Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

05 agosto 2013

LIÇÃO 6 – A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR


ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES CLIQUE AQUI





LIÇÃO 6 – A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR

TEXTO ÁUREO
"Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar- vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação" (Fp 2.19 - ARA).



VERDADE PRÁTICA
Os obreiros do Senhor devem estar conscientes quanto à sua responsabilidade no santo ministério.




INTRODUÇÃO

A preocupação de Paulo com a unidade e a comunhão da igreja filipense era tão intensa que ele desejava estar presente naquela comunidade. Todavia, o apóstolo encontrava-se preso. Impedido de rever aqueles pelos quais estava disposto a "sacrificar-se" (Fp 2.17) “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”, Paulo envia dois obreiros fiéis, Timóteo e Epafrodito, para cuidar daquela igreja até sua chegada (2.19-30) “E espero, no Senhor Jesus, que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai. De sorte que espero enviá-lo a vós logo que tenha provido a meus negócios. Mas confio no Senhor que também eu mesmo, em breve, irei ter convosco. Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades; porquanto tinha muitas saudades de vós todos e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E, de fato, esteve doente e quase à morte, mas Deus se apiedou dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com todo o gozo, e tende-o em honra: porque, pela obra de Cristo, chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida, para suprir para comigo a falta do vosso serviço.”





I - A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA

1. Paulo, um líder comprometido com o pastorado. O versículo do texto áureo revela o coração amoroso de Paulo que, apesar de encarcerado, ansiava por notícias dos irmãos na fé. O apóstolo temia que a igreja filipense ficasse exposta aos "lobos devoradores" que se aproveitam da vulnerabilidade e da fragilidade das "ovelhas" a fim de "devorá-las" (Mt 10.16) “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (At 20.29) “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho”. Paulo se preocupava com a segurança espiritual do rebanho de Filipos e esforçava-se ao máximo para atendê-lo.

2. Paulo, o mentor de novos obreiros. O apóstolo apresenta dois obreiros especiais para auxiliar a igreja de Filipos. Primeiramente, Paulo envia Timóteo, dando testemunho de que ele era um obreiro qualificado para ouvir e atender às necessidades espirituais da igreja. Em seguida, o apóstolo valoriza um obreiro da própria igreja filipense, Epafrodito. Este gozava de total confiança de Paulo, pois preservava a pureza do Evangelho recebido. O apóstolo Paulo ainda destaca a integridade desses dois servos de Deus contra a avareza dos falsos obreiros (v.21) “porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus”. Estes são líderes que não zelam pela causa de Cristo, mas se dedicam apenas aos seus próprios interesses.

3. Paulo, um líder que amava a igreja. Ao longo de toda a Carta aos Filipenses, percebemos que a relação do apóstolo Paulo para com esta igreja era estabelecida em amor. Não era uma relação comercial, pois o apóstolo não tratava a igreja como um negócio. Ele não era um gerente e muito menos um patrão. A melhor figura a que Paulo pode ser comparado em seu comportamento em relação à igreja é a de um pai que ama os seus filhos gerados na fé de Cristo. Todas as palavras do apóstolo - admoestações, exortações e deprecações - demonstram um profundo amor para com a igreja de Filipos. Precisamos de obreiros que amem a Igreja do Senhor. Esta é constituída por pessoas necessitadas, carentes, mas, sobretudo, desejosas de serem amadas pelos representantes da igreja (2 Tm 2.1-26).







II - O ENVIO DE TIMÓTEO À FILIPOS (2.19-24)

1. Paulo dá testemunho por Timóteo. O envio de Timóteo à Filipos tinha a finalidade de fortalecer a liderança local e, consequentemente, todo o Corpo de Cristo. Além de enviar notícias suas à igreja, Paulo também esperava consolar o seu coração com boas informações acerca daquela comunidade de fé. Assim, como Timóteo era uma pessoa de sua inteira confiança, considerado pelo apóstolo como um filho (1 Tm 1.2) “a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor”, tratava-se da pessoa indicada para ir a Filipos, pois sua palavra à igreja seria íntegra, leal e no temor de Deus). Paulo estava seguro de que o jovem Timóteo teria a mesma atitude que ele, ou seja, além de ensinar amorosa e abnegadamente, pregaria o evangelho com total comprometimento a Cristo (v.20) “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado”.



2. O modelo paulino de liderança. Timóteo, Epafrodito e Tito foram obreiros sob a liderança de Paulo. Eles aprenderam que o exercício do santo ministério é delineado pela dedicação, humildade, disposição e amor pela obra de Deus. Qualquer obreiro que queira honrar ao Senhor e sua Igreja precisa levar em conta os sofrimentos enfrentados pelo Corpo de Cristo na esperança de ser galardoado por Deus. Nessa perspectiva, o principal ensino de Paulo aos seus liderados era que o líder é o servidor da Igreja. O apóstolo aprendera com Jesus que o líder cristão deve servir à Igreja e jamais servir-se dela (Mt 20.28) “bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

3. As qualidades de Timóteo (2.20-22). Timóteo aprendeu muito com Paulo em relação à finalidade da liderança. Ele se solidarizou com o apóstolo e dispôs-se a cuidar dos interesses dos filipenses como um autêntico líder. Paulo declarou aos filipenses que Timóteo, além de "um caráter aprovado", estava devidamente preparado para exercer a liderança, pois tinha uma disposição de "servir" ao Senhor e à igreja. Todo líder cristão precisa desenvolver uma empatia com a igreja, tornando-se um marco referencial para toda a comunidade de fé (1 Tm 4.6-16) “Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação. Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.







III - EPAFRODITO, UM OBREIRO DEDICADO (2.25-30)

1. Epafrodito, um mensageiro de confiança. Epafrodito era grego, um obreiro local exemplar e de caráter ilibado. O apóstolo Paulo o elogia como um grande "cooperador e companheiro nos combates". Sua tarefa inicial era a de ajudar o apóstolo enquanto ele estivesse preso, animando-o e fortalecendo-o com boas notícias dos crentes filipenses. Epafrodito também fora encarregado de levar a Paulo uma ajuda financeira da parte da igreja de Filipos, objetivando custear as despesas da prisão domiciliar do apóstolo.

2. Epafrodito, um verdadeiro missionário. Epafrodito não levou apenas boas notícias para o apóstolo, mas também propagou o Evangelho nas adjacências da cidade de Filipos. Em outras palavras, Epafrodito era um autêntico missionário. À semelhança de Silvano e Timóteo (1 Ts 1.1-7) “Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia”, bem como Barnabé, Tito, Áquila e Priscila, ele entendia que, se o alvo era pregar o Evangelho, até mesmo os sofrimentos por causa do nome de Jesus faziam parte de seu galardão.

3. Paulo envia Epafrodito. Filipenses 2.20 “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado” relata o desejo de Paulo em mandar alguém para cuidar dos assuntos da igreja em Filipos. O pensamento inicial era enviar Timóteo, pois Epafrodito adoecera vindo quase a falecer. Deus, porém, teve misericórdia desse obreiro e o curou (v.27) “E, de fato, esteve doente e quase à morte, mas Deus se apiedou dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza”, dando ao apóstolo a oportunidade de enviá-lo à igreja em Filipos (v.28) “Por isso, vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza”. Epafrodito possuía condições morais e emocionais para tratar dos problemas daquela igreja. Por isso, o apóstolo pede aos filipenses que o recebam em Cristo, honrando-o como obreiro fiel (vv.29,30) “Recebei-o, pois, no Senhor, com todo o gozo, e tende-o em honra: porque, pela obra de Cristo, chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida, para suprir para comigo a falta do vosso serviço”. Que os obreiros cuidem da Igreja de Cristo com amor e zelo, e que os membros do Corpo do Senhor reconheçam a maturidade, a fidelidade e a responsabilidade dos obreiros que Deus dá à Igreja (Hb 13.17) “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.





 
CONCLUSÃO

A Igreja pertence a Cristo, e nós, os obreiros, somos os servidores desta grande comunidade espalhada por Deus pela face da terra. Que ouçamos o conselho do apóstolo Pedro, e venhamos apascentar "o rebanho de Deus [...], tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho" (1 Pe 5.2,3).



________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. FILIPENSES, A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Lição 6 – A fidelidade dos obreiros do Senhor. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – A preocupação de Paulo com a Igreja. 1. Paulo, um líder comprometido com o pastorado. 2. Paulo, o mentor de novos obreiros. 3. Paulo, um líder que amava a igreja. II – O envio de Timóteo à Filipos (2.19-24). 1. Paulo dá testemunho por Timóteo. 2. O modelo paulino de liderança. 3. As qualidades de Timóteo (2.20-22). III – Epafrodito, um obreiro dedicado (2.25,30). 1. Epafrodito, um mensageiro de confiança. 2. Epafrodito, um verdadeiro missionário. 3. Paulo envia Epafrodito. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2013.


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. A Paz do Senhor, Querido Mestre,

    Parabéns pelo excelente trabalho pela EBD...

    Tenho salvado as imagens em formato de Power Point e enviado para amigos..querendo salvar semanalmente na sua página para facilitar aos professor na hora de baixar, me disponho a ajudar.

    Att

    Prof. Robson Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Robson Santos, a Paz do Senhor! Tenho acompanhado o seu esforço para divulgação deste material, parabéns! Quanto mais utilizado esse material for, mais resultados para o Reino de Deus alcançaremos, obrigado por se tornar um parceiro neste projeto da EBD! Deus abençoe sua vida! Continue nos ajudando, o nosso galardão virá das mãos do Senhor nosso Deus! Abraços querido professor! Participe sempre! Shalom Adonai!

      Excluir
  2. Sejam todos fiéis para com Deus, para que a sua aliança seja a cada dia mais firme e forte como o metal mais resistente que conhecemos o "ouro". Que Deus multiplique as suas bençãos e o discernimento para as coisas relacionadas a Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pastor Julio Cesar Martins pelas belas palavras! Esse processo de crescimento e amadurecimento espiritual é maravilhoso, apesar de doloroso! Mas acredito que estamos avançando conforme nos recomenda a Palavra de Deus! Que o Senhor continue abençoando sua vida reverendo! Parabéns pelo dia dos pais! Abraços!

      Excluir
  3. A paz do Senhor !
    Prezado companheiro , obrigado por tão belo trabalho .
    Que possamos sermos dedicados pelo reino de nosso Deus como foi o apóstolo Paulo e seus companheiros .
    Para vossa meditação :
    "Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
    As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
    Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
    A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
    Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
    Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
    ( Lamentações 3:21-26 ) .
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A . Deus , Barra Mansa , R . J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo pastor Milton Souza, a Paz do Senhor Jesus! Que versículo maravilhoso! Rogo a Deus que continue lhe usando sempre como um de seus grandes Arautos! Que Deus possa levantar mais intercessores pela sua Obra como tem levantado o senhor! Estou muito feliz pela vossa companhia aqui no site! Deus vos abençoe reverendo! A nossa saudação calorosa a todos os pais de sua igreja neste dia! Um forte abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  4. Parabéns! Felicidades, paz, longevidade e longaminidade para todos os pais, pelo seu dia no próximo domingo... Que Deus multiplique as suas bençãos a cada dia...

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM,QUE DEUS ABENÇOE A TI,O TEU MINISTERIO E FAMILIA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, professor Márcio de Medeiros, a Paz do Senhor! Muito obrigado pela sua participação e pelas palavras tão motivadoras! Estou certo de que enquanto eu continuar vos servindo estarei cumprindo o meu ministério! Deus abençoe a sua vida, a sua família e o seu ministério! Um grande abraço meu amigo! Shalom Adonai!

      Excluir
  6. A paz do Senhor!!
    Meu amigo Pr. Ismael, mais uma EBD,abençoando e rica em detalhes graças aos slides, que Deus continue te abençoando. um grande abraço e feliz dia dos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo, pastor Francinaldo, a Paz do Senhor Jesus Cristo! Estou feliz em saber que posso servi-los com esse simples trabalho e mais feliz ainda por saber que o nome do Senhor Jesus está sendo glorificado através do vosso ministério! Deus o abençoe ricamente nessa jornada ministerial! Saudações a todos os seus alunos que já são pais, transmita o nosso sincero parabéns a todos! Continuem orando por nós! Deus vos abençoe sempre! Abraços meu amigo!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!