Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

10 fevereiro 2013

LIÇÃO 7 – A VINHA DE NABOTE





LIÇÃO 7 – A VINHA DE NABOTE




TEXTO ÁUREO
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7). 



VERDADE PRÁTICA
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.


INTRODUÇÃO
O episódio envolvendo o rei Acabe e a vinha de Nabote é um dos mais tristes do registro bíblico. Uma grande injustiça é cometida contra um homem inocente. Triste porque vemos até onde pode chegar um coração cobiçoso. Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da justiça divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabote e apropriou-se de suas terras. Todavia, não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor, através do profeta Elias, o denunciou e o disciplinou. É triste saber que soberanos, governantes e reis injustos governam, mas é mais maravilhoso saber que um Rei justo governa todo o universo.




I - O OBJETO DA COBIÇA

1. O direito à propriedade no Antigo Israel. De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor (Lv 25.23). O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão. Assim sendo, ele não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina. O livro de Números destaca esse fato: "Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais" (Nm 36.7). Com isso, o Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica, pois, a lição de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros. 
 
2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não poderia desfazer-se de sua herança (1 Rs 21.3). Nabote era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se à lei divina (1 Sm 10.25). Mas Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas soberanos, eram também tiranos (1 Rs 21.5-7). Dessa forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote (1 Rs 21.8-14).Quantas pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado! Deus há de julgar os tiranos e malfeitores.






II - AS CAUSAS DA COBIÇA

1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em Jezreel (1 Rs 18.45,46). Era uma casa de verão. A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe (1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote. É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o que têm. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. Nenhum ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação não estiver em Deus. 

2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de "ter", de "possuir". Somente a casa de verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não se importava em quebrar o mandamento divino: "Não cobiçarás" (Êx 20.17). Mais do que qualquer motivação externa, Acabe estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração.Jamais devemos incorrer no erro de achar que os fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um desejo meramente egoísta.





III - O FRUTO DA COBIÇA

1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em cadeia. É evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos bons. O problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma nobreza! Escreveu uma carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com o pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e contra o rei (1 Rs 21.10). Um simples desejo que evoluiu para cobiça e falso testemunho.

2. Assassinato e apropriação indevida. A trama precisava ser bem feita para não gerar desconfiança. E por isso um jejum deveria ser proclamado, como sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra o Deus de Israel (1 Rs 21.9). Uma prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao caso. Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos injustamente! (1 Rs 21.13). Quantas vezes a Bíblia é usada para justificar práticas pecaminosas! Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.16). Um abismo chama outro abismo. O pecado havia evoluído da cobiça para o assassinato!





IV - AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA

1. Julgamento divino. Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém mais sabia dos seus intentos. De fato, ninguém dentre o povo soube dos bastidores desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino: "Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo" (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão patentes (Hb 4.13).

2. Arrependimento e morte. Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de julgamento: arrepender-se ou rejeitar a correção. No caso de Acabe, o texto sagrado destaca que logo após receber a profecia sentenciando a sua morte, ele "rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente. Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: "Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa" (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como se livrar das consequências de suas ações (1 Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1-17). O pecado sempre tem seu alto custo!





CONCLUSÃO
 
Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não compensa. Todas as nossas ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela Palavra de Deus e somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos instintos. Nossas ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos. Acabe fracassou porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma pagã que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra a Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!




_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 7 – A vinha de Nabote. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – O objeto da cobiça. 1. O direito à propriedade no Antigo Israel. 2. A herança de Nabote. II – As causas da cobiça. 1. A casa de campo de Acabe. 2. A horta de acabe. III – O fruto da cobiça. 1. Falso testemunho. 2. Assassinato e apropriação indevida. IV – As consequências da cobiça. 1. Julgamento divino. 2. Arrependimento e morte. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    Que Deus recompense tão belo e maravilhoso trabalho .
    Os slides facilitam a compreensão da lição .
    Diante de tanta cobiça e maldade que enfrentamos deixo para o prezado companheiro :
    "Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras ( Sl 73.28 ) .
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus, Barra Mansa - R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo pastor Milton Souza, a Paz do Senhor! Concordo com o senhor, estamos vivendo em meio a muita cobiça e maldades, mas o nosso Deus é o nosso escudo e fortaleza! Muito obrigado por cada versículo! Cada mensagem tem seu propósito, a Palavra de Deus nos fortalece! Obrigado meu pastor! Um forte abraço!

      Excluir
  2. A paz a graça e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos nós! Interessante ressaltar que esta histórica passagem acontecida durante o reinado de Acabe ocorreu cerca de 877 a 858 a.C, mas no entanto ainda hoje vivenciamos esta cobiça no meio dos poderosos (ex: Prefeitos e Vereadores que desviam verbas de merenda escolar) será que eles precisam realmente daquela verba, outras autoridades que se corrompem pela "simples cobiça", trazendo ao nosso meio dos salvos por Jesus Cristo quantos são os nosso irmãos que se deixam corromper pela cobiça. Que falta nos faz um Profeta Elias em nossos tempos atuais, um Profeta com coragem para representar com verdade e coragem o nosso Deus. Isto foi atribuído a nós por Deus, no entanto o que se vê são Pastor, e demais ministros cristãos se corrompendo pela cobiça. Pense nisto! http://www.cpljmartins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio Cesar Martins, a Paz de Cristo! Sua análise é perfeita, no meio político a cobiça, impera absolutamente. O que mais nos preocupa é quando a cobiça encontra lugar no meio da Igreja do Senhor. Este tema precisa ser explorado sem muitos rodeios para que possamos identificar as diversas formas como ele se oculta no meio religioso! Um grande abraço meu pastor!

      Excluir
    2. caro pastor ! o que a biblia fala sobre a morte de nabote, nao foi acabe quem o matou, e sim a rainha jezabel que tramou sua morte para satisfazer o dejeso do coracao do seu marido. descrito no livro de 1 reis 21.pode explicar ?

      Excluir
    3. Nobre irmão(a), o seu entendimento sobre o texto em referência está certo, foi Jezabel quem fez e executou um plano para matar Nabote, mas, para satisfazer a cobiça do coração do seu marido o rei Acabe. Exatamente por isso que Deus envia o profeta Elias repreender o rei e proclamar-lhe o juizo divino, pois aquele ato foi abominável aos olhos do SENHOR. Jezabel também morreu conforme a sentença divina, ela não saiu impune por causa de seus atos pecaminosos. Espero ter ajudado, caso contrário, explique melhor a sua dúvida para que possamos responder melhor seu questionamento. Um grande abraço!

      Excluir
    4. a paz do senhor ! o quero saber porque a introdução nos fala que acabe matou nabote. esta e a duvida.

      forte abraços

      Excluir
    5. Amado irmão(a), agora ficou mais claro a sua dúvida. De fato quem matou foi Jezabel, porém, ela agiu em nome de Acabe, observe isso em 1 Rs 21.8 "Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres". Acabe deixou Jezabel fazer o que quisesse em seu nome. Tanto é verdade que o próprio Deus manda o profeta falar com Acabe e não com Jezabel, e o quê Deus mandou o profeta dizer? Versículo 19 "E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue." Foi Deus quem disse que Acabe matou a Nabote, exatamente por Jezabel agiu em nome do soberano monarca, com a sua aprovação. Deus não mandou o profeta falar com Jezabel, mas diretamente com Acabe, enquanto ele alegremente tomava posse da vinha de Nabote. Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida. Caso contrário, pode perguntar novamente, vamos tentar ajudá-lo. Um grande abraço! Obrigado pela sua participação! Shalom!

      Excluir
    6. Boa resposta! Acabe teve sua sentência, porque concordou, aceitou a trama de sua espoSA JESABEL. NÃO MATOU COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, MAS SABIA DA TRAMA E CONCORDOU ASSINANDO COM O SUE PRÓPRIO ANEL.

      Excluir
  3. A paz do Senhor!
    O slide sobre a lição 07, ficou ótimo.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinaldo meu amigo, a Paz do Senhor! Obrigado pela gentileza de sempre nos passar um feedback das nossas aulas! Deus o abençoe por essa preocupação e sinceridade! Tenha uma excelente semana meu amigo! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  4. Eu procurava desesperadamente, algum site que comentasse sobre as lições da escola bíblica dominical, então encontrei o melhor site que poderia existir, gente, minhas aulas estão mais dinâmicas, graças a Deus que usou vocês para produzirem esses vídeos e essas imagens maravilhosas ...parabéns aos idealizadores!!! Deus vos abençoe...Paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Marilene Valente, a Paz do Senhor! Seu depoimento nos deixa até mesmo emocionado, pois nessa simplicidade que estamos desenvolvendo esse projeto é uma honra muito grande ter essa avaliação tão expressiva! A Deus seja todo o Louvor por esse auxílio que podemos prestar aos nossos companheiros de ministério! Não temos objetivos financeiros com este trabalho, este site continuará prestanto esse auxílio gratuito, quero oferecer o meu melhor para Deus! Só peço aos amados irmãos que não se esqueçam desse pequeno servo de Deus em vossas orações! Muito obrigado pela sua participação! Volte sempre! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  5. Rosalia.CONCORDO PERFEITAMENTE COM A IR MARILENE VALENTE, ESTE SITE FOI UMA GRANDE IDÉIA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Rosalia, a Paz do Senhor! Obrigado pela deferência ao nosso trabalho! Estou muito feliz com os resultados alcançados com este projeto, após 1 ano de criação, este site já foi visto em mais de 90 países e aproximadamente 3 mil cidades. Que o Reino dos Céus continue crescendo através deste projeto! Lembre-se de nós em vossas orações! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  6. Paz meu irmão, gostaria de obter seu contato, email ou telefone. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicente Nunes, a Paz do Senhor! Primeiro gostaria de agradecer-lhe pela sua participação! Volte sempre! Email, ismaelpo@hotmail.com e o meu telefone é (63)84070979. Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  7. Que a graça do nosso Senhor e Salvador e jesus Cristo continui derramando sobre a vossa cabeça o oléo da unção, A Paz do Senhor varão... ( Pb. Geovane. M.Missão projeto restaurando vidas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pb Geovane, a Paz do Senhor! Seja bem-vindo querido obreiro! Estou muito feliz com a sua participação! Continue orando por nós e divulgando esse trabalho! Deus abençoe a cada dia mais o seu ministério! Saudações calorosas aos nossos amados irmãos do ministério Missão projeto restaurando vidas! Deus seja louvado em vossas vidas! Um grande abraço!

      Excluir
  8. graça e paz da parte de Deus meu amado irmão, não bem certo que neste episodio tenha matado toda a familia de Nabote, pois até então a Biblia não deixa bem claro a não ser no livro de 2 reis 9.26

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!