Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

24 fevereiro 2013

LIÇÃO 9 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO / SUBSÍDIOS





Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)





Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)



Vídeo aula ministrada pelo Pastor Jeferson frança, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)



Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)




______________________________________


SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA



Amados, saudações em Cristo! Temos bons comentários nas aulas em vídeo postadas no site. Para não sermos repetitivos, gostaria de abordar o mesmo tema sobre um ponto de vista diferente. Creio que seja tão importante quanto o que já foi comentado pelos grandes mestres da EBD.

Vamos iniciar com uma pergunta no mínimo curiosa, por que Jesus convidou apenas três discípulos para o monte onde ELE se transfiguraria? Não havia 12 discípulos? Por que só três? Outra pergunta importante, qual foi o critério utilizado pelo Mestre Jesus para chamar apenas Pedro, Tiago e João? Ou seria uma escolha aleatória, no sorteio? Porque o mestre não chamou os outros 9 discípulos?

Amados, não acredito em escolhas aleatórias, sem sentido algum, com certeza Jesus considerou vários critérios na hora de convidar alguns discípulos para aquele momento único. Certamente, nove dos doze discípulos não conseguiram preencher todos os requisitos para participar daquele momento especial. Jesus estava avaliando cada um dos doze discípulos todos os dias e Pedro, Tiago e João conseguiram se destacar nessa avaliação.

A primeira reflexão de hoje é essa; estamos sendo avaliados todos os dias pelo Senhor, tudo o que fazemos ou dizemos o mestre está colocando na balança, “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15.3). Mas para quê serve essa avaliação? Para alcançarmos novas e extraordinárias experiências com Deus!  Glórias a Deus! Portanto amados, devemos zelar muito pela nossa vida espiritual, sabendo que Deus sonda até as intenções do coração. “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz [...] é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12)

O que mais chama a minha atenção é o fato de que a transfiguração não era um desejo do coração daqueles três discípulos, talvez os seus pensamentos nem alcançassem viver um momento como aquele. É evidente que Deus os surpreendeu no monte, o Senhor os levou a viver outra dimensão, o que os olhos nunca viram e o coração nunca desejou foi o que Deus reservou para eles naquele dia. Por isso, queridos, vamos aprender essa lição. Deus sempre pode nos surpreender, aqueles que agradam o coração do Mestre podem viver coisas superiores ao que se passa no coração do homem.

Há um convite à santidade nessa passagem bíblica, aqueles que viverem de forma santa e irrepreensível alcançarão momentos inesquecíveis, experiências indescritíveis, alegria incomparável. Nunca mais diga que ninguém não te vê, que ninguém valoriza os teus esforços, que é inútil tentar viver uma vida de santidade, porque  Deus está avaliando sua vida e tem preparado surpresas arrebatadoras que viverás no momento certo. Aguarde o momento de Deus na sua vida.

Diante de um grupo de pessoas que são chamadas por Deus para viver e trabalhar para o Reino de Deus, como foram os discípulos, nem todos viverão experiências tão profundas com Deus. Proporcionalmente, só 25% dos discípulos alcançaram a graça de Deus para viver aquela experiência. Todos foram chamados, todos tinham contato direto com o mestre, todos contemplavam grandes milagres, mas alguma coisa distinguiu 3 dos demais.  Nos dias atuais, talvez não alcançaremos essa marca de 25%, talvez 10%, não importa a porcentagem, faça de tudo para estar entre eles. Vamos procurar agradar o Mestre tal como Pedro, Tiago e João.

Como viver uma experiência extraordinária com Deus? Primeiro, já discorremos sobre a diferença que podemos fazer no dia-a-dia e que nos aproximam mais de Deus. Segundo, sermos obedientes à voz do Mestre Jesus, quando o mestre nos chamar, o que importa é saber que o Mestre estará junto, e não o lugar para onde iremos. Os três discípulos não ficaram indagando; Mestre, para onde mesmo que nós vamos? O que nós vamos fazer naquele monte? Mestre, acho que não vou, pois estou muito cansado! Se Cristo nos chamar, sejamos obedientes, mesmo sem saber o que vai acontecer, Deus sempre tem o melhor para nós!

Terceiro, o convite de Jesus não pareceu muito agradável no primeiro momento, pois o mestre os convidou para subir num alto monte, veja “Tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e os conduziu em particular a um alto monte” (Mt 17.1). Antes da transfiguração aqueles discípulos tiveram que pagar o preço do esforço para subir o alto monte.  Talvez aqui esteja a diferença entre aqueles três discípulos dos demais, pois eles não reclamaram, não ficaram questionando. Esforçaram-se para subir o Monte, eram obedientes, não murmuravam, tinham grande disposição, eram fieis companheiro e não deixavam o Mestre sozinho.

Quarto, eles eram homens de confiança, pois Jesus os recomendou para que não falassem com ninguém a respeito da transfiguração por um determinado tempo “E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.” (Mt 17.9). Pessoas não confiáveis na palavra não poderiam estar ali, pessoas que gostam de uma fofoca, pessoas que não tem controle sobre a língua e que não sabem guardar um segredo, jamais poderiam estar ali. E nós? Temos esse domínio sobre a língua? Somos de confiança? Como queremos que Deus nos compartilhe grandes revelações se ninguém confia em nós?

Conseguimos identificar algumas das grandes qualidades daqueles três discípulos, que possamos imitá-los em nossa vida diária; buscar uma vida de santidade, ser obediente à voz do Mestre, ter disposição para seguir a cristo, pagar o preço desse chamado, não murmurar, ser uma pessoa fiel e companheira, ter controle da língua e ser uma pessoa de extrema confiança. Seguindo esses passos acredito que viveremos um ministério extraordinário!

Desejo a todos uma excelente aula!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus a todos os irmão! Quero começar louvando ao Senhor pela vida dos idealizadores deste site, que Deus diante da sua grandeza possa vos abençoar grandemente.
    Sou professor da EBD e a cada lição aprendo mais com as postagens de vocês, a riqueza dos diferentes enfoques dados por cada comentarista nos vídeos e os riquíssimos slides, que são lindamente pensado. Obrigado pela colaboração e acreditem, que por mais que vocês saibam do número de visitantes e comentário oferecidos pelo provedor o alcance desse projeto é imensurável e muitas vidas tem sido abençoadas por esse trabalho, pois o conhecimento da palavra produz vida e nos leva cada vez mais para perto de Deus. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dermival Almeida, a Paz do Senhor Jesus! Suas palavras de apoio nos trazem grande motivação! Grande é a minha felicidade em saber que este trabalho tem alcançado o seu objetivo, contribuir para o crescimento da Reino de Deus nesta terra. Este trabalho é realizado com muita dedicação, pois a nossa alma se alegra em servir ao Senhor! Deus abençoe cada dia mais a sua vida, sua família e seu ministério! Um forte abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Profº Fabio Segantin, pela brilhante aula e pelas questões emblematicas respondidas, Que o Senhor continue te abençoando.
    Pr.Romildo Santos
    Assembléia de Deus Londrina-Pr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Romildo, saudações em Cristo! Obrigado pela sua participação! Volte sempre! Saudações a todos os queridos irmãos de Londrina - Pr. Um grande abraço querido pastor! Shalom!

      Excluir
  3. Obrigado Pr. Romildo Santos pelas suas palavras, fico realmente feliz e até entusiasmado pra prosseguir nesse neu trabalho. que o Eterno continue abençoando vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Fábio Segantin, Shalom! Sua contribuição na EBD não se pode medir, só a eternidade revelará! Deus sempre levanta vasos de honra e nesta geração não tenho dúvidas de que o senhor é um desses vasos preciosos nas mãos de Jeová! Continue firme neste propósito, pois esse não é um chamado de homens, mas de Deus para sua vida! Um grande abraço meu amigo!
      Esteja a vontade para participar sempre aqui no site!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!