Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

31 janeiro 2014

LIÇÃO 5 - A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO / SUBSÍDIO




Amados, a travessia do Mar Vermelho é sem dúvida um dos maiores milagres da história, ainda hoje desafia a ciência e a razão humana. Qual a mensagem que esse fato transmite para a Igreja do Senhor nos dias atuais? Com esse propósito estudaremos esta lição.

Atravessar o Mar significa romper definitivamente com a vida de escravidão do pecado, uma separação radical e difícil, mas, é extremamente necessário! “Necessário vos é nascer de novo” (Jo 3.7).

O caminho no meio do Mar Vermelho simboliza Jesus Cristo. Alguns podem dizer; Professor Ismael, você não está exagerando, “forçando a barra” na interpretação? Amados, toda a história dos hebreus apontam para Jesus, durante toda a trajetória de Israel vamos perceber que há vários simbolismo que apontam para o Salvador do mundo. A serpente de metal que Moisés levantou no deserto para salvar o povo da morte, a rocha que Moisés feriu e saiu água. Enfim, tudo faz referências a Jesus!

Por que o caminho no meio do Mar Vermelho é um símbolo de Jesus?

1. Porque somente através daquele caminho o povo seria liberto definitivamente da vida de escravidão. Não existem vários caminhos que nos levam ao Céu, somente através de Jesus “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6).

2. O caminho se abriu, mas ninguém era obrigado a passar por ele. A porta da salvação está aberta, mas, a decisão de trilhar esse caminho é pessoal, respeitando o livre arbítrio. Jesus está convidando “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28). Jesus está batendo na porta “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3.20), a decisão de abrir a porta do coração para Jesus entrar é pessoal.

3. Não é fácil  se livrar do Egito, mesmo já seguindo pelo caminho no meio do mar, o exército de Faraó os perseguia. Livrar-se do pecado não é fácil, mesmo tomando a decisão de seguir a Jesus e caminhar em direção à Canaã celestial, o pecado tenta nos perseguir e nos escravizar novamente, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).

4. O caminho no meio do Mar foi a porta que Israel passou e se livrou do Egito. Jesus é o caminho que nos torna livres “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). Aquele que acredita nas promessas de Jesus, que obedece a Jesus e que segue a Jesus, esse encontra a liberdade!

5. O Mar Vermelho se fechou sobre o exército de Faraó causando grande destruição. O mesmo caminho que antes foi bênção para o povo de Israel agora torna-se em grande juízo para os egípcios, “sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (2 Pe 2.9). A mão de Deus pode tanto abençoar como castigar. Se queres seguir a Cristo acreditando nas suas promessas, serás abençoado! Porém, se desprezares o caminho de Deus para a salvação, sofrerás o juízo divino.

6. O caminho no meio do Mar Vermelho foi a grande mudança na vida dos hebreus, antes, vivendo num lugar onde tinha todas as condições de sobrevivência, depois de passar pelo caminho no mar, a realidade era outra, teriam que viver pela fé, “como está escrito: Mas o justo viverá pela fé(Rm 1.7). Quem segue a Cristo Jesus, passa a viver pela fé, passa a viver de milagres. A fé está sempre desafiando a razão. Ao contrário do que algumas igrejas neopentecostais pregam e afirmam que ao aceitar a Jesus os seus problemas acabaram, o verdadeiro Evangelho nos ensina que mesmo livres da escravidão, teremos que trilhar um longo caminho de obediência e dependência de Deus, dificuldades surgirão e para vencer temos que andar todos os dias com Deus.

7. Ao atravessar aquele Mar o povo não estaria garantido na Terra que mana leite e mel, precisariam cumprir uma longa jornada no deserto e lutar para conquistar a terra prometida, muitos não conseguiram tomar posse da promessa. Aqui se derruba a teoria de que uma vez salvo, salvo para sempre! Encontrar Jesus não significa que a pessoa está salva e pode fazer o que quiser, é necessário uma longa jornada de fidelidade e comunhão com Deus para entrar na terra prometida. “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo(Mt 24.13).

8. O caminho no Mar se abriu quando Moisés estendeu a sua mão. Moisés tipifica Deus Pai que estendeu a sua misericórdia sobre a nossa vida e nos livrou da escravidão do pecado e abriu caminho que nos leva a Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

9. O Egito que simboliza o pecado, insistia em escravizar novamente os hebreus perseguindo-os. Porém, Deus agiu através do caminho aberto no Mar e deu grande livramento para Israel. Se estamos determinados a nos livrar da vida de escravidão do pecado, podemos também contar com a ajuda de Deus. “O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte” (Sl 68.20).

10. Após passar pelo caminho aberto no Mar Vermelho, houve grande júbilo, Moisés cantou, Mirian dançou e todo o povo de Israel adorou e se alegrou na presença do Senhor. Após encontrarmos Jesus, vivemos uma nova vida, “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17). “na tua presença há fartura de alegrias” (Sl 16.11). “diante dele até a tristeza salta de prazer(Jó 41.22). Jesus é o caminho que restaura a nossa alegria.

11 . Aqueles que atravessaram o Mar Vermelho tiveram o cuidado de Deus sobre as suas vidas 24 horas por dia, durante o dia uma coluna de nuvem para amenizar o sol causticante do deserto e a noite uma coluna  fogo para iluminar e aquecer do frio. Aqueles que encontram Jesus e andam por esse caminho passam a experimentar a presença de Deus constante na sua vida, até durante a noite enquanto descansa, Deus se faz presente cuidando da sua vida. “Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares” (Pv 3.24).

12. Pelo caminho que foi aberto no Mar Vermelho passaram todos que queriam chegar na terra prometida. Assim é Jesus, um caminho suficiente para salvar a todos que querem chegar no Céu. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28).

Amados, Jesus é o caminho que nos leva até o deserto e o Senhor nos conduzirá em segurança pelo deserto até chegarmos na nossa pátria eterna. Há muitos querendo oferecer o Paraíso no deserto, não se iluda, a promessa de Deus para a nossa vida não é para o deserto, mas para quando chegarmos na Terra que mana leite e mel.

O caminho da Salvação ainda está aberto, convide a todos para que passemos por ELE, porque em breve esse caminho vai se fechar trazendo juízo divino sobre os que vivem no pecado.


Desejo a todos uma excelente aula! Deus vos abençoe!
Abraços do vosso irmão em Cristo,
Ev. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. muito boas as colocações e a contextualização para ser aplicadas nos nossos dias!!! parabens !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pelas suas palavras de aprovação! Peço as vossas orações para continuarmos a realizar este trabalho! Abraços! Deus lhe abençoe!

      Excluir
  2. Este comentário é ainda mais enriquecedor para a lição. Não temo em dizer seu comentário está muito mais direcionado a Cristo que o comentário da revista! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adilson Fernandes, saudações em Cristo Jesus! Obrigado pelo seu apoio! Estamos nos esforçando para compartilhar o entendimento que temos sobre o tema. Interceda por nós nas vossas orações. Desculpe a demora em responder, desejo-lhe um ótimo final de semana! Deus lhe abençoe! Abraços!

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto. Nesta lição não tem slides?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ígor Batista de Queiroz, obrigado pelo apoio ao subsídio que e elaboramos e publicamos! Para visualizar os slides da semana sempre acessem a página principal do site, logo no início tem uma coluna que apresenta as páginas principais, clique em início e as publicações da semana serão mostradas na primeira página do site. Muito obrigado pela sua visita! Deus lhe abençoe! Abraços!

      Excluir
  4. muito bom este comentario me abriu bastante a mente o interessante é a boa colocaçao sobre uma vida separada do pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Suas palavras nos alegram, porque sabemos que além de escrever algo coerente e sem desvio doutrinário, também temos o desafio da língua portuguesa de conseguir transmitir com clareza e objetividade as ideias abordadas. Deus abençoe sua vida! Abraços!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!