Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

28 outubro 2013

LIÇÃO 5 – O CUIDADO COM AQUILO QUE FALAMOS / SLIDES DA LIÇÃO










ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES COM A QUALIDADE ORIGINAL



LIÇÃO 5 – O CUIDADO COM AQUILO QUE FALAMOS



TEXTO ÁUREO
"Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos" (Pv 16.24).



VERDADE PRÁTICA
As nossas palavras revelam muito do que somos, pois a boca fala do que o coração está cheio.



INTRODUÇÃO
Provérbios e Tiago contêm as mais belas exposições sobre uma capacidade que apenas os seres humanos possuem: a fala. Na lição de hoje, analisaremos o que as Escrituras revelam sobre esse fascinante dom.

Num primeiro momento, estudaremos como o falar é tratado pelos autores sagrados. Em seguida, veremos os conselhos que Salomão e Tiago dão àqueles que verbalizam pensamentos, princípios e preceitos. O objetivo é mostrar como a literatura sapiencial bíblica toca num ponto sensível da vida humana, muitas vezes esquecido pelos cristãos: a devida e correta utilização das palavras.




I - O PODER DAS PALAVRAS

1. Palavras que matam. É evidente que, dependendo do contexto em que são faladas e por quem são pronunciadas, podem ferir ou até mesmo matar (Pv 18.21a) “A morte e a vida estão no poder da língua”. Este exemplo pode ser observado na vida conjugal, quando uma palavra ofensiva, ou injuriosa, dita por um cônjuge, ofende e magoa o outro. Se não houver perdão de ambas as partes, o relacionamento poderá deteriorar-se (Pv 15.1) “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

2. Palavras que vivificam. A palavra hebraica dabar significa palavra, fala, declaração, discurso, dito, promessa, ordem. Os temas contemplados pelo uso desses termos são, na maioria das vezes, valores morais e éticos. Salomão tem consciência da importância das palavras e, por isso, afirma: "O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino" (Pv 16.21).









II - CUIDADOS COM A LÍNGUA

1. Evitando a tagarelice. Há um provérbio muito popular que diz: "Quem fala o que quer, ouve o que não quer". Este ditado revela a maneira imprudente de se falar, algo bem próprio do tagarela. Este personagem está presente na tradução do hebraico batah: pessoa que fala irrefletida e impensadamente.

Não basta dizer: "Pronto, falei!" É preciso medir as consequências do que se fala. E a melhor forma de fazer isso é compreender que na "multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente" (Pv 10.19). Salomão tinha essa consciência (Pv 13.3) “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação”.




2. Evitando a maledicência. O livro de Provérbios também apresenta conselhos sobre a maledicência. Ali, a palavra aparece como sendo a sétima abominação, isto é, o ponto máximo de uma lista de atitudes que o Senhor odeia (Pv 6.16-19) “Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. O Senhor "abomina" (do hebraico to'ebah) a maledicência ou a contenda entre irmãos.

No original, "abominar" significa "sentir nojo de" e pode se referir a coisas de natureza física, ritual ou ética. Deus se enoja de intrigas entre irmãos. É a mesma palavra usada para descrever coisas abomináveis ao Senhor, tais como a idolatria (Dt 7.25) “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois abominação são ao SENHOR, teu Deus.”, o homossexualismo (Lv 18.22-30) “Com varão te não deitarás, como se fosse mulher: abominação é; nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele: confusão é. Com nenhuma destas coisas vos contamineis, porque em todas estas coisas se contaminaram as gentes que eu lanço fora de diante da vossa face. Pelo que a terra está contaminada; e eu visitarei sobre ela a sua iniqüidade, e a terra vomitará os seus moradores. Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma dessas abominações fareis nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada. Para que a terra vos não vomite, havendo-a vós contaminado, como vomitou a gente que nela estava antes de vós. Porém qualquer que fizer alguma dessas abominações, as almas que as fizerem serão extirpadas do seu povo. Portanto, guardareis o meu mandado, não fazendo nenhum dos estatutos abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” e os sacrifícios humanos (Lv 18.21)! “E da tua semente não darás para a fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR










III - O BOM USO DA LÍNGUA

1. Quando a língua edifica o próximo.  Como servos de Deus, somos desafiados a usar nossas palavras como um meio para ajudar nossos irmãos, através de exortações, bons conselhos e também através do ensino da Palavra de Deus e de seus princípios (1 Co 14.26) “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”.



2. Nossa língua adorando a Deus. O melhor uso que se pode fazer da palavra é quando a empregamos para dirigir-nos a Deus em adoração. Todo crente fiel sabe disso, ou deveria saber (Pv 10.32) “Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos ímpios anda cheia de perversidades”. O Senhor se agrada dos sacrifícios de louvor (Hb 13.15) “Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. Esse é o segredo para uma vida frutífera e agradável ao Senhor (Ef 5.19,20) “falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Não nos esqueçamos, pois, da maior vocação de nossa língua: louvar e exaltar a Deus.








IV - SALOMÃO E TIAGO

1. Uma palavra ao aluno. Abundante no livro de Provérbios, a expressão hebraica shama Beni ocorre 21 vezes com o sentido de "ouvi filho meu". Não há dúvida de que o emprego de tal linguagem revela o amor de uma pessoa mais experiente, dirigindo-se a outra ainda imatura. É alguém sábio e experimentado na vida, passando tudo o que sabe e o que vivenciou ao seu aprendiz (Pv 1.8,10,15) “Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas” (Pv 3.1,21) “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso” (Pv 5.1,20) “Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha razão inclina o teu ouvido. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira?” (Pv 7.1) “Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos”.
São mais de trezentos conselhos como regra do bom viver. Segui-los significa achar o bem, e não segui-los é encontrar-se com o mal.



2. Uma palavra aos mestres. Se por um lado Salomão se dirigiu ao discípulo (do hebraico: filho, aluno), por outro lado Tiago falou àqueles que querem ser mestres. Os que pregam e ensinam a Palavra de Deus têm de falar somente o que convém à sã doutrina (Tt 2.1) “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.

Em sua epístola, Tiago utiliza símbolos extraídos do cotidiano, mas carregados de significado: a) Freios: Assim como o freio controla o animal, deve o crente refrear e controlar a sua língua; b) Leme: Se o leme conduz o navio ao porto desejado, deve o crente dirigir o seu falar para enaltecer a Deus; c) Fogo: Uma língua sem freios e fora de controle queima como fogo. Por isso, mantenhamos a nossa língua sob o domínio do Espírito Santo; d) Mundo: A língua pode se tornar um universo de coisas ruins. Então, o que fazer? Transformá-la num manancial de coisas boas; e) Veneno: O perigo reside em alguém possuir uma língua grande e ferina e, portanto, venenosa. f) Fonte: Como fonte, a língua deve jorrar coisas próprias à edificação; g) Árvore: A boca do crente, por conseguinte, deve produzir bons frutos. Portanto, usemos as nossas palavras para a glória de Deus (Tg 3.1-12) “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce”.










CONCLUSÃO
Vimos nesta lição os conselhos dos sábios sobre o bom uso da língua. A linguagem, como algo peculiar ao ser humano, é muito preciosa para ser usada iniquamente. Não permitamos, pois, que a nossa língua seja instrumento de um dos pecados que Deus mais abomina: a disseminação de contendas entre os irmãos.
À luz da Palavra de Deus, somos encorajados a andar em união, harmonia e paz. Portanto, com a nossa língua abençoemos o nosso semelhante, pois assim fazendo, bendiremos também ao Senhor nosso Deus.


________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA, A atualidade de Provérbios e Eclesiastes. Lição 05 – O cuidado com aquilo que falamos. I – O poder das palavras. 1. Palavras que matam. 2. Palavras que vivificam. II – Cuidados com a língua. 1. Evitando a tagarelice. 2. Evitando a maledicência. III – O Bom uso da língua. 1. Quando a língua edifica o próximo. 2. Nossa língua adorando a Deus. IV – Salomão e Tiago. 1. Uma palavra ao aluno. 2. Uma palavra ao mestre. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Graça e Paz seja com todos! Irmão Ismael um forte abraço... Demais irmãos em Cristo, a boca fala aquilo que o coração está cheio; no entanto muitas vezes falamos o que não queremos e até mesmo não devemos, a lingua solta é para serpentes, falar é um dom de Deus mas falar com cautela e sabedoria pois ao falarmos estamos ensinando, corrigindo, repreendendo e amando, a mesma enérgia que gastamos para falar mau ou falar o que não devemos certamente poderiamos usar esta enérgia para fazer o bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor amado pastor Julio Cesar Martins! É uma felicidade muito grande saber que temos companheiros que estão sempre compartilhando conhecimento conosco aqui no site! De fato esse tema deveria ser estudado mais vezes na igreja, pois há muitos cristãos sofrendo e não é por causa do pecado em si, mas por não saber a importância das palavras e usá-las de forma indevida. Boa aula e bons estudos a todos! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    Os slides ficaram ótimos .
    Que o Senhor Deus me ajude a saber ouvir e falar sabiamente .
    Obrigado.
    Para vossa meditação :
    " Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
    Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres." ( Salmos 126:2-3 ) .
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A.Deus,Barra Mansa,R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo e pastor Milton Souza, a Paz do Senhor! Fico muito satisfeito com a sua participação efetiva aqui no site! Obrigado meu amigo pelo seu apoio e orações em nosso favor! Que Deus o recompense pelo cuidado que o senhor sempre tem demonstrado conosco! "O Senhor que fez o céu e a terra te abençoe desde Sião." (Salmos 134:3). Um ótimo final de semana meu amigo! Um forte abraço!

      Excluir
  3. Deus seja louvado e continui vos abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado! Deus o abençoe também em tudo o que fizeres! Abraços!

      Excluir
  4. A paz do Senhor Jesus!!!
    Meu amigo e Pr. Ismael, gostei muito do novo espaço no site (mural de fotos) e também a novidade, os slides com a leitura bíblica em classe, Deus continue te usando. Um fim de semana abençoado.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo, reverendo pastor Francinaldo, a Paz do Senhor Jesus! É uma satisfação enorme estar acompanhado de bons amigos como o senhor! Eu vou aguardar o senhor nos enviar suas fotos ministrando o estudo bíblico para publicarmos aqui no site! Obrigado pelo feedback dessas novidades apresentadas aqui nesta semana! Deus continue abençoando grandemente o vosso ministério! Um ótimo final de semana! Um forte abraço!

      Excluir
  5. Paz meus irmãos em Cristo, sou membro deste corpo como vós... as lições são maravilhosas, e o Espírito Santo maravilhoso de Deus nos enche de sabedoria,assim como tem vs dado, a sede de buscar a palavra de Deus. A Paz do Rei Jesus,a ele toda honra e glória e poder para sempre amém. Cleder - Navegantes Sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Cleber, a Paz do Senhor Jesus Cristo! Muito obrigado pela sua participação! A minha oração neste dia é que o Senhor continue te enchendo de sabedoria para fazer uma grande obra no Reino de Deus! Saudações calorosa a todos os queridos irmãos que moram na cidade de Navegantes - Santa Catarina! Volte sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  6. A PALAVRA TEM UM PODER TREMENDO, MUITO CRENTE NAO SABE, OU NAO LEVA FÉ!!!. ESTA ESCRITO!!!.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!