Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

18 agosto 2013

LIÇÃO 8 – A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE




ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES CLIQUE AQUI


LIÇÃO 8 – A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE



TEXTO ÁUREO
"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3.14)

VERDADE PRÁTICA
A maior aspiração do crente deve ser a conquista do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus.


 INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, aprenderemos que o alvo da vida do apóstolo Paulo era somente um: conquistar a excelência do conhecimento de Jesus Cristo (Fp 3.8,10) “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte”. Semelhante a um atleta, o apóstolo se esforçava para alcançar este objetivo, pois era consciente de que o exercício de aprender cada dia mais de Jesus exige labor e disposição para servir. Prosseguindo para "o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus", Paulo convidou os filipenses a imitá-lo, despertando-os à esperança de um dia receberem a mesma recompensa (Fp 3.14-17) “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa doutra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam”.





I - A ASPIRAÇÃO PAULINA

1. "Prossigo para o alvo". Para participar de uma maratona, o atleta tem de treinar muito. É preciso esforço, dedicação e trabalho para alcançar o prêmio final. Paulo utiliza neste texto a analogia do atletismo, a fim de mostrar aos filipenses que o crente em sua caminhada também precisa se esforçar para conhecer mais a Cristo, deixando de lado os embaraços dessa vida e o pecado, mantendo o foco em Jesus. Quando o crente deixa de olhar firmemente para o "Alvo", corre o risco de tropeçar e cair, podendo até abandonar a fé. Vigiemos, pois, em todo o tempo, na dependência do Senhor.

2. O sentimento de incompletude de Paulo. Paulo sabia que havia muita coisa ainda a ser conhecida. Por isso, nunca corria sem meta (1 Co 9.26) “Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar”. Mesmo estando no cárcere, o apóstolo declara estar disposto a avançar para as coisas que estavam diante dele (Fp 3.13b) “mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim”. Paulo era um homem que confiava em Deus. E, assim, seguia confiante, pois no Senhor ainda teria grandes desafios em seu ministério. Sua força estava em Deus. Eis porque venceu grandes lutas e foi fiel até o fim. Para vencer, temos que igualmente olhar para frente e "esquecer das coisas que atrás ficam" (v.13).

3. O engano da presunção espiritual. Paulo não se deixou enganar pela falsa ideia de ter alcançado a perfeição. Os mestres do gnosticismo afirmavam ter alcançado tal posição e, assim, reivindicavam ser iluminados e não terem mais nada a aprender ou que desenvolver. Paulo, contudo, refutou esse pensamento equivocado, demonstrando que a conquista da perfeição será para aquele que terminar a carreira e ganhar a vida eterna, pois o prêmio está no final da jornada e não em seu início ou meio (1 Co 9.24) “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” (Gl 6.9) “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.








II - A MATURIDADE ESPIRITUAL DOS FILIPENSES (3.15,16)

1. Somos perfeitos (3.15)? O vocábulo "perfeito", empregado por Paulo neste texto, tem um sentido especial, pois se refere à "maturidade espiritual". Em termos de recebimento do benefício da obra perfeita de Cristo no Calvário, todos nós já alcançamos tal "perfeição". Neste sentido, a nossa salvação é perfeita e completa. Segundo o Comentário Bíblico Beacon, quando a expressão paulina refere-se aos filipenses tratando-os de "perfeitos", neste versículo, apresenta-os servindo a Deus no Espírito, isto é, não confiando na carne (3.3).

2. O cristão deve andar conforme a maturidade alcançada (3.16). Quando Paulo diz, "andemos segundo a mesma regra", não significa caminhar segundo os regulamentos da lei mosaica, tão requerida pelos judeus convertidos a Cristo. Trata-se de andar conforme a doutrina de Cristo, segundo aquilo que já recebemos do Senhor. Assim, esse "andemos segundo a mesma regra" denota modo de viver, atitudes, ações, obras, e comportamentos em geral, semelhantes aos do Senhor Jesus, que o crente deve seguir. Aprendemos com Paulo que não basta "corrermos", pois se realmente desejamos progredir em nossa vida cristã, devemos conhecer e obedecer aos preceitos da Palavra de Deus até o Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6) “Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo”. 

3. Exemplo a ser imitado (3.17). Paulo procurou em tudo imitar o Mestre, servindo apenas aos interesses da Igreja de Cristo (Fp 2.17) “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”. Dessa maneira, exortou os filipenses a que o imitassem assim como ele imitava ao Senhor (Fp 3.17) “Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam”. Como obreiro de Deus, Paulo tinha um caráter ilibado e os filipenses deveriam tê-lo como um exemplo a seguir. Se quisermos servir ao Senhor com inteireza de coração, precisamos seguir os passos de Jesus - o nosso modelo de homem perfeito (Hb 12.2) “olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.







III - A ASPIRAÇÃO CRISTÃ HOJE

1. A atualidade do desejo paulino. O propósito de Paulo em relação a si e aos filipenses deve servir-nos de instrução, pois as dificuldades, tentações e demais obstáculos que serviam de empecilhos à vida de comunhão naquela época continuam atuais e bem maiores. Mais do que nunca, devemos nos esforçar para vivermos uma vida de íntima comunhão com Deus (Fp 3.12) “Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus”.

2. O cristão deve almejar a maturidade espiritual. Seguindo o exemplo de Paulo, reconheçamos que ainda precisamos alcançar a perfeição. Sejamos sóbrios e vigilantes, reconhecendo também o quanto carecemos de maturidade espiritual e de um maior conhecimento acerca da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Rejeitando a fantasia da falsa vida cristã. Paulo era um sofredor consciente, um homem que sabia o quanto é difícil ser fiel a Deus. Ele, porém, suportava tudo por causa da obra de Deus (Fp 2.17) “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”. Quem quiser viver assim nos dias atuais, precisa reconhecer que padecerá as mesmas angústias (2 Tm 3.12) “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. Semelhante ao apóstolo Paulo, podemos ter certeza de que receberemos o "prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3.14).







CONCLUSÃO


Toda a vida de Paulo era centrada na pessoa de Jesus Cristo. Ele tudo fazia para agradá-lo. Sua grande aspiração era conhecer mais do Mestre da Galileia. Por isso, o apóstolo podia declarar: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2.20).




________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. FILIPENSES, A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Lição 8 – A suprema aspiração do crente. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – A aspiração paulina. 1. “Prossigo para o alvo”. 2. O sentimento de incompletude de Paulo. 3. O engano da presunção espiritual. II – A maturidade espiritual dos filipenses (3.15,16). 1. Somos perfeitos (3.15)? 2. O cristão deve andar conforme a maturidade alcançada (3.16). 3. Exemplo a ser imitado (3.17). III – A aspiração cristã hoje. 1. A atualidade do desejo paulino. 2. O cristão deve almejar a maturidade espiritual. 3. Rejeitando a fantasia da falsa vida cristã. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Cara irmão Pr. Ismael,

    visito constantemente seu site e muito tem me ajudado, e lhe sou grato. Sugiro a possibilidade de que a leitura bíblica em classe seja disponibilizada em Slides.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua constante visita! Agradeço imensamente a sua participação e sugestão, vou avaliar com muito carinho e se possível vou colocar a leitura bíblica em classe também em slide, talvez para o próximo trimestre. Não é fácil manter este trabalho sozinho, mas vou me esforçar para atender a sua sugestão. Continue nos ajudando com a sua opinião e orações. Deus abençoe sua vida sempre! Abraços!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    Que maravilha . Estudarmos a lição e termos slides perfeitos para as aulas .
    Que o Eterno Deus vos recompense .
    Para vossa meditação :
    "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? ( Isaías 43:13 ).
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A.Deus , Barra Mansa , R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande e fiel amigo pastor Milton Souza, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua aprovação! Sou muito grato a Deus pela sua vida querido pastor! Alegro-me em Deus só por saber que ninguém pode impedir os propósitos do Senhor! Que seja assim a vontade de Deus sobre sua vida meu amigo! Que nada impeça de se cumprir os projetos do Altíssimo sobre seu ministério! Abraços aos nossos queridos irmãos de Barra Mansa - Rio de Janeiro! Shalom Adonai!

      Excluir
  3. Parabéns por suas atualizações, me serviram muito para a minha aprendizagem. Continue assim, contribuindo para o bom andamento do ensino cristão. Que Deus os abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor professora Sarinha! Muito obrigado pela sua participação! Nos ajude a manter este projeto intercedendo por nós. Tenha uma ótima semana na presença do Senhor! Deus te abençoe! Volte sempre! Shalom Adonai!

      Excluir
  4. Que todos n.os continuemos a visualizar o nosso Senhor Jesus Cristo, com pricipal alvo a ser atingido e que nada nos separe do amor de Deus... http://www.cpljmartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço a todos que acessam este site que visitem o site do nosso amigo e pastor Júlio César Martins, pois tenho certeza que o seu blog é mais uma ferramenta para servir no crescimento do Reino de Deus aqui nesta Terra. Deus o abençoe grandemente meu amigo! Abraços!

      Excluir
  5. adorei DEus cntinue te iluminando continuarei orando.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que linda a sua oração! Muito obrigado! Lembre-se sempre de orar em nosso favor, necessitamos muito das vossas intercessões! Volte sempre! Deus te abençoe! Shalom Adonai!

      Excluir
  6. Parabéns por suas AULAS E SLIDES, me serviram muito para a minha aprendizagem E PARA AS MINHAS AULAS na ebd. Continue assim, contribuindo para o bom andamento do ensino cristão. Que Deus os abençõe!,Shalom.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!