LIÇÃO 2 – O CASAMENTO BÍBLICO
TEXTO ÁUREO
"Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma carne" (Gn 2.24).
VERDADE PRÁTICA
O
casamento é uma instituição divina, sendo constituído pela união indissolúvel
de um homem e de uma mulher: monogâmico e heterossexual.
As
Escrituras ensinam que homem e mulher foram feitos "à imagem de Deus"
(Gn 1.27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem
de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Após Deus formar o homem (Gn
2.7) “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e
soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”,
formou também a mulher (v.22) “E da costela que o
SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.”. Essa
foi a segunda grande decisão divina no tocante à existência da humanidade. Deus
uniu o homem à mulher, instituindo assim o casamento, não apenas para a
perpetuação da raça humana, mas para a formação do casal e, consequentemente,
de toda a família.
I -
O PRINCÍPIO DA MONOGAMIA
1. Monogamia X Bigamia. A
palavra monogamia vem de dois vocábulos gregos: monos (único) e gamós
(casamento), significando um único homem para uma única mulher. Desde o
Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o
casamento e a formação da família (Gn 2.24) “Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma carne”. Porém, o primeiro registro da bigamia também está no livro
dos começos. Lameque, filho de Metusael [correção nossa] (Gn 4.18) “E a
Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e
Metusael gerou a Lameque.” (Gn 5.25) “E viveu
Metusalém cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque” [correção nossa], por razões não
explicadas, teve mais de uma esposa (Gn 4.19) “E tomou
Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.”.
tempos depois, Esaú, filho de Isaque, desobedeceu a Deus e casou-se com duas
mulheres heteias (Gn 26.34,35) “Ora, sendo Esaú da
idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a
Basemate, filha de Elom, heteu”. No primeiro livro de Samuel, temos o
caso de Elcana que tinha duas mulheres. O resultado não poderia ser outro:
invejas, intrigas e brigas (1 Sm 1.4-8) “E sucedeu que,
no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua
mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava
uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado
a madre. E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer,
porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. E assim o fazia ele de ano em ano;
quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e
não comia. Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que
não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez
filhos?”
2. A poligamia torna-se comum.
Abraão incorreu nesse grave erro. Por sugestão de sua mulher, Sara, que era
estéril, o pai da fé uniu-se a Agar, serva de sua esposa. Era o concubinato
acontecendo na família de Abraão (Gn 16) “Ora, Sarai,
mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo
nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de
gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão
a voz de Sarai. Assim, tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar, egípcia, sua
serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, ao fim de dez anos que Abrão
habitara na terra de Canaã. E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela
que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então, disse Sarai a
Abrão: Meu agravo seja sobre ti. Minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela,
agora, que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos. O SENHOR julgue entre mim
e ti. E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que
bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face. E o Anjo do
SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho
de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais? E ela
disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do
SENHOR: Torna-te para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe
mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será
contada, por numerosa que será. Disse-lhe também o Anjo do SENHOR: Eis que
concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o SENHOR
ouviu a tua aflição. E ele será homem bravo; e a sua mão será contra todos, e a
mão de todos, contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E
ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus da vista, porque
disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? Por isso, se chama aquele
poço de Laai-Roi; eis que está entre Cades e Berede. E Agar deu um filho a
Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que tivera Agar, Ismael. E era Abrão
da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu Ismael a Abrão”, vindo
Ismael a nascer como fruto daquela relação. transtornos familiares, históricos
e espirituais foram inevitáveis naquele clã.
Isaque, considerado filho da promessa, casou-se aos 40 anos, com uma
esposa escolhida por seu pai, e preferiu viver um casamento monogâmico,
honrando Rebeca, sua esposa, e principalmente, honrando ao Senhor. O Antigo
testamento descreve a poligamia e as suas tragédias na vida de Jacó (Gn
29.21-23,) “E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher,
porque meus dias são cumpridos, para que eu entre a ela. Então, ajuntou Labão
todos os varões daquele lugar e fez um banquete. E aconteceu, à tarde, que
tomou Léia, sua filha, e trouxe-lha. E entrou a ela” (Gn 29. 28-31) “E Jacó fez assim e cumpriu a semana desta; então, lhe deu por
mulher Raquel, sua filha. E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua
filha. E entrou também a Raquel e amou também a Raquel mais do que a Léia; e
serviu com ele ainda outros sete anos. Vendo, pois, o SENHOR que Léia era
aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril” (Gn 30.1-10) “Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel
inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro. Então, se acendeu
a ira de Jacó contra Raquel e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu
o fruto de teu ventre? E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; entra a ela,
para que tenha filhos sobre os meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
Assim, lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó entrou a ela. E concebeu
Bila e deu a Jacó um filho. Então, disse Raquel: Julgou-me Deus, e também ouviu
a minha voz, e me deu um filho; por isso, chamou o seu nome Dã. E Bila, serva de
Raquel, concebeu outra vez e deu a Jacó o segundo filho. Então, disse Raquel:
Com lutas de Deus, tenho lutado com minha irmã e também venci; e chamou o seu
nome Naftali. Vendo, pois, Léia que cessava de gerar, tomou também a Zilpa, sua
serva, e deu-a a Jacó por mulher. E deu Zilpa, serva de Léia, um filho a Jacó”
e na dos reis de Israel (1 Rs 11.4) “Porque sucedeu
que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração
para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR,
seu Deus, como o coração de Davi, seu pai” (1 Rs 11.7-9) “Então, edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas,
sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos
filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as
quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se
indignou contra Salomão, porquanto desviara o coração do SENHOR, Deus de
Israel, o qual duas vezes lhe aparecera”.
3. Em o Novo Testamento a poligamia é
condenada por Jesus e pelo apóstolo Paulo. Certa feita, os
fariseus aproximaram-se de Jesus e interrogaram-no se era lícito ao homem
repudiar a "sua mulher" por qualquer motivo (Mt 19.3) “Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e
dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?”.
Note que eles não perguntaram "deixar suas mulheres". A resposta do Senhor
remonta às origens do casamento e da própria criação (Mt 19.5,6 cf. Gn 2.24) “e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua
mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Gn 2.24) “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á
à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Jesus refere-se apenas a
"uma" esposa, e as epístolas fundamentam-se nos evangelhos ao tratar
desse tema.
a) Uma esposa e um marido.
Não há nada tão claro quanto à monogamia nos ensinos do apóstolo Paulo. Aos coríntios,
por exemplo, ele ensinou que cada um deve ter a sua própria mulher e esta o seu
próprio marido (1 Co 7.1,2) “Ora, quanto às coisas que
me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da
prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu
próprio marido”, numa prevenção clara contra a prostituição.
b) A harmonia conjugal. Na
epístola aos Efésios, Paulo ensina a submissão da esposa ao marido. Ao marido,
ele exorta a amar a sua esposa, como Cristo amou a Igreja, sacrificando-se por
ela (Ef 5.25) “Vós, maridos, amai vossa mulher, como
também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Cl 3.19)
“Vós, maridos, amai a vossa mulher e não vos irriteis
contra ela”. Aqui, a harmonia conjugal é um dos fatores que reforçam a
monogamia, e ambas são valorizadas conforme o plano original de Deus para o
casamento entre um homem e uma mulher.
c) A monogamia na liderança cristã.
Para os líderes da igreja, Paulo exorta: "Convém, pois, que o bispo seja
irrepreensível, marido de uma mulher" (1 tm 3.2 - sem grifos no original).
O diácono também deve ser "marido de uma mulher" (1 tm 3.12). A
liderança deve ser o exemplo dos fiéis em tudo, e esse exemplo inclui o
casamento (1 tm 4.12) “Ninguém despreze a tua mocidade;
mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na
fé, na pureza”.
1. "Macho e fêmea os criou". Deus
criou "o homem", um ser masculino (Gn 1.26) “E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra”, e
também fez a mulher, um ser feminino (Gn 1.27) “E criou
Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.
Em outras palavras, Deus não uniu dois machos ou duas fêmeas. Não! Ele uniu um
homem com uma mulher, demonstrando a natureza e o padrão divino da
heterossexualidade. As Santas Escrituras
são claras ao condenarem - assim como o adultério, a prostituição, a
perversidade, a idolatria, a mentira, o falso testemunho etc. - a prática do
homossexualismo, quer masculino, quer feminino (lv 18.22) “Com varão te não deitarás, como se fosse mulher: abominação é”
(Rm 1.26) “Pelo que Deus os abandonou às paixões
infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à
natureza”.
2. "E se unirá à sua mulher". Após
realizar o primeiro casamento, o Criador disse: "Portanto, deixará o varão
o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne"
(Gn 2.24). Veja que o Senhor é taxativo ao falar ao homem a respeito da sua
vocação heterossexual: "apegar-se-á à sua mulher". Por isso, olhemos
para as Escrituras e olhemos para o ciclo da vida humana e, inequivocamente,
concordaremos: se não fosse a união heterossexual, promovida por Deus, desde o
princípio, a raça humana não teria subsistido.
1. Uma só carne. A
fim de proporcionar uma vida conjugal abundante, o Criador planejou uma união
histórica, indissolúvel e permanente (Gn 2.24) “Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma carne”. O matrimônio entre homem e mulher seria para sempre! Tristemente,
o pecado ruiu o princípio divino da
continuidade do casamento, trazendo o divórcio e separando famílias. O
plano de Deus, entretanto, ainda pode ser encontrado nas palavras de Jesus:
"o que Deus ajuntou não separe o homem" (Mt 19.6) “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que
Deus ajuntou não separe o homem”.
2. A porta de entrada para o divórcio. Há
situações em que a falta de união e de amor no casamento, talvez motivados pela
desobediência a Deus, pelo orgulho e pela falta de perdão, fazem a convivência
do casal tornar-se uma grande fachada. Por conveniência, o casal apresenta-se à
sociedade ou à igreja local numa aparente alegria matrimonial, mas na
intimidade, a união tornou-se insuportável. É necessário que a Igreja esteja
pronta para auxiliar os casais que passam por crises conjugais, e motivá-los
sempre a permanecerem unidos em um amor não fingido, mas solidificado e
resistente às contrariedades que possam existir no dia a dia.
O
casamento heterossexual nunca foi tão atacado como no presente tempo. Em nossa
sociedade, leis e normas que atentam contra a lei de Deus são elaboradas sob o
argumento de que o Estado é laico. E deve ser mesmo! Mas entre ser laico e
desrespeitar princípios ordenados por Deus desde a criação há uma grande
distância. Neste aspecto, a Igreja do Senhor Jesus deve ser a "coluna e
firmeza da verdade" e guardiã dos princípios morais e cristãos,
denunciando o pecado e acalentando os corações feridos. Assim, defendemos que o
casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel deva ser incentivado,
apoiado e honrado nas esferas públicas de relacionamento.
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OBS: O
tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades
dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e
depois “Configurar página”.
Referência
bibliográfica
Revista
Lições Bíblicas. A FAMÍLIA CRISTÃ NO
SÉCULO XXI, Protegendo seu lar dos
ataques do inimigo. Lição 2 – O casamento bíblico. Texto áureo. Verdade
prática. Introdução. I – O princípio da monogamia. 1. Monogamia X Bigamia. 2. A
poligamia torna-se comum. 3. Em o Novo Testamento a poligamia é condenada por
Jesus e pelo apóstolo Paulo. A) Uma esposa e um marido. B) A harmonia conjugal.
C) A monogamia na liderança cristã. II – O princípio da heterossexualidade. 1.
“Macho e fêmea os criou”. 2. “E se unirá à sua mulher”. III – A
indissolubilidade do casamento. 1. Uma só carne. 2. A porta de entrada para o
divórcio. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2013.
A paz do Senhor !
ResponderExcluirAo Todo Poderoso Deus , toda honra , louvor e glória pela instituição da família .
Mais uma lição muito bem comentada e os slides que o irmão preparou ficaram ótimos .
Muito obrigado .
Deixo para vossa meditação :
" Os rios levantam, ó SENHOR, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas.
Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar." ( Salmos 93:3-4 ) .
Orando por vós !
Pr Milton Souza , A.Deus , Barra Mansa (R.J ) .
Meu amigo pastor Milton Souza, a Paz do SENHOR! Obrigado pela aprovação dos slides! A Deus seja toda honra e toda a glória! Continue orando por nós! Precisamos de apoio espiritual para realizar a Obra de Deus! Também peço a Deus que continue fazendo o senhor prosperar nesse brilhante ministério pastoral! Um forte abraço a todos os nossos irmãos de Barra Mansa - Rio de Janeiro. Shalom!
ExcluirA paz do Senhor Jesus. Quem é responsável pela correção das lições bíblicas? Pois há um equívoco de informações no ponto 1 e subponto 1 da lição 2, revista (jovens e adultos) do 2º trimestre de 2013. Pois o primeiro homem a praticar a bigamia foi Lameque filho de Metusael da descendência de Caim e não Lameque filho de Metusalém da descendência de Sete
ResponderExcluirAndre Batista, a Paz do Senhor Jesus! Concordo com você, realmente a Revista Lições Bíblicas publicou com esse erro. Eu faço a publicação na íntegra da lição, apenas acrescento os versículos que são mencionados, quando eu estava preparando os slides eu não percebi esse erro. Mas como o erro se refere à Palavra de Deus vou corrigi-lo. Obrigado pelo seu apoio e observação! Participe sempre, um grande abraço!
ExcluirA paz do Senhor!!!
ResponderExcluirMeu amigo e Pastor.Ismael, os slides do 2° trimestre estão ótimos.
que Deus continue te abençando e te dando graças para esse trabalho que é muito importante para nós professores.
Francinaldo meu amigo, a Paz do Senhor! Eu que sou grato a Deus pela vossa vida! Companheiros no ministério do ensino que muito tem nos ajudado em oração e apoiado este projeto! Deus continue abençoando sua vida ministérial! Tenha uma ótima aula e um excelente final de semana! Abraços!
ExcluirA paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, seja com todos! Esta lição nos leva a uma visão geral do que realmente vem acontecendo com as familias principalmente na questão do casamento que é o principio da verdadeira familia (casamento homem e mulher) qualquer outra forma de casamento não é casamento e sim o simples firmar um contrato que a qualquer momento pode ser desfeito ou refeito. Sou casado a 25 anos, tenho tres filhos e já tenho uma neta, graças a Deus todos na minha parcela da familia seguem e são salvos por Jesus Cristo, posso inclusive dizer "que eu e minha casa servimos ao Senhor!", mas no entanto precisamos mais e mais da presença de Deus em nossas vidas, pois o inimigo de nossas almas com certeza faz e fará tudo para dividir e destruir a maravilhosa criação de Deus, dai a importância de colocarmos Deus sempre em primeiro plano e em qualquer situação.
ResponderExcluirPastor Julio Cesar Martins, a Paz do Senhor! Obrigado por compartilhar seu exemplo de vida conosco, pois sabemos que até mesmo no meio cristão está ficando mais raros esse modelo duradouro de família. Parabéns pela linda família! continue sendo um "referencial" para outroas famílias cristãs ou não e que o nome do Senhor Jesus seja sempre glorificado em vossas vidas! Um grande abraço meu amigo! Shalom Adonai!
ExcluirPaz Do Senhor.
ResponderExcluirQue Deus abençoe grandemente o teu esforço e trabalho.
Amado irmão, costumo usar os apoios em slides que vc disponibiliza, os mesmos ajudam muito na aula. Deus os abençoe muito.
Gostaria apenas informar que algumas imagens usadas para LIÇÃO 2 – O CASAMENTO BÍBLICO , fazem referência a Saga Crepúsculo Twilight(apologia a vampiros). São estas "o casamento biblico(6).PNG", "o casamento biblico (16).PNG" e "o casamento biblico (23).PNG". Para suas considerações. Grande abraço.
Ramires
A Paz do Senhor professor Ramires! Estou muito feliz com a sua participação! Obrigado pelo seu apoio! As imagens que utilizei para nossa ilustração são imagens de bonecos de porcelana, evitei utilizar fotos de excelente qualidade referente a esse casal da saga Crepúsculo por entender que estaria de fato associando ao filme, apesar de não ter assistido a nenhum desses filmes, mas, foi muito comentado pelo sucesso de bilheteria. Os bonecos de porcelana podem ter figuras inspiradas no filme, mas não vejo como uma apologia ao vampirísmo. Outro fator que faço avaliação é quanto ao foco da nossa lição, estamos falando de modelo de família deixado por Deus, a união entre um homem e uma mulher, vampiros ou não, cristãos ou não, estamos avaliando a união heterossexual, sexo masculino e feminino, poderia o filme fazer apologia ao homossexualismo, neste caso seria um modelo completamente contrário ao modelo bíblico. Portanto, acredito que os benecos de porcelana não trazem prejuízos para a interpretação das imagens nos slides. Agradeço muito a sua observação, espero continuar contando com a sua participação para mantermos um padrão de qualidade nesses slides. Tenha uma ótima aula! Um grande abraço! Shalom!
ExcluirGostaria de comentar sobre a imagem do ultimo slide, os bonecos representando o casamento são uma replica dos personagens do filme eclipse, desculpe a minha ignorância mas não aprovei a imagem por ser algo recente na mídia e repercutir a união de um vampiro com um humano, creio que daria margem para uma dispersão na aula de enfim eu não concordei com a imagem, na minha opinião a pessoa responsável na criação não foi feliz ao escolher tal imagem.
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