Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

02 abril 2016

LIÇÃO 01 - A EPÍSTOLA AOS ROMANOS / SUBSÍDIO APRESENTADO PELO PR. ISMAEL OLIVEIRA / REVISTA DA CLASSE ADULTOS






A VISÃO DO APÓSTOLO PAULO QUANDO ESCREVEU A CARTA AOS ROMANOS

VISÃO DO PASSADO

Quando o Apóstolo Paulo escreveu a Epístola aos Romanos ele estava realizando a Obra de Deus nos territórios da Acaia e da Macedônia, conforme o texto bíblico de Romanos 15:25-27 Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais”.

Esse texto mostra-nos a visão do Apóstolo para o passado, ou seja, a visão com aqueles que já foram evangelizados. Ele não esqueceu dos irmãos da igreja primitiva, e trabalhava com uma preocupação de atender as necessidades materiais dos irmãos de Jerusalém. Por isso ele coletou ajuda entre os irmãos que estão na região da Macedônia e da Acácia com o objetivo de abençoar os irmãos pobres de Jerusalém. Um apóstolo preocupado com a assistência social na Igreja do Senhor.

Que lição preciosa! Precisamos de obreiros com a visão do Apóstolo Paulo, que consiga olhar para trás e preocupar-se com os mais necessitados, com os mais carentes, com os enfermos, com os órfãos e com as viúvas que se encontram na Igreja do Senhor Jesus. Um obreiro que ao recebe uma ajuda financeira para assistência social, não desvie a finalidade dessa oferta, que use os recursos da igreja para amparar os necessitados e não para fazer fortunas nesta terra, que a visão seja a coletividade e não o individualismo, que sinta compaixão, amor e saiba estender a mão a quem precisa.

Infelizmente hoje se percebe muitas pessoas insensíveis, sem visão, sem compaixão, sem amor e que se julgam acima de todos só porque tem um chamado para fazer a Obra de Deus. Querem ser ajudados, mas não querem ajudar, querem que todos vejam quando precisa, mas não vê quando outros precisam. Há muitos líderes egoístas, gananciosos e presunçosos, tais pessoas estão muito longe de serem imitadores do Apóstolo Paulo.

Sabemos também que ainda há obreiros apaixonado pela Obra de Deus e com a mesma visão do Apóstolo Paulo, há líderes que se preocupam e cuidam do rebanho do Senhor, cheios de amor, que visita o pobre e o necessitado. Oremos para que Deus conserve esses bons obreiros na sua Obra e levante mais líderes com a visão do Apóstolo Paulo em nossos dias.

Outra visão para o passado que revela o Apóstolo Paulo é vista na Carta aos Romanos, pois os destinatários da Carta também já haviam conhecido a Cristo, escreveu para os irmãos que moravam na capital do mundo naquela época, judeus e gentios "A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (Rm 1:7). Qual era a sua preocupação do Apóstolo Paulo com esses irmãos? Não era de dar a eles uma assistência social, mas, uma assistência espiritual, levar esses irmãos ao crescimento espiritual através das verdades doutrinárias da Palavra de Deus.

Essa visão deve também ser encontrada nos obreiros da atualidade, olhar para o rebanho do Senhor e os conduzir a pastos verdejantes, alimentá-los com as verdades da Palavra de Deus. Ter prazer em vê-los crescendo a cada dia na presença do Senhor, mostrar-lhes a Graça de Deus. Aleluia! O Apóstolo Paulo fez o seu sacrifício dedicando tempo falar com os irmãos em Roma e buscou inspiração divina para escrever, também procurou pessoas que levariam a Carta até aos irmãos de Roma. Qual o sacrifício você tem feito para fazer a Palavra de Deus chegar a todos os irmãos? É preciso pagar um preço para alimentar o povo de Deus, dedique-se, ore, leia, consagre-se e ministre o que Deus te entregar.

O povo precisa da Palavra de Deus e não de modismos ou imitações baratas  que o mundo pratica nas suas concupiscências. O que sustenta o rebanho é pastos verdejantes e águas tranquilas "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. (Sl 23:2). A Obra de Deus não consiste em templos luxuosos, mas na Palavra de Deus genuína, pura e santa ministrada ao coração do povo.

VISÃO DO PRESENTE

Depois de analisar duas visões para o passado (social e espiritual), veremos agora a terceira visão do Apóstolo Paulo, a visão do presente. Paulo não esqueceu da pessoa que o servia, que lhe deu hospedagem e que levaria a carta aos irmãos em Roma, a irmã Febe, “Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo” (Rm 16:1,2).

Saber reconhecer as pessoas que lhe servem é uma característica de um excelente líder, valorizar as pessoas que são grandes auxiliares no ministério e dar-lhes as honras e recomendações devidas faz parte da nobreza de um líder. Que a visão do presente não falte aos nossos líderes, que eles não sejam injustos e ingratos para com os cooperadores na Obra de Deus. Há muitos irmãos feridos com seus líderes, pois sempre se esforçaram para ajudar e nunca foram reconhecidos, não importa se homem ou mulher, se criança, jovem, adulto ou idoso, se o trabalho é de limpar, ornamentar, ensinar ou pregar, pois todos cooperam para o bom andamento da Obra de Deus.

A falta de visão com o presente tem desmotivado muitas pessoas talentosas na Obra de Deus. Todo líder deve ser observador para saber quem trabalha e como trabalha, todo líder deve ser humilde para saber que Deus constituiu alguns como mão e outros como pés no corpo de Cristo. Todo o corpo está interligado e todos são extremamente importantes na Casa do Senhor, não devemos desprezar ninguém, o menor será o maior no Reino de Deus.

VISÃO DO FUTURO

O Apóstolo Paulo revelou na carta aos irmãos em Roma que já tinha uma visão missionária com os gentios que se encontravam na Espanha, “Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha (Rm 15:28). Desta forma, percebemos o quanto Paulo era apaixonado pela Obra de Deus e o quanto se esforçava para alcançar mais pessoas com a Palavra do Senhor.

Se um líder não consegue olhar para o futuro, não tem paixão pelas almas perdidas e não se esforça para expandir o trabalho do Senhor, com certeza trilhará o caminho do comodismo, da estagnação e até da regressão. A Palavra de Jesus é bem clara, todos nós devemos ter essa visão de futuro, “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16:15).

A missão da Igreja do Senhor só vai se completar se tivermos uma visão direcionada para o futuro “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. (Mt 24:14).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao escrever a Carta aos Romanos o Apóstolo Paulo revela quais as visões que ele tinha da Obra de Deus e como se esforçava para cumprir o seu ministério. Por isso, o seu ministério foi e continua sendo impactante até os dias atuais. A visão do líder diz quem ele é na Obra do Senhor, também revela o tamanho do seu ministério e a influência do seu trabalho que ficará para as próximas gerações e para a eternidade.

Oremos a Deus para que sejam levantados mais líderes que busquem a visão do Apóstolo Paulo na Obra do Senhor e não só o título de “Apóstolo” como temos visto atualmente.

Bons estudos e boa aula!

Deus vos abençoe!

Subsídio elaborado pelo Pastor Ismael Oliveira - Diretor do site www.escola-dominical.com

Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus! Bom dia, caro irmão e amigo Pr Ismael, é impossível não deixar uma mensagem de estimulo e ao mesmo tempo de agradecimento pelo seu excelente trabalho e dedicação para com a obra de Deus, e para com os irmãos em Cristo que degustam e tem a alegria de contar com esta página da EBD, desejo para você sucesso extensivo a sua digníssima família. Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo, pastor Julio César Martins! Deus o abençoe pela parceria na divulgação do nosso trabalho. Suas palavras tem nos motivado muito, continue nos ajudando em oração! Em muitos momentos já estivemos perto de desistir deste projeto, não é fácil. Mas, até aqui nos ajudou o Senhor. Um forte abraço reverendo! Deus o abençoe! Shalom Adonai! Pr. Ismael Oliveira

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!