LIÇÃO
13 - O DESTINO FINAL DOS MORTOS
TEXTO
ÁUREO
"Se esperamos em Cristo só nesta
vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Co 15.19).
VERDADE
PRÁTICA
Os salvos, que morrerram em Cristo,
aguardam a ressurreição no céu e os ímpios a esperam no Hades, em sofrimento
indizível.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos o destino
final dos ímpios e dos salvos em Jesus Cristo.
A Palavra de Deus nos garante que não
será em vão a nossa esperança em Jesus Cristo, pois pela fé já temos assegurado
um futuro glorioso ao seu lado. Para os ímpios, que não se arrependeram, é
reservado o sofrimento e a condenação eterna, pois suas escolhas enganosas os
levaram a desprezar a salvação de Deus.
I -
O ESTADO INTERMEDIÁRIO
1. O
que é? É o estado entre a morte física e a ressurreição, tanto
dos salvos, como dos ímpios. Os salvos terão um destino diferente dos ímpios:
"Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão
nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a
ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da
condenação" (Jo 5.28,29). A Palavra de Deus afirma que não existe
purgatório e que também não há o "sono da alma", nem tampouco a
reencarnação, como creem alguns. Depois da morte segue-se o juízo divino.
2. O
Sheol e o Paraíso. Sheol é um termo hebraico que pode
significar sepultura ou "lugar ou estado dos mortos". Em o Novo
Testamento, Sheol é traduzido por Hades. Normalmente o Hades é visto como um
lugar destinado aos ímpios. Deus livra o justo do Sheol ou da sepultura (Sl
49.15). O Sheol (inferno) é lugar de punição para os ímpios que não se
arrependeram dos seus pecados e não entregaram suas vidas a Jesus Cristo (cf.
Sl 9.17).
O
vocábulo "paraíso" é de origem persa e significa um parque ou jardim
de paz e harmonia. Foi usado pelos tradutores da Septuaginta para significar o
Jardim do Éden (Gn 2.8). Aparece apenas três vezes no Novo Testamento (Lc
23.43; 2 Co 12.4; Ap 2.7).
3. O
lugar dos mortos. Os Teólogos entendem que "o lugar dos
mortos", o Hades, estava dividido em duas partes. Estes tomam como base o
texto de Lucas 16.19-31, no texto que se refere a Lázaro e ao rico. O primeiro,
fiel a Deus, foi levado para o "Seio de Abraão", ou ao Paraíso,
estando em repouso e felicidade. O rico, orgulhoso e incrédulo foi para o
Hades, onde experimenta angústia e sofrimento atroz. Myer Pearlman diz que
Cristo desceu ao Sheol (Sl 16.10; 49.15), "ao mundo inferior dos espíritos"
(Mt 12.40; Lc 23.42,43), e libertou os santos do Antigo Testamento levando-os
consigo para o paraíso celestial (Ef 4.8-10). O lugar ocupado pelos justos que
aguardam a ressurreição foi trasladado para as regiões celestiais (Ef 4.8; 2 Co
12.2). Desde então, os espíritos dos justos sobem para o céu e os espíritos dos
ímpios descem para a condenação (Ap 20.13,14). Segundo os textos bíblicos, o
Paraíso estaria em cima (Pv 15.24a) e o Hades embaixo (Pv 15.24b).
II -
A SITUAÇÃO DOS MORTOS
Qual é a real situação daqueles que já
morreram? O texto de Lucas 16 nos mostra a diferença entre o estado dos ímpios
e dos justos após a morte. Vejamos:
1. O
estado intermediário dos salvos. Na história do rico e
Lázaro (Lc 16), vemos o estado intermediário dos salvos. O justo ao morrer é
conduzido pelos anjos até o Paraíso (v. 22). Que privilégio, que honra têm os
salvos ao morrer, e serem recepcionados pelos anjos. Ao ladrão da cruz Jesus
disse: "Hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23.42,43). O espírito e a
alma deixam o corpo e permanecem no lugar de espera (Paraíso), aguardando a
ressurreição na Vinda de Jesus.
2.
Os justos são recebidos pelo Senhor. É o próprio Senhor Jesus
quem recebe o espírito dos justos após a morte. Tomemos como exemplo o caso de
Estevão que está narrado em Atos 7.59. Para espanto dos ímpios, eles verão
Jesus recepcionar gloriosamente os que o aceitaram como Salvador.
Os que morreram em Cristo, bem como os
ímpios, vão manter sua identidade pessoal, sua personalidade e consciência
depois da morte. Moisés, tendo sido sepultado por Deus, aparece, falando com
Jesus no Monte da Transfiguração (Mt 17.3; Lc 9.30-32), ao lado de Elias, que
foi arrebatado. Note-se que são os mesmos nomes, Moisés e Elias.
A despeito de tudo o que foi dito,
devemos lembrar que, para o salvo, a morte é um ganho: "Porque para mim o
viver é Cristo, e o morrer é ganho". Paulo tinha o "desejo de partir
e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fp 1.21,23).
3. O
estado intermediário dos ímpios. Eles vão para o Sheol ou
Hades, ou seja, o inferno, que é o seu destino final (Sl 9.17). Nesse
"estado intermediário", aguardam seu julgamento final.
O Hades é um lugar "embaixo",
ou seja, oposto ao céu ("seio de Abraão"). O rico "ergueu os
olhos", vendo "ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio" (v. 23):
"Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do
inferno que está embaixo" (Pv 15.24).
Fato é que os ímpios sofrerão e estarão
conscientes. O rico ímpio estava em "tormentos" (v. 23) e clamava
pedindo misericórdia (v. 24). Os ímpios que morreram sem Cristo estão "em
prisão" (1 Pe 3.19) e ali eles vão se lembrar dos que ficaram na Terra (v.
28). As Escrituras Sagradas afirmam que estes não podem ser consolados por
ninguém: "E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de
sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os
de lá, passar para cá" (v. 26).
Fica, pois, evidente que aqueles que
descem ao Hades não podem se comunicar com os vivos. Eles são lembrados de que
em vida tiveram oportunidade de ouvir as Escrituras, mas desprezaram as suas
advertências (v. 27-31).
III
- O DESTINO FINAL DOS MORTOS
Após passarem pelo "estado
intermediário", os mortos ressuscitarão. Os salvos irão para a "vida
eterna" e os ímpios, "para desprezo eterno" (Jo 5.28,29).
1. O
estado final dos salvos. Após a primeira ressurreição (Rm
8.11), os salvos vão para as Bodas do Cordeiro, passarão pelo Tribunal de
Cristo, e viverão com Deus por toda a eternidade. Esse é o destino final dos
salvos. Seus corpos ressuscitarão e se tornarão incorruptíveis (cf. 1 Co
15.42-44). O mesmo corpo que morreu será transformado por Deus e ressuscitará
"em glória", semelhante ao corpo de Jesus ao ressuscitar (Fp 3.21).
2. O
estado final dos ímpios. Os ímpios ressuscitarão para
"vergonha e desprezo eterno" (Dn 12.2). Seu destino final é o lago de
fogo (Ap 20.15), onde "haverá pranto e ranger de dentes" (Mt
22.13). Ali os ímpios desfrutarão da
companhia do Diabo, do Anticristo e do Falso Profeta (Ap 20.10; 21.8).
Atualmente, muitos ímpios ficam impunes, mas no inferno estes receberão o
castigo eterno por tudo o que fizeram de mal (2 Ts 1.9).
CONCLUSÃO
O estudo da Escatologia é um dos mais
edificantes para a Igreja em todos os tempos, principalmente no presente
século, quando muitos sinais dão a entender que a vinda de Jesus poderá
acontecer a qualquer momento.
Que você possa prosseguir com o estudo
da Escatologia Bíblica. Leia a Palavra de Deus, ore, jejue e esteja aguardando
o maior acontecimento escatológico de todos os tempos: O arrebatamento da
Igreja do Senhor Jesus Cristo.
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Referências
Revista Lições Bíblicas. O FINAL DE TODAS AS COISAS, Esperança e glória para os salvos. Lição
13 – O destino final dos mortos. I – O estado intermediário. 1. O que é? 2. O
Sheol e o Paraíso. 3. O lugar dos mortos. II – A situação dos mortos. 1. O
estado intermediário dos salvos. 2. Os justos são recebidos pelo Senhor. 3. O
estado intermediário dos ímpios. III – O destino final dos mortos. 1. O estado
final dos santos. 2. O estado final dos ímpios. Editora CPAD. Rio de Janeiro –
RJ. 1° Trimestre de 2016.
Elaboração
dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia
de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB,
número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 –
81264038 (Tim), pregação e ensino.
Amado, esta lição vai mencionar o inferno e é um assunto muito debatido e controvertido, eu creio na existencia do inferno, As Escrituras Sagradas mostram palavras como hades, sheol,geena, lago de fogo e enxofre,tartaro(aparece apenas uma vez na Bílbia ),a palavra inferno é uma palavra polissemica, denota varios significados, depende do contexto.Pode significar sepultura, profundezas,pó etc.Eu ja publiquei pelo ao menos 02 artigos sobre isto em meu blog e elaborei uns 07 videos de aprox. 10 min cada um sobre este assunto muito polemico por sinal.O mesmo deve ser muito bem explicado em nossas igrejas!!!.
ResponderExcluirHá muitos crentes incautos e levados por qualquer vento de doutrina, que acaba crendo na INEXISTENCIA DE UM LUGAR DE SOFRIMENTO para os desobedientes a Palavra.Vamospreservar a sã doutrina!!!.Paz.O link esta abaixo:
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