LIÇÃO
11 - A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL
TEXTO
ÁUREO
"Por esta causa te deixei em Creta,
para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em
cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei." (Tt 1.5)
VERDADE
PRÁTICA
A igreja local deve subordinar-se à
orientação de Deus, através de sua Palavra, que é o "Manual de
Administração Eclesiástica" por excelência.
INTRODUÇÃO
Com esta lição estaremos iniciando o
estudo da Epistola de Tito. Timóteo recebeu a incumbência de exortar uma igreja
que estava sofrendo com os ataques dos falsos mestres. A missão de Tito era
semelhante a de Timóteo, mas com um encargo a mais, que foi o de estabelecer
presbíteros, "em cada cidade", pondo "em ordem" a Igreja.
Paulo mostra, na Carta a Tito, que não era apenas pregador, ensinador e
"doutor dos gentios", mas também um administrador eclesiástico.
I -
A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO
1. O
intento da Epístola. Qual era o principal propósito da Epístola
de Tito? O objetivo de Paulo era dar conselhos ao jovem pastor Tito a respeito
da responsabilidade que ele havia recebido. Tito recebeu a incumbência de
supervisionar e organizar as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado a
ilha com Tito e o deixou ali com esta importante incumbência (v. 5).
2.
Data em que foi escrita. Acredita-se que foi escrita no ano de
64.d.C., aproximadamente. A carta a Tito foi escrita na mesma época da Primeira
Carta a Timóteo. Provavelmente foi redigida na Macedônia, durante as viagens
que Paulo fez quando esteve sob a custódia dos romanos.
3.
Um viver correto. Como ministro do evangelho, Paulo exige
ordem na igreja e que os irmãos vivam de maneira correta, santa. Segundo a
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, a ilha de Creta era conhecida pela
preguiça, glutonaria e maldade de seus habitantes. Ao aceitar a Cristo como
Salvador, o novo convertido torna-se santo pela lavagem da regeneração do
Espírito (Tt 3.5), por meio da Palavra de Deus (Ef 5.26). A santificação é
também um processo gradual e contínuo que conduz ao aperfeiçoamento do caráter
e da vida espiritual do crente, tornando-o participante da natureza divina (2
Pe 1.4). Sem a santificação, jamais alguém verá a Deus (Hb 12.14).
II -
O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS
1. Qualificação dos pastores. Em
sua carta a Tito, Paulo enfatiza as qualificações do bispo, em relação a
família, como homem casado, fiel à sua esposa e na criação de seus filhos de
forma exemplar (v. 6). Paulo diz que os filhos dos ministros, presbíteros ou
pastores, não devem ser "acusados de dissolução", nem de serem
"desobedientes". No original, tais adjetivos vêm de anupotaktos,
"não sujeito", "indisciplinado", "desobediente".
O exemplo mau dos filhos do sacerdote Eli é referência negativa para a família
dos pastores (1 Sm 2.12, 31). Paulo mostra que o bispo deve ser uma pessoa
íntegra, irrepreensível, "como despenseiro da casa de Deus" (v.7);
Por outro lado, ensina também que o bispo não pode ser "soberbo",
"iracundo", "dado ao vinho", "não espancador",
"cobiçoso de torpe ganância" (vide os mercantilistas na atualidade
que só trabalham por dinheiro); Paulo instrui que o obreiro precisa ser
"[...] dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo,
temperante" (Tt 1.8).
2.
Crentes, porém problemáticos. Paulo ressalta o respeito
que o presbítero deve ter à doutrina e a autoridade ministerial para argumentar
com os contradizentes (vv. 9,10). Entre os crentes da igreja de Creta, haviam
os "complicados" e "contradizentes", "faladores",
tipos não raros em igrejas nos tempos presentes. Mas o apóstolo indicou a
maneira de tratá-los. Aos contradizentes e desobedientes ao ensino da Palavra
de Deus, Paulo demonstra não ter nenhuma afinidade com eles, pois são
perigosos, não só para a igreja local, mas para as famílias cristãs, e devem
receber a admoestação e repreensão à altura: "[...] aos quais convém tapar
a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por
torpe ganância" (v.11). O fato de tais falsos crentes terem espaço para transtornar
"casas inteiras" se devia à realidade das igrejas cristãs em seus
primórdios. Elas funcionavam, em grande parte, nas residências dos convertidos
(Rm 16.5; 1 Co 16.19; Cl 4.15). Além de desordenados, eles são
"faladores" e murmuradores.
3.
Não dar ouvidos a ensinos falsos. Tito, na condição de
"supervisor", estabelecendo igrejas, "de cidade em cidade",
tinha que ministrar a palavra de edificação e advertência contra os falsos
cristãos. Deveria repreendê-los de modo veemente. Na verdade, eles eram
desviados da verdade. Mais adiante, Paulo resume como tratar os desviados e
hereges: "Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação,
evita-o" (Tt 3.10).
III
- A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS
1.
Tudo é puro para os puros (v. 15). Paulo diz que "todas
as coisas são puras para os puros" (Tt 1.15), pois esses procuram viver
segundo a Palavra de Deus. Aqueles que vivem de modo santo não veem mal em
tudo, pois seus olhos são bons, santos. Isso é reflexo de suas mentes e
corações bondosos. Deus nos chamou para sermos santos em todas as esferas e
aspectos da nossa vida (1 Pe 1.15). Quem despreza esse ensino não despreza ao
homem, mas sim a Deus.
2.
Nada é puro para os impuros (v. 15). De fato, para os
"contaminados e infiéis", tudo o que eles pensam e praticam é de má
natureza. O motivo pelo qual "nada é puro para os contaminados" é
porque "confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo
abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra" (v.16).
Esses são hipócritas e maliciosos, pois dizem uma coisa e fazem outra.
3.
Conhecem a Deus, mas o negam com as atitudes (v. 16).
Atualmente muitos dizem conhecer a Deus, porém, se olharmos para suas atitudes
veremos que estes nunca conheceram ao Senhor. A nossa conduta revela a nossa fé
e o nosso relacionamento com Deus. O que as pessoas aprendem com você ao
observar a sua conduta na igreja e fora dela?
CONCLUSÃO
A administração de uma igreja requer a
observância de preceitos e diretrizes, emanadas da Palavra de Deus, o maior e
melhor "manual de administração eclesiástica". Por isso, Paulo
escreveu três cartas pastorais, visando o estabelecimento, a organização e o
crescimento sadio da Igreja do Senhor Jesus.
------------------------------------------------
Referências
Revista Lições Bíblicas. A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO, As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais.
Lição 11 – A organização de uma igreja local. I – A epístola enviada a Tito. 1.
O intento da Epístola. 2. Data em que foi escrita. 3. Um viver correto. II – O
pastor precisa proteger o rebanho de Deus. 1. Qualificação dos pastores. 2. Crentes,
porém problemáticos. 3. Não dar ouvidos a ensinos falsos. III – A percepção da
pureza para os puros e para os impuros. 1. Tudo é puro para os puros. 2. Nada é
puro para os impuros. 3. Conhecem a Deus, mas negam com as atitudes. Editora
CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2015.
Elaboração
dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia
de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB,
número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 –
81264038 (Tim), pregação e ensino.
Comente com o Facebook: