Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 abril 2013

LIÇÃO 3 – AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO


LIÇÃO 3 – AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO


TEXTO ÁUREO
"Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25).

VERDADE PRÁTICA
O casamento cristão tem de ser edificado tendo como base o amor a Deus e ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.

INTRODUÇÃO
Por ser uma instituição criada por Deus para atender aos propósitos divinos, não é de se admirar que o matrimônio venha sendo ridicularizado sistemática e violentamente pela mídia. Por isso, precisamos compreender a instrução divina quanto ao casamento e aplicá-la em nossa vida diária. Na epístola aos Hebreus, as Escrituras ensinam: "venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" (13.4). Tal verdade a respeito do casamento indica-nos que ele deve ser respeitado, honrado e valorizado.




I - A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO

1. Um plano global. Como expressão de sua vontade, o Criador ordenou, logo no princípio, que o homem deixasse pai e mãe e se unisse à sua mulher, para que ambos  fossem  "uma carne" (Gn 2.24). É exatamente o que acontece no ato conjugal, sendo esta a vontade de Deus para todas as pessoas, crentes ou não: que a humanidade cresça e, através da união legítima entre um  homem e uma mulher, multiplique-se.

2. Os indicadores da vontade de Deus. Ao aconselhar os jovens em relação ao namoro, noivado e casamento, é preciso orientá-los para que tomem decisões conscientes. Nesse particular, é preciso buscar a vontade de Deus, cujos indicadores são:

a) A Paz de Deus no coração. Um dos sinais da aprovação divina quanto ao que fazemos, ou pretendemos fazer, é o sentimento de paz interior, que nos domina os pensamentos e as emoções (Cl 3.15) “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”.

b) O comportamento pessoal.  Se alguém não honra os pais, como honrará o seu cônjuge? Se o noivo não respeita a noiva, demonstrando um ciúme doentio a ponto de não lhe permitir que converse até mesmo com pessoas da própria família, isso evidencia claramente que ele está fora da aprovação divina. Tal relacionamento não dará certo.

c) Naturalidade. Procurar "casa de profetas" para saber se o casamento é ou não da vontade de Deus é muito perigoso. Quando o relacionamento é da vontade divina, um sente amor pelo outro, sente falta do outro, considera o outro, demonstra afeto pelo outro. Tudo flui naturalmente. Além disso, os pais aprovam o namoro e a igreja o reconhece. Estes indicativos realçam que Deus está de acordo com esta união.

d) Os princípios de santidade. Sabemos que as tentações sobre os namorados e noivos são fortes. Mas não devemos nos esquecer: a santidade é um requisito básico para a felicidade conjugal. Um relacionamento que não leva em conta o princípio da castidade já está fora da orientação divina. Portanto, se o namoro ou o noivado é marcado por atos e práticas que ofendem a Deus, é sinal de que o relacionamento já está fadado ao fracasso (1  Co 6.18-20) “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. O sexo antes e fora do casamento é pecado (Êx 20.14) “Não adulterarás” (1 Ts  4.3) “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição”. E a virgindade, tanto do rapaz, quanto da moça, continua a ser muito importante aos olhos de Deus.









II - O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO

1.  O dever primordial do casal. O marido que não ama a própria esposa não pode dizer que obedece a Palavra de Deus. Ao contrário, ele peca por desobediência, pois amar é uma ordem divina. A Bíblia recomenda solenemente: "vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25) “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.  O amor à esposa, ordenado pelas Escrituras, deve ser o mais elevado possível. É semelhante ao amor de Cristo pela Igreja: "Como também Cristo amou a Igreja". Perceba que o termo "como" é um  advérbio de modo. Por conseguinte, o amor do esposo pela esposa deve ser como o  amor de  Cristo por sua Igreja. É um  amor sublime e sem igual.

2. O amor gera união plena. A união é o resultado do amor sincero. Logo, o esposo deve estar unido à esposa de modo a formar uma unidade, ou seja, "dois numa [só] carne" (Ef 5.31) “Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne”. Por isso, o apóstolo Paulo ensina: "O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido" (1 Co 7.3). Isto quer dizer igualdade e reciprocidade no casamento; marido e mulher são iguais nos haveres de um para com o outro. Isso exige do casal união de pensamentos, de sentimentos e de propósitos.







III - A FIDELIDADE CONJUGAL

1. Fator indispensável à estabilidade no casamento. Além de proporcionar segurança espiritual e emocional, a fidelidade é indispensável ao bom relacionamento conjugal. Sem fidelidade, o casamento desaba. As estruturas do matrimônio não foram preparadas para suportar o peso da infidelidade, cujos efeitos sobre toda a família são devastadores. O adultério é tremendamente destrutivo tanto para o homem como para a mulher (1 Co 6.15-20) “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

2. Cuidado com os falsos padrões. O amor que se vê nos filmes, novelas e revistas seculares está longe de preencher os requisitos da Palavra de Deus. É falso e pecaminoso. O verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Cristo para com a Igreja!  Através de Malaquias, o Senhor repreendeu severamente os varões israelitas por sua infidelidade conjugal (Ml 2.13-16) “Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choros e de gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto. E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais”. Biblicamente, o casamento é uma aliança que deve perdurar até a morte de um dos cônjuges. Não é um "contrato" com prazo de validade, mas uma união perene, cuja fidelidade é um dos elementos indispensáveis para que os cônjuges sejam felizes.








CONCLUSÃO

Nosso desejo é que as igrejas promovam o crescimento das crianças, adolescentes, jovens e casais na Palavra de Deus. Enfim, que toda a família seja edificada em Cristo. Dessa maneira, demonstraremos o valor do casamento bíblico e os perigos das novas "configurações familiares" defendidas e apoiadas pelos que desprezam e debocham dos princípios divinos. Portanto, que a Igreja faça soar sua voz profética e denuncie as iniciativas que buscam destruir o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel. Se a família não for sadia, a sociedade será enferma.


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI, Protegendo seu lar dos ataques do inimigo. Lição 3 – As bases do casamento cristão. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – A vontade de Deus para o casamento. 1. Um plano global. 2. Os indicadores da vontade de Deus. A) A Paz de Deus no coração. B) O comportamento pessoal. C) Naturalidade. D) Os princípios de santidade. II – O amor verdadeiro no casamento. 1. O dever primordial do casal. 2. O amor gera união plena. III – A fidelidade conjugal. 1. Fator indispensável à estabilidade no casamento. 2. Cuidado com os falsos padrões. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2013.




Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    Obrigado por nos presentear com estes slides maravilhosos !Para vossa meditação :
    "O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele."
    Naum 1:7
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza A.Deus ,Barra Mansa ( R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo! Como é bom sempre passar por aqui e ver os seus comentários e os versículos bíblicos, Deus o recompense por ser constante nas orações em nosso favor! Que a mão do Senhor esteja sempre a seu favor! Um forte abraço pastor Milton Sousa! Saudações aos nossos queridos irmãos de Barra Mansa - Rio de Janeiro.

      Excluir
  2. Belo Trabalho irmãos, minhas aulas fluiram muito com a sua contribuição. Que Deus continue vos abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Jhonatan Alex, a Paz do Senhor Jesus! Obrigado por cada palavra de apoio! Conto com as vossas orações!! Continue se dedicando ao ministério do ensino, a sua pesquisa o fez chegar até aqui e isso significa que você ama esse ministério e zela por ele. Deus o abençoe cada dia mais! Abraços!

      Excluir
  3. Joziel de Azevedo 19 de Abril de2013.

    Os irmãos têm prestado uma ótima contribuição aos professores de nossa EBD, estamos orando para Deus continue os usando para Glória de Deus. Parabéns pelo aprimoramento do trabalho já inserindo os textos bíblicos. Ficou excelente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joziel de Azevedo, a Paz do Senhor! Seja bem-vindo! Obrigado pelas orações! O nosso lugar é debaixo dos vossos joelhos! Fico muito feliz com o comentário a respeito das novidades que acrescentamos neste trimestre, acredito que todo professor ou aluno dedicado como você deve gostar da citação dos versículos bíblicos no comentário da lição, facilita o nosso entendimento. Volte sempre Joziel! Abraços a todos os irmãos da sua igreja! Shalom!

      Excluir
  4. Pr. Ismael, não existe slides melhores do que estes para enriquecer as nossa aulas no domingo, a nossa EBD está crescendo através dessa grande contribuição, que Deus continue te abençoando amado irmão, sei que não é fácil montar toda essa estrutura para ajudar a melhorar cada vez mais a nossa escola.
    Pr. Carlos Alberto - Assembléia de Deus - Setor Morais - Ministério Vila Nova em Goiânia-Goiás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Carlos Alberto, saudações em Cristo Jesus! Que maravilha ver o seu comentário! Muito obrigado pelas palavras de aprovação e apoio! Sinto-me muito feliz em saber que este trabalho está contribuindo para melhorar a frequência dos irmãos na sua igreja! Louvado seja Deus! Tenho certeza que o senhor é um exemplo de bom pastor, pois quem prioriza o ensino e investe nele compreende os seus efeitos positivo na vida espiritual do povo de Deus e por isso o valoriza e aplica no meio do seu rebanho. Essa igreja que prioriza o ensino cresce espiritualmente mais saudável! Parabéns pastor! Continue assim, Deus abençoe ricamente o seu ministério! Quando eu passar por Goiânia terei muito prazer em conhecer essa amada igreja! Um ótimo final de semana! Abraços do seu irmão menor, Ev. Ismael

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!