Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

07 outubro 2013

LIÇÃO 2 – AS ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO / SLIDES DA LIÇÃO




ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES CLIQUE AQUI



LIÇÃO 2 – AS ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO


TEXTO ÁUREO
"Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. [...] Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade" (Pv 5.15,18).


VERDADE PRÁTICA
A melhor prevenção contra o adultério é temer ao Senhor e estreitar os laços do amor conjugal.



INTRODUÇÃO
O advento das mídias eletrônicas, e de forma mais específica as redes sociais, facilitou muito para a possibilidade de alguém vir a ter um "caso" extraconjugal. As estatísticas demonstram essa triste realidade. A cada dia, cresce o número de lares desfeitos e, juntamente com este fenômeno, as consequências nefastas para a sociedade. E as igrejas? Estas também têm sofrido o efeito de tais males.

Apesar de a infidelidade conjugal ser uma prática pecaminosa antiga, é preciso entender que a sexualidade é algo intrínseco ao ser humano. Logo, o desejo por satisfação sexual acompanha tanto o homem como a mulher desde sempre. O problema está na forma de expressão do desejo e em como é satisfeito. Segundo o entendimento mundano, não há regras para o homem e a mulher viverem a sua sexualidade. No entanto, as Escrituras demarcam um limite bem preciso: o casamento legitimamente instituído por Deus. Aqui, encontraremos os conselhos da sabedoria bíblica para orientar-nos contra as ilusões e as artimanhas do adultério.






I - CONSELHOS SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA

1. Uma dádiva divina. Boa parte dos conselhos de Salomão diz respeito à sexualidade humana. Ele dedicou quase três capítulos do livro de Provérbios para falar sobre o sexo e seus desvios (Pv 5.1-23; 6.20-35; 7.1-27). Nesses provérbios, há dezenas de máximas que nos ensinam muito sobre como estabelecer o parâmetro de um relacionamento saudável.
Quando ainda discorria sobre os perigos da infidelidade conjugal, o sábio advertiu: "Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras" (Pv 5.21). Isto é, Deus considera os caminhos do homem e a forma deste conduzir até mesmo a sua sexualidade, pois se trata de uma criação divina e como tal é uma dádiva do Criador à humanidade. Se o Senhor "aplana todas as nossas carreiras", demonstrando cuidado pelo exercício correto da sexualidade, concluímos não ser o sexo algo mau ou maligno, mas algo honroso e nobre (Hb 13.4; 1 Pe 3.7).

2. Uma predisposição humana. Ao iniciar a sua coletânea de conselhos sobre como evitar os laços do adultério, Salomão chama a atenção do seu "filho" para que ouças os seus conselhos e aja em conformidade com estes (Pv 5.1,2). O texto hebraico de Provérbios, nesse versículo, apresenta a palavra ben traduzida em nossas Bíblias como "filho". O mesmo termo ocorre também nas advertências contra o adultério em Provérbios 6.20 e 7.1. A palavra ben pode se referir tanto a um filho biológico quanto a um discípulo. Em todos os casos, a admoestação é dirigida a um ser humano que, como todos nós, está sujeito à tentação! Portanto, a fim de vivermos o gozo da nossa sexualidade nos parâmetros estabelecidos pelo Criador, que é o casamento, ouçamos o conselho do sábio. O sexo, portanto, foi criado por Deus para ser praticado entre um homem e uma mulher, mas somente no casamento. Antes do casamento e fora do casamento é pecado.








II - AS CAUSAS DA INFIDELIDADE

1. Concupiscência. Um fato interessante salta aos olhos de quem lê os conselhos de Salomão contra a mulher adúltera em Provérbios: não há referência ao Diabo em suas advertências! O sábio não responsabiliza o anjo caído pelo fracasso moral dos homens, mas responsabiliza aquele a quem chama de "filho meu". Somos agentes morais livres e temos a liberdade de escolher entre o bem ou o mal. Desejos bons e ruins são inerentes ao ser humano. Não os subestimemos!  Por isso, o sábio aconselha: "Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas com os seus olhos" (Pv 6.25; cf. Gl 5.16).

2. Carências. Em Provérbios 5.15-17, o sábio lança mão de algumas metáforas para aconselhar como deve ser a vida íntima do casal. A frase "bebe a água da tua própria cisterna" mostra que o sexo não deve ser praticado apenas como um dever de um cônjuge para com o outro (1 Co 7.3), mas como algo prazeroso, assim como o é beber água! Se esse princípio não for observado, um dos cônjuges ficará com a sensação de que lhe falta alguma coisa! Desgraçadamente, muitos vão saciar-se noutra fonte (Pv 7.18), daí o desastre em muitas famílias.










III - AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE



1. Perda da comunhão familiar. Uma das primeiras consequências da infidelidade conjugal é a desonra da família. O sábio avisa que o "seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios" (Pv 5.4). Esse fim amargo respingará nas famílias envolvidas (Pv 6.33). O sentimento de vingança estará presente na consciência do cônjuge traído (Pv 6.34). Se pensássemos na mancha que a infidelidade conjugal produz teríamos mais cuidado quando lidássemos com o sexo oposto. A pergunta inevitável é: "Deus perdoa quem cometeu tal ato?" Não há dúvida que perdoa. Mas apesar do perdão divino, as consequências ficam (Pv 5.9-14).

2. Perda da comunhão com Deus. É trágico quando alguém perde a comunhão familiar por conta de um relacionamento extraconjugal. Todavia, mais trágico ainda é perder a comunhão com Deus. Salomão sabia desse fato e por isso advertiu: "Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno" (Pv 9.18). A palavra hebraica usada aqui para inferno é sheol, e esta designa o mundo dos mortos. De fato a expressão "ali estão os mortos", no hebraico, significa: espíritos dos mortos ou região das sombras. O Novo Testamento alerta que os adúlteros ficarão de fora do Reino de Deus (1 Co 6.10). O que tudo isso quer dizer? Que essa é a consequência de quem cometeu esse pecado, mas não se arrependeu! Por isso, não flerte com a (o) adúltera (o). Seu caminho pode até parecer prazeroso, mas inevitavelmente o levará à morte (Pv 9.17,18).








IV - CONSELHOS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A INFIDELIDADE

1. Sexo com intimidade. A intimidade sexual (ou a falta dela) é um dos fatores que influenciam a vida conjugal. Há casais na igreja que tem relações sexuais com relativa frequência, mas sem intimidade! Há sexo na relação, mas não há amor nem intimidade! Observe o conselho de Salomão: "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira?" (Pv 5.18-20).

Há maridos que não demonstram o mínimo afeto à esposa e o oposto também é verdadeiro. Mas Deus criou o sexo para ser desfrutado com afeto, amor e intimidade. Do contrário, o relacionamento sexual não atenderá aos propósitos divinos e nem às expectativas do cônjuge.

2. Apego à Palavra de Deus e à disciplina. Como antídoto e forma de prevenção contra a infidelidade, Salomão aconselha o apego à Palavra de Deus e à disciplina. Para não cairmos na cilada da infidelidade conjugal, devemos guardar a instrução do Senhor, guardando-a em nosso coração. A Palavra do Senhor é luz que ilumina a nossa vida (Pv 6.20-24). O homem e a mulher só estarão livres do perigo da infidelidade conjugal quando a Palavra estiver impregnada em suas mentes e corações. Para isto, o crente deve meditar nela dia e noite. Por isso, seja disciplinado.





CONCLUSÃO


A fidelidade conjugal é o que Deus idealizou aos seus filhos. Sabemos que a tentação é uma realidade, que vem acompanhada da natureza adâmica que herdamos, e ambas pressionam-nos a desprezar o santo ideal da fidelidade. Todavia, o Senhor deixou-nos a sua Palavra com dezenas de conselhos, a fim de prevenir-nos quanto ao abismo chamado adultério.




________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA, A atualidade de Provérbios e Eclesiastes. Lição 02 – Advertências contra o adultério. I – Conselhos sobre a sexualidade humana. 1. Uma dádiva divina. 2. Uma predisposição humana. II – As causas da infidelidade. 1. Concupiscência. 2. Carência. III – As consequências da infidelidade. 1. Perda da comunhão familiar. 2. Perda da comunhão com Deus. IV – Conselhos de como se prevenir contra a infidelidade. 1. Sexo com intimidade. 2. Apego à Palavra de Deus e à disciplina. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. A paz e a graça de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, seja com todos! Quem vive pela palavra de Deus não necessita de qualquer regulamento ou ensinamento a respeito do certo e errado é só cumprir o que Jesus Cristo nos ensina. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio Cesar Martins, a Paz e a Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Seguir a Cristo é um grande prazer, pois sua Palavra nos orienta em todas as áreas da nossa vida! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    O slide sobre a introdução da lição foi acertadíssimo sobre um dos maiores provocadores de divórcios atuais . Obrigado por nos ajudar com estes slides maravilhosos .
    Para vossa meditação :
    "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
    E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
    Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. ( 2 Timóteo 2:1-3 ) .
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A.Deus,Barra Mansa,R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo pastor Milton Souza! Quero e necessito mesmo ser fortalecido nessa Graça maravilhosa que há em Cristo Jesus! Sou um eterno dependente do Senhor Jesus! Continue orando por nós amado pastor! Muitas são as lutas, mas temos vencidos com graça de Deus sobre as nossas vidas! Deus o recompense pela grande preocupação de estar sempre intercedendo por este pequeno servo de Deus! Um grande abraço reverendo! Deus o faça sempre prosperar no seu caminho!

      Excluir
  3. Excelentes slides, amado irmão! Continue abençoando a igreja brasileira com este relevante trabalho! E lembre-se: "Vosso trabalho não é vão no Senhor!"
    Pr Osni Gonçalves - professor da EBD na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério do Paraná em Sengés-PR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reverendo pastor Osni Gonçalves, a Paz do Senhor! É maravilhoso saber que podemos contribuir com o vosso ministério em Sengés - Paraná! Peço humildemente as vossas orações, pois o nosso objetivo é ganhar almas e contribuir com o crescimento do Reino de Deus através dessa ferramenta tecnológica. Transmita a nossa calorosa saudação a todos os queridos irmãos da Assembleia de Deus ministério do Paraná em Sengés. Um grande abraço reverendo pastor!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Amado irmão Marquinhos, muito obrigado pela intercessão ao nosso favor! Deus também o abençoe poderosamente! Volte sempre! Um forte abraço! Shalom Adonai!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!