Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

24 fevereiro 2013

LIÇÃO 9 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO



LIÇÃO 9 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO


TEXTO ÁUREO
"E [Jesus] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele"
(Mt 17.2,3).

VERDADE PRÁTICA
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em Cristo, o Messias prometido.



INTRODUÇÃO
 
 O relato sobre a transfiguração, conforme narrado nos evangelhos sinóticos, é um dos mais emblemáticos do Novo Testamento (Mt 17.1-13; Mc 9.2-8; Lc 9.28-36). Além do nome de Moisés, o texto coloca em evidência também o de Elias. Entretanto, diferentemente dos outros textos até aqui estudados, o profeta não aparece aqui como a figura central, mas secundária!  O centro é deslocado do profeta de Tisbe para o Profeta de Nazaré, Jesus. E não mais Elias. Moisés, Pedro, Tiago e João, também nominados nesse texto, aparecem como figurantes numa cena onde Cristo, o Messias prometido, é a figura principal.




I - ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO

1. Transfiguração. O texto sagrado relata que tão logo subiram ao Monte, Jesus foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago. Diz o texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz" (Mt 17.2).A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metamorfose, mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência. A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que Jesus sempre fora: o verbo divino encarnado (Jo 1.1; 17.1-5). Os discípulos observaram que o seu rosto brilhou como o sol (Mt 17.2). O texto revela também que suas vestes resplandeceram (Mt 17.2). Esses fatos põem em evidência a identidade do Messias, o Filho de Deus. 

2. Glória divina. Mateus detalha que durante a transfiguração "uma nuvem luminosa os cobriu" (Mt 17.5). É relevante o fato de que Mateus, ao escrever o evangelho aos hebreus, põe em evidência o fato de que Jesus é o Messias anunciado no Antigo Testamento. Isso pode ser visto na manifestação da nuvem luminosa, que está relacionada com a manifestação da presença de Deus (Êx 14.19,20; 24.15-17; 1 Rs 8.10,11; Ez 1.4; 10.4). Tanto Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai, presenciaram a manifestação dessa glória. Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da Transfiguração  (Mt 17.1,2).





II - ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO

1. Tipologia. No evento da transfiguração, o texto destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3). Para a Igreja Cristã, Moisés prefigura a Lei enquanto Elias, os profetas. É perceptível, nessa passagem, que Moisés aparece como figura tipológica. Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio Deus: "Escutai-o" (Mt 17.5). E Moisés havia dito exatamente estas palavras quando se referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15). A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado em Jesus de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele. 

2. Escatologia. Enquanto Moisés ocupa um papel tipológico no evento da transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico. O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do Messias. O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa Escritura: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1.17). Assim como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3.7), ousado (Lc 3. 1-14) e rejeitado (Mt 11.18). A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da messianidade de Jesus.






III - ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO

1. O Messias esperado. Tanto os rabinos como o povo comum sabiam que antes do advento do Messias, Elias haveria de aparecer (Ml 4.5,6; Mt 17.10). O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a Jesus como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10).  Como Jesus poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo? Jesus revela então que nenhum evento no programa profético deixara de ter o seu cumprimento. Elias já viera e os fatos demonstravam isso. Elias havia sido um profeta do deserto, João também o foi; Elias pregou em um período de transição,  João prega na transição entre as duas alianças; Elias confrontou reis (1 Rs 17.1,2; 2 Rs 1.1-4), João da mesma forma (Mt 14.1-4). Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de vir e Jesus era o Messias.

2. O Messias rejeitado. O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da transfiguração, inicia-se com a sentença: "Seis dias depois" (Mt 17.1). O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma sequência de fatos deve ser observada. Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra forma de dizer: "uma semana depois". De fato, o texto paralelo de Lucas fala de "quase oito dias", isto é, uma semana depois (Lc 9.28). O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de Pedro (Mt 16.13-20) e no discurso de Jesus sobre a necessidade de se tomar a cruz (Mt 16.24-28). O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói da crença popular. Pelo contrário, a sua mensagem, assim como a do Batista, não agradaria a muita gente e provocaria rejeição.






IV - ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO

1. Humilhação. Os intérpretes destacam que havia uma preocupação dos discípulos sobre a relação do aparecimento de Elias e a manifestação do Messias. Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após descer o monte da transfiguração (Mt 17.10). Como D. A. Carson observa, o fato é que a profecia referente a Elias falava de "restaurar todas as coisas" (Mt 17.11) e os discípulos não entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de restauração. Cristo corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9.31; Fl 2.1-11).

2. Exaltação. Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos e os cita em relação à exaltação e glorificação de Jesus e, também, como prova da veracidade da mensagem da cruz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido" (2 Pe 1.16,17).





CONCLUSÃO
 
Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a Transfiguração servem para demonstrar que Jesus era de fato o Messias esperado. Tanto a Lei, tipificada aqui em Moisés, como os Profetas, representado no texto pela figura de Elias, apontavam para a revelação máxima de Deus - o Cristo Jesus. Essas personagens tão importantes no contexto bíblico não possuem glória própria, mas irradiam a glória proveniente do Filho de Deus. Ele, sim, é o centro das Escrituras, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3; Fl 2.10,11).





_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 9 – Elias no monte da transfiguração. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – Elias, o Messias e a transfiguração. 1. Transfiguração. 2. Glória divina. II – Elias, o Messias e a restauração. 1. Tipologia. 2. Escatologia. III – Elias, o Messias e a rejeição. 1. O Messias esperado. 2. O Messias rejeitado. IV – Elias, o Messias e a exaltação. 1. Humilhação. 2. Exaltação. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.
 

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Deus abençoe pelo auxilio para que nós os professores possamos passar de uma maneira visual e mais sólida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pela sua deferência ao nosso trabalho! Louvo a Deus pela vida de cada professor que tem se preocupado com a sua classe e busca levar sempre o melhor para sua sala de aula. Deus abençoe o seu ministério! Um forte abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    Obrigado por nos premiar com slides tão maravilhosos !
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus -Barra Mansa, R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pastor Milton Souza, Sou grato a Deus pela sua vida e ministério, por ter nos cercado de bons amigos e irmãos, que se preocupam e oram por nós! A palavra que veio ao meu coração para lhe dizer é essa: FAÇA TUDO O QUE TE VIER A MÃO PARA FAZER! Deus continue acrescentando o seu ministério! Saudações para os nossos amados irmãos em Barra Mansa - RJ. Um grande abraço meu amigo! Shalom Adonai!

      Excluir
  3. A paz do Senhor meu amado! Só tenho agradecer a Deus, por ter colocado em nosso caminho, pessoas como o senhor, para enriquecer ainda mais nossas escolas bíblicas, que nos últimos dias estão ficando escassez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber Adorno, a Paz do Senhor! Amado irmão, nos perdoe por essa falha! Não tinha visto a publicação do seu comentário, mesmo com tanto tempo de atraso para responder, gostaria de lhe dizer que você é bem-vindo! Obrigado pela deferência a este site! Deus abençoe ricamente sua vida, sua família e seu ministério! Um grande abraço!!!

      Excluir
  4. EU amo aprender as coisas de DEUS pois antes eu cria mas nao buscava e gracas ao senhor e salvador jesus cristo ele me resgatou,das trevas, e hoje vivo na luz do envangelho de cristo.Que Deus abencoe voces todos irmos da fé. amei esse site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Continue aprendendo e crescendo na presença de Deus, tenho certeza de que você nunca vai se arrepender! Obrigado pela sua aprovação! Continue nos visitando e participando! Um grande abraço!

      Excluir
  5. As imagens facilitam muito nosso aprendizado, Grato!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!