LIÇÃO
3 - ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÀS MULHERES CRISTÃS
TEXTO
ÁUREO
"Admoesto-te, pois, antes de tudo,
que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os
homens." (1 Tm 2.1)
VERDADE
PRÁTICA
A oração é o meio pelo qual falamos com
Deus, intercedemos por nossas necessidades e em favor do próximo.
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito da
ordem na Igreja. Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo para que ele colocasse
ordem na igreja efésia. Este era um assunto de extrema importância, tanto que o
apóstolo declara: "Admoesto-te, pois, antes de tudo". Paulo orienta o
pastor quanto à oração por todos os que têm autoridade, a fim de que pudessem viver
de modo quieto e sossegado.
Como Igreja do Senhor precisamos
interceder a fim de que possamos cumprir nossa missão de levar a salvação aos
homens que, a cada dia, estão mais distantes de Deus. Paulo também ensina a
respeito do comportamento das mulheres na vida da igreja.
I -
ORAÇÃO POR TODOS OS HOMENS
1.
"Deprecações" (2.1). O termo (gr. deesis)
significa "suplicar, implorar, rogar por" alguém. É a intercessão a
Deus por todos os homens, de modo ardente e compassivo. Embora Deus seja
soberano e saiba de todas as coisas, Ele deseja ouvir nossas orações. O Senhor
não somente nos ouve, mas também atende nossas súplicas. Não existe situação,
por mais difícil que seja, que não possa ser resolvida mediante a oração. Paulo
nos ensina a orar por todos aqueles que estão na liderança, seja na igreja,
seja fora dela.
2.
"Orações". Alguns exegetas entendem que Paulo usava os
termos como sinônimos. Mas, no original grego, as palavras empregadas são
diferentes. "Orações" (gr. proseuche) refere-se ao termo comum para
as orações em geral, de súplica, de louvor, de intercessão, etc.
3.
"Intercessões". Tem o sentido de "intervenção,
mediação, interferência, intermédio". Do grego enteuxis, significando
"apelar para", ou intercessões em geral, que se fazem em favor de
alguém. Sempre foi difícil encontrar intercessores, mas atualmente está ainda mais
difícil (Ez 22.30).
4.
"Ações de graça".
Vem do termo grego eucharistia. A expressão é autoexplicativa, denotando
orações em que a pessoa expressa sua gratidão a Deus por bênçãos recebidas, ou
até por coisas adversas. Por isso, Paulo diz: "Em tudo dai graças, porque
esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5.18). Aqui
está o porquê não podemos concordar com a ideia de que os quatro termos aqui
usados são apenas sinônimos. Quem presta "ações de graça" não roga
nem suplica.
II -
A SALVAÇÃO DE TODOS
1. "Que
todos se salvem" (v. 4). Paulo exorta a Igreja
mostrando que Deus deseja que todos os homens se salvem e venham ao
conhecimento da verdade. Esse é o desejo divino: a salvação da humanidade, pois
Ele "amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito" [...]
(Jo 3.16). Fora de Cristo, não há salvação (1 Tm 2.5,6). Quem nEle crê é salvo.
Quem não crê é condenado (Jo 3.18,19). É missão da Igreja levar a mensagem de
salvação a todas as criaturas (Mt 28.19,20).
2.
Um árduo trabalho missionário. Paulo e seus companheiros
de ministério trabalharam arduamente na obra de evangelização (1 Ts 2.9). O
ministério exige sacrifício e trabalho. Muitos, erroneamente, acreditam que o
pastor deve se preocupar somente com as questões administrativas e financeiras
da igreja, mas o ministro de Deus, tem a responsabilidade de exortar, ganhar
almas para Cristo e discipular seus filhos na fé. Paulo não se preocupava só
com as ovelhas do rebanho, mas demonstrava um zelo especial com a evangelização
e a obra missionária.
3. A
melhor recompensa. Como já é do conhecimento de todos, o
ministério pastoral exige sacrifício e esforço, mas também é muito gratificante
poder servir ao Senhor e ver o fruto do trabalho: . Os
que estão na liderança sabem que muitas são as lutas e tristezas, no entanto
existe um galardão a espera dos obreiros fiéis (1 Pe 5.2-4).
III
- A MANEIRA DE SE VESTIR DAS MULHERES
1.
As mulheres na Casa de Deus. Paulo orienta Timóteo
quanto à maneira correta de as mulheres se comportarem na igreja. A mulher
cristã precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de vestir, mas por
suas atitudes. Não podemos nos esquecer que nosso corpo é "templo do Espírito
Santo" e que devemos glorificar a Deus em toda a nossa maneira de viver.
Queira ou não, o homem e a mulher cristã têm de ser diferente em todos os
aspectos da vida, diante de Deus e dos homens, inclusive na sua maneira de se
vestir e de se portar.
2.
Traje honesto, com pudor. É sinônimo de decoroso, decente, com
sobriedade, ou simplicidade. Um vestido transparente não é honesto, pois embora
esteja cobrindo o corpo, atrai a cobiça dos homens, incentivando o pecado.
Infelizmente, muitas mulheres estão errando na hora de se vestir. A mulher pode
e deve se vestir bem, ficar bonita, porém com pudor, de modo a agradar a Deus.
3.
Traje com modéstia. Modéstia significa "simplicidade,
singeleza, despretensão". Além de se vestir de maneira honesta e com pudor
(recato), a mulher cristã precisa se vestir com modéstia. Infelizmente, em
algumas igrejas as irmãs acabam competindo umas com as outras. Parece haver uma
"disputa" para ver quem usa a roupa ou a bolsa mais cara ou o sapato
mais alto. Muitas se preocupam apenas com o exterior. A elegância e a beleza de
uma mulher devem vir de dentro para fora, pois começa no caráter santo (1 Pe
3.3).
IV -
A CONDUTA DAS MULHERES NA IGREJA
1. O
silêncio no culto. "A mulher aprenda em silêncio, com toda
a sujeição" (1 Tm 2.11). Paulo também faz uma recomendação semelhante a
esta em 1 Coríntios 14.34,35. Qual seria o motivo de tal restrição? Segundo o
Comentário Bíblico Beacon, "na igreja coríntia havia muitas mulheres recém
convertidas do paganismo, e que a nova liberdade que desfrutavam em Cristo
levava a certas extravagâncias que eram impróprias". É importante
ressaltar que em outro texto de Coríntios, Paulo mostra que as mulheres podiam
profetizar nas igrejas: "Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça
descoberta [...] (1 Co 11.5).
2.
As mulheres no Novo Testamento. Cristo, em seu ministério
terreno, teve a cooperação de diversas mulheres que atuavam ao seu lado. Eram
obreiras de grande valor: "[...] Maria, chamada Madalena, da qual saíram
sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e
muitas outras que o serviam com suas fazendas" (Lc 8.1-3). Paulo muito
valorizou o trabalho das mulheres, na igreja (Rm 16.1-15).
3. A
liderança do homem. Paulo aborda a questão da liderança
masculina, citando a ordem da criação. É importante ressaltar que o próprio
Paulo, ao escrever aos gálatas, ensina que perante Cristo, para a salvação,
homens e mulheres são iguais (Gl 3.28).
Por que Paulo se utiliza do exemplo de
Adão e Eva? Ele utiliza tal ilustração para mostrar o que estava acontecendo na
igreja de Éfeso. Assim como Eva foi seduzida e enganada pela serpente, as irmãs
daquela igreja estavam se deixando seduzir pelos ensinos dos falsos mestres.
CONCLUSÃO
Quanto à oração, os ensinos paulinos são
válidos para todos os crentes, em qualquer época e em qualquer lugar. Devemos
fazer súplicas, intercessões e ações de graças diante de Deus. No que concerne
ao comportamento cristão, Paulo deu um destaque incisivo quanto à postura das
mulheres, especialmente às irmãs de Éfeso, tendo em vista o contexto liberal e
lascivo da sociedade em que a igreja estava inserida.
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Referências
Revista Lições Bíblicas. A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO, As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais.
Lição 03 – Orações e recomendação às mulheres cristãs. I – Oração por todos os
homens. 1. Deprecações. 2. Orações. 3. Intercessões. 4. Ações de graça. II – A
salvação de todos. 1. Que todos se salvem. 2. Um árduo trabalho missionário. 3.
A melhor recompensa. III – A maneira de se vestir das mulheres. 1. As mulheres
na Casa de Deus. 2. Traje honesto, com pudor. 3. Traje com medéstia. IV – A
conduta das mulheres na Igreja. 1. O silêncio no culto. 2. As mulheres no Novo
Testamento. 3. A liderança do homem. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3°
Trimestre de 2015.
Elaboração
dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia
de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB,
número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 –
81264038 (Tim), pregação e ensino.
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