Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

03 julho 2015

LIÇÃO 01 - UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA / SUBSÍDIOS / REVISTA DA CLASSE ADULTOS





 
Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Mestre Adultos da CPAD, Pastor: Elinaldo Renovato de Lima







EBD em Libras - Mãos Consagradas SP - www.maosconsagradas.com.br













Análise e abordagem do 3º Trimestre de 2015 das Lições Bíblicas - A igreja e o seu testemunho: as ordenanças de Cristo nas cartas pastorais, com a apresentação do Prof. Humberto de Sobral Bezerra, presidente da APEB, com a participação dos pastores José Serafim de Oliveira e Marcos Alexandre Ferreira e do evangelista Caramuru Afonso Francisco













AULA MINISTRADA PELO Dr. Ev. CARAMURU AFONSO FRANCISCO 
Acesse (www.portalebd.org.br)
















Aula ministrada pelos professores da EBP EM FOCO










Aula ministrada pelo Pr. Agnaldo Betti - Pastor Supervisor da Assembleia de Deus em Campinas/SP













Aula ministrada pelos professores da Assembleia de Deus em Londrina
(Acesse: www.adlondrina.com.br)












Aula ministrada pelo teólogo e professor Fábio Segantin
Acesse (www.fabiosegantin.blogspot.com.br)



















Subsídios elaborados pelo Pr. Natalino das Neves
Programa Escola Dominical na WEBTV.
IEADSJP - Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais 




















Subsídios elaborados pelo Pb. Rodrigo Gomes
(Acesse: www.ieadlages.com.br)













Subsídio elaborado pelos professores da TV ADNP















Aula ministrada pelo Evangelista Luiz Henrique
Acesse (http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/ebd-henr.htm)














































SUBSÍDIOS PARA A LIÇÃO 01 - UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA

COMENTÁRIO: Pr. Ismael Pereira de Oliveira

Seguindo o tema da lição, surge a primeira pergunta, qual a mensagem para a Igreja Local? Uma mensagem de advertência por causa daqueles que estavam disseminando heresias na Igreja, uma mensagem de cuidado por causa da apostasia crescente na igreja.

Por que a Igreja deve ter cuidado com as heresias? Porque ela corrompe a sã doutrina por meio da sedução enganadora, ela fascina rapidamente aqueles que a ouvem, ela atrai multidões. Quantos líderes nos dias atuais tem deixado a heresia entrar na sua igreja sob o pretexto que a Igreja está crescendo mais rápido, há um volume muito maior de pessoas ocupando os assentos da igreja. Mas, quem disse que esse crescimento vertiginoso é o parâmetro de avaliação da Igreja?

A Bíblia nos diz em Mateus 7.14 que a Porta que conduz à vida eterna é estreita e apertado o Caminho, e poucos a encontram. Algumas pessoas querem alargar esse caminho, estão pregando o reino da terra, pregando a teologia da prosperidade, da confissão positiva, criando rituais e liturgias para enganar ardilosamente o povo.

Não é porque a maioria aceita que também devemos aceitar, o nosso padrão de comportamento e fé não está pautado nas multidões, mas, sim na Palavra de Deus, ela sim, é maior que as multidões e deve ser a nossa bússola diária.

Hoje há tantos mercadores do Evangelho, pessoas vendendo “lenços ungido” na promoção por R$ 600,00 (seiscentos reais). A pessoa que compra está tentando comprar a graça de Deus, pensa que ao pagar um preço por aquele lenço Deus agora será obrigado a abençoar como ela deseja. Lembre-se da palavra do Senhor, “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça dai” (Mt 10.8).

O cristão deve conhecer a Palavra de Deus, deve meditar dia e noite nela para não se desviar nem para a direita e nem para a esquerda. Quando se fala em apostasia, logo se fala em líderes falsos, pessoas de torpe ganância, que contradizem a verdade do Evangelho de Cristo, tais pessoas estão levando muitos crentes a abandonar a fé. Somente o verdadeiro Evangelho pode manter o cristão em pé, pode fortalecer sua fé, pode nos aproximar de Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo disse que ainda que os homens ou um anjo do céu vos anuncie outro Evangelho, considere maldito, (Gl 1.8). Se não houver zelo pela sã doutrina, haverá apostasia na igreja.

Ainda seguindo o tema da lição, surge mais uma pergunta, qual a mensagem para liderança da igreja? Advertências quanto à escolha de obreiros para liderar o rebanho do Senhor, essa escolha nada tem haver com a idade, mas com as qualidades que devem ser observadas na vida do obreiro, pois, Timóteo e Tito eram jovens, mas, com qualificações certas para exercer o santo ministério.

Seria necessária essa mesma observação nos dias atuais? Claro! Sem dúvida alguma! Vamos aprender um pouco com vida e exemplo do apóstolo Paulo sobre o chamado ministerial.

Paulo, antes chamado Saulo, começou a ser instruído na lei aos 5 anos de idade, estudou aos pés de Gamaliel um grande e respeitado rabino da época, tornou-se um fariseu reconhecido pelas autoridades do seu tempo, perseguiu os cristãos da igreja primitiva até que encontrou Jesus a caminho de Damasco. Começou então o trabalhar de Deus na vida desse homem para exercer o santo ministério.

Muitas pessoas ao ler a Bíblia, entendem que Paulo iniciou o seu ministério logo após a sua conversão, até que ele tentou, mas não foi aceito, por esse motivo voltou para a sua cidade de origem, Tarso, e lá permaneceu até que Barnabé foi a sua procura e o levou para a Igreja de Antioquia (At 11.25), lugar onde ficou sob a liderança de Barnabé por um ano, aprendendo e servindo ao Senhor e à igreja (At 11.26).

Desde a conversão de Paulo até o início do seu ministério foram cerca de 14 anos, esse tempo foi necessário para que Paulo retirasse a capa de fariseu, mergulhasse agora no Evangelho de Cristo e se preparasse para exercer o ministério apostólico. Foi humilde ao servir na Igreja de Antioquia e ser liderado por Barnabé. Nos dias atuais se vê com frequência, pessoas que convertem-se hoje e amanhã já estão exercendo um ministério nos púlpitos da igreja, não querem ser liderados, logo abrem seus próprios ministérios. Isso tem causado grandes prejuízos para a Obra de Deus.

Não é a idade que habilita a pessoa a exercer o ministério, mas, é necessário um tempo de aprendizado e crescimento, a final de contas, ninguém nasce adulto no Reino de Deus, Jesus compara o início da vida cristã com um nascimento, mostrando que é preciso de tempo para crescer e se fortalecer. O apóstolo Paulo foi instruído desde criança na lei, um dos maiores eruditos de seu tempo, no entanto, ao se converter, foi necessário um tempo de preparação e crescimento na graça de Deus para desenvolver o ministério.

Como saber se uma pessoa tem uma vida santa e irrepreensível para exercer o ministério? Não tem como saber isso do dia para noite, é necessário acompanhar essa pessoa diariamente e por um longo tempo para se chegar a essa conclusão.

Uma lista muito grande de qualificações para exercer o ministério deveria ser preenchida pelo líder espiritual dessa pessoa e não pela própria pessoa. O pastor deve observar antes de separar alguém para o ministério se ela é santa, justa, moderada, temperante, irrepreensível, não soberbo, não iracundo, amigo do bem, não espancador, não dado ao vinho, dado a hospitalidade, seus filhos são fiéis, retém firme a Palavra de Deus, marido de uma só mulher, não cobiçoso de torpe ganância, capaz de admoestar com a sã doutrina, dentre outras qualificações que podem ser acrescentadas.

A falta dessa rigorosa observância tem gerado grandes prejuízos na Obra de Deus. Que exemplo temos hoje em muitos líderes? Quantos escândalos surgem no meio eclesiástico? Quantos líderes não conseguem manejar bem a Palavra de Deus?  Tudo isso é um grande alerta para os líderes da atualidade, é necessário evitar erros na Obra de Deus.

Observe bem que das qualificações acima citadas NÃO HÁ, consagração para não perder o membro da igreja, consagração por causa do dízimo grande, consagração por causa do parentesco, consagração por causa da amizade, consagração por causa da interferência de pessoa influente, consagração para se livrar de uma pessoa problemática, pois mandará essa pessoa exercer o pastorado bem longe da sua igreja, consagração para ter grande número de pessoas para votar nele nas eleições convencionais. Enfim, são vários critérios que chega a entristecer o coração do povo de Deus e fere os critérios estabelecidos nas Sagradas Escrituras.

O perigo não estava presente só na época do apóstolo Paulo, as cartas paulinas estão tão atuais que parece que foram escritas hoje para a nossa igreja. A primeira lição deste trimestre mostra o quanto está intimamente ligado os temas heresias e apostasias com o tema lideranças da igreja. Enquanto igreja, guardemos a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra o Senhor, não enveredarmos pelos caminhos das heresias e apostasia. Enquanto líderes da igreja, voltemos para a observância rigorosa da Palavra de Deus quanto à separação de pessoas para o santo ministério, colocando homens santos e irrepreensíveis na liderança local e também fazendo uma auto avaliação para saber se ainda preservamos os critérios e qualificações exigidos para exercer o ministério na igreja local.

Deus abençoe a todos!

Bons estudos e boa aula!


Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.




Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. A paz do Senhor!!!
    Meu amigo Pastor. Ismael, os slides estão cada melhor, que Deus continue te abençoando com toda sorte de bênção em Cristo Jesus!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo pastor Francinaldo, a Paz do Senhor Jesus! É sempre uma honra receber seus comentários aqui no site. Continue nos ajudando em oração amado pastor, enfrentamos algumas dificuldades para conseguir manter este projeto, mas, com as orações dos amados irmãos temos conseguido superar muitos obstáculos. A partir desta lição quero voltar a elaborar subsídios para a nossa EBD, peço oração nesse sentido também. Um grande abraço meu amigo! Deus abençoe sua vida!!! Shalom Adona!!!

      Excluir
  2. Mais uma vez venho lhe agradecer por estes maravilhosos slides, que Deus(YHVH) te abençoe rica e abundantemente!!!.Tenho sites para ajudar tb, se quiser, pode colocar no seu site como sites recomendados para apoiar as EBDS.certo?.
    sites:
    profmarciodemedeiros.blogspot.com.br
    escoladominicalparatodos.blogspot.com.br
    profmarcio.ucoz.com
    qualquer coisa acesse a minha pagina no facebook, e eu irei mandar os links, prof marcio de medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo, professor Marcio de Medeiro! É sempre um grande prazer receber suas mensagens! Muito obrigado pela deferência a este simples trabalho! Quanto aos sites que o amado professor administra na internet, eu já divulgo nos site recomendados, sugiro que se há vários site ou páginas, que faça o link deles nesse site que divulgamos do seu trabalho, pois assim, quem acessar o site recomendado poderá acessar a todos. Espero que esteja assim ajudando o amado professor. Um grande e forte abraço! Deus lhe abençoe! Shalom Adonai!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!