e ensino.
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