Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 outubro 2013

LIÇÃO 3 – TRABALHO E PROSPERIDADE / SLIDES DA LIÇÃO



ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES COM A QUALIDADE ORIGINAL


LIÇÃO 3 – TRABALHO E PROSPERIDADE

TEXTO ÁUREO
"A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores" (Pv 10.22).

VERDADE PRÁTICA
A Bíblia condena a inércia e a preguiça, pois é através do trabalho e da bênção de Deus que prosperamos.


INTRODUÇÃO
Nas lições anteriores, aprendemos que um provérbio bíblico utiliza a linguagem metafórica para expressar o seu real significado. De fato a palavra hebraica machal? Traduzida em nossas Bíblias como provérbio? Possui um leque de significados: parábola, comparação, alegoria, fábula, provérbio, dito enigmático, símbolo, argumentação ou apologia. Tais recursos linguísticos permeiam todo o livro dos Provérbios.

Na lição de hoje, veremos algumas das metáforas usadas pelos sábios para tratar da natureza do trabalho e sua importância. Elas revelam que o labor é uma condição necessária à expressão humana. Ao observarmos o campo, a imagem de um animal ou mesmo a atividade dos insetos, aprenderemos acerca da grandeza do trabalho. Era dessa forma que os sábios da antiguidade ensinavam, pois quando se entende tais metáforas, compreende-se melhor a natureza do trabalho.





I - A METÁFORA DO CELEIRO E DO LAGAR (Pv 3.9,10)


1. A dádiva que faz prosperar. Em Provérbios 3.9,10 “Honra ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares”, está escrito que devemos honrar ao Senhor com nossas posses e com o melhor de nossa renda. Tal atitude, segundo o sábio, fará com que os nossos "celeiros" se encham abundantemente e que trasbordem de mosto os nossos "lagares". O celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma vida abundante! O celeiro, tradução do hebraico asam, é o lugar onde se deposita a produção de grãos. Quando transbordava era sinal de casa farta! Vemos isso nas bênçãos decorrentes da obediência (Dt 28.8) “O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR, teu Deus”. Mas o conselho do sábio mostra que isso só é possível quando há generosidade em fazermos a vontade de Deus.

2. A bênção que enriquece. No mesmo texto, Salomão fala dos bens e da renda adquiridos como fruto do trabalho. Mas a verdadeira prosperidade não vem apenas de nosso esforço, mas principalmente do resultado direto da bênção do Senhor. É exatamente isso o que diz o sábio em Provérbios 10.22 “A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores”.

O celeiro e o lagar somente se encherão e trasbordarão quando a bênção de Deus estiver neles. É a bênção divina que faz a distinção entre ter posses e ser verdadeiramente próspero, pois é possível ser rico, mas não ser feliz. A prosperidade integral só é possível com a presença de Deus em nossa vida.








II - A METÁFORA DA FORMIGA (Pv 6.6-11)


1. As formigas sabem poupar. Na metáfora da formiga, o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da realidade da vida: "Vai ter com a formiga". A palavra hebraica usada aqui é yalak, e possui o sentido de "mover-se", tomar uma atitude na vida (Pv 6.6) “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”! Até os insetos podem nos dar lições sobre o trabalho! Mas não é apenas isso que aprendemos com as formigas. Ainda em Provérbios, o sábio Agur invoca o exemplo desses pequenos insetos (Pv 30.25) “as formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida”. As formigas possuem uma noção sofisticada de trabalho? "no verão [elas] preparam a sua comida". Isto é, as formigas sabem poupar! Elas não apenas trabalham, mas também poupam. O cristão deve aprender igualmente a poupar recursos para eventualidades futuras.

2. As formigas sabem ser autônomas. O texto de Provérbios diz que a formiga, mesmo "não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento" (Pv 6.7,8).

As formigas também são responsáveis e trabalham sem serem vigiadas. O erudito Derek Kidner observa o contraste entre elas e o preguiçoso, quando informa que a formiga não precisa de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo. A formiga discerne os tempos, o preguiçoso não!








III - A METÁFORA DO LEÃO (Pv 22.13; 26.13)


1. Conhecendo o leão. A metáfora do leão se encontra em duas passagens do livro de Provérbios (22.13 e 26.13) “Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas” “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas”. Há uma pequena variante nesses provérbios, mas o sentido é o mesmo? O preguiçoso sempre arranja uma desculpa para fugir do trabalho! Ora o leão está "lá fora", ora está "no caminho" e ora está "nas ruas!". O leão é o mais forte dos animais, e a sua presença causa medo. O fato de o preguiçoso ver o trabalho como um leão significa que ele o encara como uma realidade difícil de ser enfrentada. Tem medo do trabalho, assim como tem medo do leão! É desnecessário dizer que essa é uma visão completamente equivocada do labor.



2. Matando o leão. Há alguns provérbios populares que expressam um sentido semelhante aos provérbios estudados acima. Por exemplo: "a vida é dura para quem é mole"; "matando um leão por dia". Tais ditos populares revelam que a vida pode ser difícil, dura, mas tem de ser enfrentada.

Não adianta ficar com medo do leão! O pastor Matthew Henry observa que esse "leão" é fruto da imaginação do preguiçoso e só serve para reforçar a sua inércia. Se há um leão lá fora, é o leão do qual falou o apóstolo Pedro, e ele está rugindo em busca de quem possa devorar (1 Pe 5.8) “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. O preguiçoso será a sua principal presa!








IV - O TRABALHO E A METÁFORA DOS ESPINHEIROS (Pv 24.30-34)


1. Trabalho, prosperidade e espiritualidade! Já vimos que o trabalho possui também uma dimensão espiritual (Pv 3.9) “Honra ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda”. Isso vai de encontro àquilo que pensa o senso comum acerca do trabalho. A ideia que ficou associada ao trabalho é a de que ele é algo meramente material e totalmente destituído de valor espiritual. Mas não é assim que pensa o sábio (Pv 24.30) “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento”. Quando ele viu o campo do preguiçoso totalmente abandonado, cheio de espinheiros, a primeira sensação que teve foi de um "homem falto de entendimento".

É interessante observarmos que, no hebraico, essa expressão vem carregada de valores espirituais. A palavra hebraica usada para "entendimento" é leb, significando coração, entendimento e mente. A ideia é mostrar o que há no interior do homem? A espiritualidade.  Andrew Bowling, especialista em hebraico bíblico, destaca que esse vocábulo é usado para indicar as funções imateriais da personalidade humana. Portanto, o trabalho é algo extremamente espiritual. Ninguém será menos crente porque trabalha, aliás, a verdade é justamente o contrário (Ef 4.28) “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (2 Ts 3.10) “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também”!


2. Trabalho, ócio e lazer! A análise do sábio sobre a inércia do preguiçoso, que favoreceu o nascimento de espinheiros dentro da plantação, é uma forma de ironizar o ócio dele (Pv 24.33,34) “Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”. Não dá para prosperar mantendo-se de braços cruzados, e muito menos ficando eternamente em repouso! É preciso se mexer. Todavia, esse é apenas um aspecto da questão, pois quem trabalha precisa de descanso e também de lazer! Deus criou o princípio do descanso semanal (Gn 2.2) “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”. Precisamos, inclusive, de tempo livre para estarmos a sós com Deus e com a nossa família.







CONCLUSÃO


O trabalho dignifica o homem e é por isso que devemos levá-lo a sério. Trabalhando, alcançaremos a verdadeira e bíblica prosperidade. Essa recomendação é valida também para os obreiros, pois se não tiverem cuidado, acabarão por mergulhar numa inércia pecaminosa.

Não devemos, todavia, nos fazer escravos do trabalho. Devemos estar disponíveis também a cultuar a Deus, cuidar de nossa família e, com ela, recrear-nos. Enfim, se nos dedicarmos ao trabalho, conforme recomenda-nos a Bíblia, teremos uma vida digna e tranquila na presença de Deus.


________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências



Revista Lições Bíblicas. SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA, A atualidade de Provérbios e Eclesiastes. Lição 03 – Trabalho e prosperidade. I – A metáfora do celeiro e do lagar (Pv 3. 9,10). 1. A dádiva que faz prosperar. 2. A bênção que enriquece. II – A metáfora da formiga (Pv 6.6-11). 1. As formigas sabem poupar. 2. As formigas sabem ser autônomas. III – A metáfora do leão (Pv 22.13; 26.13). 1. Conhecendo o leão. 2. Matando o leão. IV – O trabalho e a metáfora dos espinheiros (Pv 24.30-34). 1. Trabalho, prosperidade e espiritualidade! 2. Trabalho, ócio e lazer!. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. A paz de Cristo !!!
    Meu amigo Pr. Ismael, começamos 4°. trimestre, muito bem, os slides estão 10, muito bom, as cores, tudo perfeito, sei que o irmão tem dado o melhor, creio que Deus continuará te abençoando com toda sorte de benção. Meu amigo saiba que você atua família estão sempre em nossa oração.Deus te abençoe com uma semana de vitória!!! um grande abraço ( Faltou seu Subsídio,rs rs).

    ResponderExcluir
  2. A paz, a graça e a misericordia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Um bom exemplo o da formiga que trabalha unida é autonoma e economiza suas riquezas... Mas e nós que nos dizemos cristãos estamos realmente unidos pela mesma fé e trabalhando juntos ou estamos preocupados com o crescimento material e o pior espiritual de nosso irmãos... Pense nisto! http://www.cpljmartins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ir. Ismael! Excelente subsídio para a EBD! Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão Natanael, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua participação e aprovação! Deus abençoe o seu ministério! Lembre-se de orar por esses grandes mestres que nos abençoam semanalmente de forma voluntária com esses vídeos que enriquecem a nossa vida espiritual! Um grande abraço!

      Excluir
  4. A paz do Senhor !
    Que Deus recompense tão belo trabalho e te prospere em tudo .
    Para vossa meditação :
    "mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.
    Daniel 11:32
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A.Deus,Barra Mansa,R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Milton Souza, a Paz do Senhor! Meu amigo, estamos diante de uma grande lição, pois o tema prosperidade tem sido distorcido muito pelos neopentecostais, cabe a nós ensinarmos corretamente a respeito desse tema, essa lição é importantíssima para fixar esse aprendizado de acordo com a Palavra de Deus. Muito obrigado pelas constantes orações! Deus o abençoe ricamente! Uma ótima semana! Abraços aos nossos irmãos de Barra Mansa - Rio de Janeiro

      Excluir
  5. Ismael, Parabéns! Com esse mundo corrido, sem muito tempo e com o avanço da tecnologia, esses slides são uma ferramenta importantíssima para o estudo dessas Lições Bíblicas que nis ensinam diversos e importantes lições de vida, se todos soubessem de sua importancia... um grande abraço e que Deus prospere o seu caminhi sempre! Julio, Governador Valadares - MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Julio Avelar, saudações em Cristo Jesus! Que maravilha saber que este trabalho está sendo útil em Governador Valadares - MG! Aproveito par saudar com muita alegria os amados irmãos de Minas Gerais que acessam constantemente o nosso site e participam ativamente. Deus esteja vos abençoando no crescimento da sua Obra! Deus abençoe sua vida e ministério amado irmão Julio! Volte sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Parabéns Ismael pela iniciativa do site. Sinceramente, pessoas como você que diponiboliza aulas completa da EBd desta maneira merecem o dobro de bençãos que recebemos ao ler estas postagens. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus professor Wesley Lima! Amém! que Deus abençoe a todos nós que estamos seguindo o Mestre Jesus. Eu que agradeço a sua participação, sua oração e seu apoio a este projeto! Avance na Obra do Senhor, pois breve o Senhor voltará! Continue orando por nós! Um forte abraço!

      Excluir
  7. Lição de suma importância para todo cristão que prima a Palavra de Deus e esta ferramenta nos proporciona mais dinâmica e suporte para viabilizar ainda mais as aulas da E.B. Deus continue te abençoando amado Ismael!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Marcelo Gustavo, a Paz do Senhor! Obrigado por cada palavra de apoio! Sei que não é fácil para cada professor dedicar tanto tempo na preparação de slides para ministrar suas aulas, por isso nos propomos a realizar esse trabalho, dessa forma esperamos que os amados professores possam ter mais um recurso nas suas ministrações! Deus o abençoe também amado irmão! Volte sempre! Um forte abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!