Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

16 fevereiro 2016

LIÇÃO 08 - A GRANDE TRIBULAÇÃO / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS






LIÇÃO 08 - A GRANDE TRIBULAÇÃO






TEXTO ÁUREO
"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Ap 3.10)




VERDADE PRÁTICA
Jesus Cristo tiverem sido arrebatados, a Grande Tribulação começará na Terra.







INTRODUÇÃO


Esta lição é uma advertência para todos aqueles que não querem ficar na Terra, quando a Igreja do Senhor for arrebatada. Veremos que depois do arrebatamento se dará a Grande Tribulação, o pior período da história da humanidade. Dos 22 capítulos do Apocalipse, 13 são dedicados a este acontecimento. Mais do que saber todos os detalhes deste período tenebroso, o cristão deve orar e vigiar (Mt 26.41), para não fazer parte dos que não subirão com a Igreja no arrebatamento.







I - A GRANDE TRIBULAÇÃO


1. O que é a Grande Tribulação? Segundo o Dicionário de Profecia Bíblica, a Grande Tribulação é um "período de aflição e angústias incomuns que terá início após o arrebatamento da Igreja. Deus, o justo Juiz, estará enviando sobre o mundo o seu juízo" (Is 13.11). Este período de aflição e angústias terá a duração de sete anos (Dn 9.27 a - "semana de anos"). Ela ocorrerá, entre o arrebatamento da Igreja e a vinda de Jesus em Glória (segunda fase, para reinar). Só os santos escaparão desse período tenebroso. Os avisos dos juízos de Deus são prova do seu amor, visando livrar da destruição aqueles que aceitam a Cristo e obedecem à sua Palavra. Será uma aflição "como nunca houve" na Terra (Mt 24.21; Ap 7.13,14).





2. A Igreja passará pela Grande Tribulação?  É preciso ressaltar que a Igreja não é o prédio onde os crentes se reúnem, mas a comunidade de salvos em Jesus Cristo. A Palavra de Deus afirma que esta comunidade não passará pela Grande Tribulação: "[...] e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura" (1 Ts 1.10). João, no Apocalipse, registrou o livramento da igreja de Filadélfia, um exemplo de Igreja que será arrebatada: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Ap 3.10; Is 57.1). Esta promessa é para todas as Igrejas do Senhor (Ap 3.13,22).










II - A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO


1. A manifestação do Anticristo. O Anticristo será aquele que se colocará no lugar de Cristo. Ele é a besta que João viu subindo "do mar" ou dos "povos" (Ap 13.1; Lc 21.25). O espírito dele já está no mundo (1 Jo 2.18; 4.3). Com certeza, será um líder político e fará "grandes coisas" (Dn 7.8, 20,25). O Anticristo tem um "sinal", um "nome" e um  "número" (Ap 13.17). Seu número é 666 (Ap 13.18). Quem não tiver essa marca será morto (Ap 13.15) e não poderá comprar ou vender qualquer coisa durante o seu reinado (Ap 13.16,17).




2. Um governo único. A tentativa de um governo único pode ser vista na criação da Comunidade Europeia que conta hoje com cerca de 28 estados-membros. Os 10 chifres da Besta de Apocalipse 13.1 e 17.3 indicam que haverá um conglomerado de nações que aceitarão a liderança do Anticristo. Será a "ponta pequena" que Daniel viu que dominará os povos com muita eloquência (Dn 7.8) e fará guerra aos santos (Dn 7.25).




3. O falso profeta. Ele, juntamente com o Diabo e o Anticristo, vão formar a chamada trindade satânica, que dominará o mundo após o arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus. O governo do Anticristo prevalecerá por três anos e meio (Dn 7.25-28), pois virá a vitória final de Cristo sobre todos os reinos, poderes humanos e malignos (Ap 12.10)









III - O JUÍZO DE DEUS SOBRE O MUNDO (Ap 6.1-17; 8.1-14)



1. O livro selado e sua abertura (Ap 5.1). João viu um livro "escrito por dentro e por fora" com sete selos. Ninguém podia abrir tal livro. Jesus é o único digno de abri-lo e desatar os sete selos. João contemplou o livro onde estão registrados os juízos de Deus que virão sobre a humanidade. Com a abertura do primeiro selo se dará os primeiros dos três julgamentos. Quando o primeiro selo é aberto, surge um cavalo branco com um cavaleiro (Ap 6.1,2). Os cavalos representam o julgamento de Deus contra o pecado dos homens. A Bíblia não afirma que o cavaleiro montado no cavalo branco é Jesus Cristo, mas o Anticristo que virá seduzir as nações.




2. O segundo selo. Ao abrir o segundo selo, João vê que outro cavalo saiu e desta vez ele é vermelho. Este cavalo vermelho representa a guerra, o sangue que será derramado na Terra.  Haverá uma terrível guerra mundial. O inimigo atacará Jerusalém, profanará o templo (Dn 8.13) e os judeus são aconselhados a fugir para as montanhas (Mt 24.16).




3. O terceiro selo. Como resultado da guerra, haverá uma terrível fome, figurada pelo cavalo preto (Ap 6.5) e quem não tiver o sinal da besta não poderá comprar nem vender (Ap 13.17,18). Haverá uma escassez nunca vista.




4. O quarto e quinto selos. Na abertura do quarto selo, aparece um cavalo amarelo, simbolizando a morte que acontecerá em decorrência dos flagelos anteriores (Ap 6.7,8).

No quinto selo, João deixa de ver animais e tem a visão dos mártires que foram mortos na Grande Tribulação por sua fé em Cristo, por seu testemunho e amor à Palavra de Deus (Ap 6.9-11); estes são salvos em meio à Grande Tribulação. Eles clamam por vingança contra os "que habitam sobre a terra" (Ap 6.10).




5. O sexto e o sétimo selo. Vê-se um grande tremor de terra, eclipse total do sol, a lua fica vermelha, "estrelas" caem (meteoros), o espaço sideral se muda, os montes e ilhas são arrasados, os governantes da Terra, os poderosos e os povos se escondem, clamando que os montes caiam sobre eles, por causa da "ira do cordeiro" (Ap 6.12-17). Não se sabe quantos morrerão nesse evento.

Quando o sétimo selo for aberto, o mundo já estará na segunda metade da Grande Tribulação e sete anjos tocarão sete trombetas. São mais sete acontecimentos terríveis que cairão sobre a Terra, tipificados nas sete trombetas (Ap 8 - 11).





6. As sete trombetas e as sete taças da ira de Deus (Ap 8 -11; 15-16). Sete anjos tocam sete trombetas, e vários acontecimentos catastróficos tem início: a vegetação é queimada; os mares são atingidos pela mortandade dos peixes; rios e fontes de água são prejudicados; o espaço sideral é abalado; demônios e anjos terríveis são soltos e atormentam os moradores da Terra; a terça parte dos homens morre pelas catástrofes enviadas por Deus como juízo sobre o mundo pecaminoso, que blasfema contra o Criador.






As sete taças da ira de Deus (Ap 15-16) representam as últimas pragas ou os últimos juízos de Deus sobre a humanidade ímpia (Sl 9.17). Sete anjos são encarregados de derramar esses juízos terríveis sobre os homens que rejeitaram a Cristo. No capítulo 16 de Apocalipse, são descritos os eventos das sete taças.










CONCLUSÃO


O cristão precisa viver em santidade para que não venha fazer parte da Grande Tribulação. Que jamais venhamos nos esquecer da recomendação bíblica: "Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.22,23).
















------------------------------------------------

Referências

Revista Lições Bíblicas. O FINAL DE TODAS AS COISAS, Esperança e glória para os salvos. Lição 08 – A grande tribulação. I – A grande tribulação. 1. O que é a grande tribulação? 2. A igreja passará pela Grande Tribulação? II – A manifestação da trindade satânica na Grande Tribulação. 1. A manifestação do Anticristo. 2. Um governo único.  3. O falso profeta. III – O juízo de Deus sobre o mundo. 1. O livro selado e sua abertura (Ap 5.1). 2. O segundo selo. 3. O terceiro selo. 4. O quarto e quinto selos. 5. O sexto e o sétimo selo. 6. As sete trombetas e as sete taças da ira de Deus (Ap 8.11: 15-16). Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2016.


Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.




Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!