LIÇÃO
07 – HONRARÁS PAI E MÃE
TEXTO
ÁUREO
"Vós, filhos, obedecei em tudo a
vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor." (Cl 3.20)
VERDADE
PRÁTICA
Honrar pai e mãe vai além da simples
obediência; implica amar e respeitar de forma elevada, demonstrando espírito de
consideração.
INTRODUÇÃO
O quinto mandamento era originalmente
uma ponte entre as obrigações do israelita com Deus e as do israelita com seu
próximo, e liga os quatro primeiros mandamentos aos cinco seguintes. Oito dos
dez mandamentos do Decálogo são proibições e dois são positivos, o quarto e o
quinto. Temos aqui o segundo mandamento apresentado em fórmula positiva.
I -
O QUINTO MANDAMENTO
1.
Os pais biológicos. O propósito divino aqui é a
sustentabilidade da estrutura familiar e a santificação da ordem social. Os
pais são representantes de Deus na família; honrá-los e temê-los significa fazer
o mesmo em relação a Deus. São eles que geram os filhos e são responsáveis pelo
bem-estar deles, pelo seu sustento, alimentação, vestes, saúde e educação. Não
existe na vida alguém mais importante para o filho do que o pai e a mãe, pois
eles são seus heróis. Esse relacionamento é semelhante ao de Javé com o seu
povo Israel (Dt 1.31; Ml 1.6).
2. Os pais espirituais. A
expressão "o teu pai e a tua mãe" se aplica também aos pais
espirituais, que devem ser honrados e respeitados pelos filhos na fé. Isso é visto
na lei (2 Rs 2.12; 13.14) e na graça (1 Tm 1.2; 2 Tm 1.2; 2.1; Tt 1.4). A
figura do governante também se assemelha à dos pais; veja como Débora se
considera mãe de Israel (Jz 5.7). Assim, o mandamento abrange as autoridades
espirituais e civis, que devemos respeitar.
3.
Os pais intelectuais. O respeito e a honra se devem também a quem
se destaca pelo conhecimento em qualquer área. Isso é visto no Faraó que
constituiu José como primeiro ministro do Egito (Gn 45.8). Isso deve servir
como exemplo nas igrejas atuais. Muitos cristãos hoje precisam aprender a lição
desse Faraó. Em qualquer lugar em que chegarmos, iremos sempre encontrar alguém
melhor do que nós em alguma área, e devemos ter humildade suficiente para
reconhecer essa autoridade.
II -
OBEDIÊNCIA
1. O
verbo honrar. Honrar pai e mãe é mandamento divino, e não
sugestão humana (Êx 20.12; Dt 5.16; Mt 15.4). O verbo honrar, kaved, é um
imperativo intensivo hebraico, do qual vem o substantivo kavod, "honra,
glória". A raiz desse verbo aparece em todas as línguas semíticas, com
exceção do aramaico, e o significado é de "ser pesado", sentido
figurado, cuja ideia é de ser importante (Nm 22.15). É usado no Antigo
Testamento com vários significados. Um deles diz respeito ao temor, ao
reconhecimento, responsabilidade e autoridade; em nosso contexto, refere-se a
alguém merecedor de respeito, atenção e obediência (Lv 19.3).
2.
Filho adulto. A ordem divina é para os adultos; não se
restringe à infância e adolescência. Não importa o estado civil ou o status
social, todos devem respeitar e reverenciar de coração os pais. Em nenhum lugar
da Bíblia ensina que essa ordem seja somente para crianças e adolescentes.
Quando o moço e a moça chegam à maioridade, ou mesmo se casam, seus pais
continuarão sendo os seus genitores e os filhos devem honrá-los e respeitá-los.
3. À
luz da exegese. O termo grego usado em Efésios para
"filhos" é tekna, plural de teknon; que indica descendente imediato
sem especificar sexo ou idade. Aparece cinco vezes nesta epístola: "filhos
da ira" (2.3); "filhos amados" (5.1); "filhos da luz"
(5.8). Somente 6.4 sugere criança ou adolescente. Em 6.1 parece ambíguo; seria
precipitação aplicar esse ensino apenas às crianças e adolescentes. O verbo
"obedecer" está na voz ativa, mostrando que se trata de pessoas
moralmente livres para assumir uma responsabilidade diante de Deus (Ef 6.1).
III
- SUSTENTO
1.
Cuidado. O sentido de deixar pai e mãe quando se casa (Gn 2.24)
é a construção de um novo lar, e não o abandono dos pais. Deus é justo e
retribuirá tudo o que o filho fizer com o pai e com a mãe. Quem age dessa forma
está semeando para o seu próprio futuro, pois colherá isso na velhice. Há
inúmeros exemplos no Antigo Testamento da responsabilidade do filho em cuidar
do sustento dos pais (Gn 47.12; Js 2.13,18; 6.23; 1Sm 22.3). O Senhor Jesus
citou e viveu este mandamento (Mt 15.4, 5; 19.19; Mc 7.10-12; Lc 2.51).
2.
Oferta Corbã. O termo "corbã", korban, é
aramaico e significa literalmente "sacrifício", mas o contexto aqui é
algo muito triste. Trata-se de um artifício para fugir "legalmente"
do compromisso de sustentar pai e mãe na velhice. O filho podia ser absolvido
dessa responsabilidade se fizesse uma promessa de doação em dinheiro destinada
ao Templo (Mc 7.11,12). Era uma desculpa para não ajudar os pais, pois se
consagrava a Deus tudo o que possuía. Assim, ele dizia aos pais que não podia
oferecer ajuda nem fazer nada por eles porque tudo já estava comprometido
diante de Deus.
3.
Ensino de Jesus. Deus não exige esse tipo de oferta de
ninguém em sua Palavra, por isso o Senhor Jesus foi contundente com as
autoridades religiosas de Israel. Essa doutrina dos fariseus era uma afronta a
Deus e à sua Palavra (Mc 7.13). Eles violavam a lei sob um manto de santidade,
exibindo uma religiosidade externa e falsa. Ninguém precisa sacrificar a
família pela causa do evangelho. Quem cuida do pai e da mãe já está fazendo a
obra de Deus; o cuidado da família deve ser prioritário, só depois é que vem a
Igreja (1 Tm 5.8). Esse é o pensamento cristão, que muitas vezes, infelizmente,
é invertido entre nós.
IV -
ENTRE A LEI E A GRAÇA
1.
Autoridade dos pais. Honrar e respeitar pai e mãe é um
ensinamento que ocupa um lugar de elevada consideração na Bíblia. Desobedecer
aos pais é desobedecer a Deus, pois estão investidos de autoridade divina sobre
a vida dos filhos e receberam de Deus a responsabilidade pelo bem-estar deles.
A observação "porque isto é justo" (Ef 6.1) ou "porque isto é
correto", como diz outra tradução
(NTLH), significa tratar-se de uma lei natural que existe desde o princípio do
mundo. Deus já havia colocado a sua lei no coração de todos os homens, mesmo
antes de se revelar a Moisés no Sinai (Rm 1.19; 2.14,15). Essa norma existe em
todas as civilizações antes e depois de Moisés, e foi dada a Israel como
revelação e mandamento divinos (Mt 15.4).
2. O
sistema mosaico. A promessa aos filhos que honram e obedecem
aos pais, descrita no Decálogo, é a longevidade: "para que se prolonguem
os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá" (Êx 20.12). A
passagem paralela de Deuteronômio acrescenta o sucesso econômico: "para
que te vá bem" (Dt 5.16). Temos aqui uma prova incontestável de que
originalmente este mandamento era exclusividade de Israel, pois fala sobre
herdar a terra de Canaã.
3.
Adaptado sob a graça. O apóstolo Paulo deliberadamente combina as
palavras do quinto mandamento em ambos os textos do Decálogo, Êxodo e
Deuteronômio: "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento
com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" (Ef
6.2,3). Aqui, a Terra Prometida não é citada nem especificada como no Decálogo:
"que te dá o SENHOR, teu Deus". A Igreja, o povo de Deus do novo
concerto, não tem terra para herdar, pois a nossa herança é o céu (Fp 3.20).
Somos uma congregação de estrangeiros e peregrinos no mundo (1 Pe 2.11).
CONCLUSÃO
O quinto mandamento é de fundamental
importância para conservar uma sociedade estável. Todavia, o cristão o observa
como resultado da sua nova vida em Cristo, e não por coerção da lei, que
condena à morte os filhos rebeldes (Êx 21.15,17; Lv 20.9; Dt 21.18-21), pois na
graça somos guiados pelo Espírito Santo para as boas obras que Deus preparou
para andarmos nelas. Não desperdice, portanto, o privilégio e a oportunidade de
honrar seu pai e sua mãe, para não perder as bênçãos de Deus.
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Referências
Revista Lições Bíblicas. OS DEZ MANDAMENTOS, Valores divinos para uma sociedade em
constante mudança. Lição 07 – Honrarás pai e mãe. I – O quinto mandamento. 1.
Os pais biológicos. 2. Os pais espirituais. 3. Os pais intelectuais. II – Obediência.
1. O verbo honrar. 2. Filho adulto. 3. À luz da exegese. III – Sustento. 1. Cuidado.
2. Oferta Corbã. 3. Ensino de Jesus. IV – Entre a Leia e Graça. 1. Autoridade
dos pais. 2. O sistema mosaico. 3. Adaptado sob a graça. Editora CPAD. Rio de
Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2015.
Elaboração
dos slides: Pastor, Ismael Pereira de Oliveira
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