Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

04 abril 2017

LIÇÃO 02 - ABEL, EXEMPLO DE CARÁTER QUE AGRADA A DEUS / SUBSÍDIOS / REVISTA DA CLASSE ADULTOS



A OFERTA REVELA QUEM NÓS SOMOS DIANTE DE DEUS

Quem se aproxima de Deus tem o seu coração revelado, assim vemos que o Sumo Sacerdote deveria entrar uma vez por ano no Santíssimo lugar, mas deveria ter muito cuidado, pois ali na presença de Deus teria a revelação/exposição de como ele estava, se fosse achado em falha seria consumido na presença do Senhor.

Em o Novo Testamento vemos um paralítico que foi levado até Jesus e o desceram pelo telhado da casa, Jesus ao vê-lo imediatamente revelou o seu pecado, então disse: “homem os teus pecados te são perdoados” (Lucas 5.20), ora, todos queriam que Jesus visse primeiro a paralisia, mas nada aparece primeiro diante de Deus que a nossa condição espiritual.

Essa situação ficou tão comum no ministério de Jesus que uma hora os seus discípulos perguntaram, “[...] Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2). Isso demonstra que os discípulos já estavam acostumados a ver Jesus revelando a condição espiritual antes de realizar qualquer outra coisa.

Certa vez Jesus parou perto do gazofilácio (local de depósito das ofertas) e ficou observando as pessoas apresentando suas ofertas (Marcos 12.41-44), certamente os discípulos observavam a quantidade em dinheiro, mas, Jesus primeiro observava o interior, o coração, então, disse quem deu a maior oferta, uma viúva que entregou duas moedas, mas no coração estava ofertando tudo o que tinha, enquanto outros ofertava do que lhes sobravam.

Ninguém se aproxima de Deus para não ter sua condição espiritual revelada, e essa condição fala mais alto diante de Deus. Assim foi com Abel quando foi oferecer sua oferta a Deus, o SENHOR atentou primeiro para Abel, o que Deus viu? “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que ERA JUSTO, DANDO DEUS TESTEMUNHO DOS SEUS DONS [...]” (Hebreus 11:4).

Primeiro Abel foi aceito, só depois a sua oferta foi recebida. Na mesma medida Deus olhou primeiro para Caim antes de olhar para sua oferta, e o que Deus viu? “SE BEM FIZERES, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, O PECADO JAZ À PORTA, e sobre ti será O SEU DESEJO, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:7) O Senhor viu um homem com o coração cheio de maldades, dominado pelos desejos, o seu pecado estava exposto diante de Deus, por esse motivo Deus nem olhou para a oferta de Caim.

Deus não mudou, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13.8). Ainda há muitos “Cains” que NÃO TEM UM CARÁTER BOM, mas vivem tentando oferecer a Deus suas ofertas, porém, Deus não recebe nada dessas pessoas. O Senhor não está preocupado com oferta, pois o problema não reside na oferta, mas, no ofertante. Observe bem que Deus não disse uma palavra sequer da oferta de Caim, não as reprovou por supostamente estarem estragadas, ou por não ser de animal, pelo contrário, Deus disse que se ele tivesse um BOM CARÁTER, ele seria aceito.

Antes de Abel e Caim ofertarem não há registro algum do caráter deles, mas, no momento que eles se apresentaram diante do altar do Senhor para ofertarem foi exposto o caráter de cada um. A Palavra de Deus não se contradiz, "Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." (1 Samuel 15:22). O nosso caráter fala mais alto que nossas ofertas. 

Tem muita gente que canta, prega, pastoreia, mas o caráter é mal, por esse motivo, Deus não recebe o seu sacrifício ou a sua oferta, não importa o quanto ela seja grande, Deus nem olha para a oferta de uma pessoa de caráter reprovado.

Tem pessoas que cantam para multidões, para nações, tem nome e reconhecimento (grandes ofertas) mas, entrega a Deus o que lhes sobra, porém, o Senhor não se impressiona com a quantidade. No altar de Deus, tem pessoas como a viúva, pobre de talentos, pode ser que ela canta sem muita melodia ou ritmo, mas, Deus olha o coração, está vendo a entrega total, essa oferta tem grande valor diante do Senhor! ALELUIA!

Que sejamos como Abel, pessoas íntegras, justas, de excelente caráter, a fim de alcançarmos bom testemunho do próprio Deus. Que a nossa oferta seja aceita diante do TODO PODEROSO!

Bons Estudos e Boa Aula!
Deus vos abençoe!

Pr. Ismael Oliveira




Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!