Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

20 janeiro 2013

LIÇÃO 4 - ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL



LIÇÃO 4 - ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL


TEXTO ÁUREO
"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada"
(1 Rs 18.21).

VERDADE PRÁTICA
O confronto entre Elias e os profetas de Baal marcou definitivamente a separação entre a verdadeira e a falsa adoração em Israel.


INTRODUÇÃO
O confronto de Elias com os profetas de Baal, conforme narrado no décimo oitavo capítulo do livro de 1 Reis, foi um dos fatos mais significativos da história bíblica.  Mais significativo ainda foi a vitória que o profeta de Tisbe obteve sobre os falsos profetas: significou a continuidade da existência de Israel como povo a quem Deus havia escolhido para cumprir seu propósito salvífico com a humanidade. Nesta lição, estudaremos como o profeta Elias foi usado pelo Senhor para confrontar os falsos profetas com seus falsos deuses, fazendo com que o povo de Deus abandonasse a falsa adoração.



I - CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES

1. Conhecendo o falso deus Baal. Baal era uma divindade cananeia (1 Rs 16.31). Por diversas vezes fizemos referência a esse fato, mas aqui iremos conhecer mais detalhadamente esse falso deus, e assim entender porque ele causava tanto fascínio no mundo cananeu e também em Israel. A palavra Baal significa proprietário, marido ou senhor. Os estudiosos observam que esse nome traz esses significados para demonstrar que a divindade pagã exercia controle e posse não somente sobre o lugar onde se encontrava, mas também sobre as pessoas. Os profetas estavam conscientes de que não se podia admitir tal fato entre o povo de Deus, e por isso levantaram suas vozes em protesto contra a divindade pagã (1 Rs 21.25,26).

2. Identificando a falsa divindade Aserá. A crença cananeia dizia que El seria o deus principal, isto é, o pai dos outros deuses, e Aserá era a deusa-mãe. O texto bíblico de 1 Reis 18.17-19, faz referência a essas duas divindades. A palavra poste-ídolo neste texto é a tradução do termo hebraico `ashera ou Aserá, e mantém o significado de bosque para adoração de ídolos. Aserá, conhecida também como Astarote ou Astarte, era uma deusa ligada à fertilidade humana e animal e também da colheita. No texto bíblico observamos que ela exerceu uma influência grandemente negativa entre o povo de Deus (Jz 2.13, 3.7; 1 Rs 11.33). Assim entendemos o porquê da resistência profética a esse culto.




II - CONFRONTANDO OS FALSOS PROFETAS

1. Profetizavam sob encomenda. Os fatos ocorridos no reinado de Acabe vêm mais uma vez confirmar uma verdade: nenhum sistema é profético, nenhum profeta pertence ao sistema. O texto de 1 Reis 18.19 destaca essa verdade. Os profetas de Baal eram, de fato, profetas, mas comiam da mesa de Jezabel. Eram profetas, mas possuíam seus ministérios alugados para Acabe e sua esposa. Eles profetizavam o que o rei queria ouvir, pois faziam parte do sistema estatal de governo. Nenhum homem de Deus, nem tampouco a igreja, podem ficar comprometidos com qualquer esquema religioso ou político. Se assim o fizerem, perdem suas vozes proféticas (1 Rs 22.13,14).

2. Eram mais numerosos. Acabe e sua esposa, Jezabel, haviam institucionalizado a idolatria no reino do Norte. Baal e Aserá não eram apenas os deuses principais, mas também os oficiais. O culto idólatra estava presente em toda a nação, de norte a sul e de leste a oeste. Dessa forma, para manter a presença da religião pagã na mente do povo, a casa real necessitava de um grande número de falsos profetas. O texto sagrado por diversas vezes destaca esse fato (1 Rs 18.19). E Elias pôs isso em evidência na presença do povo (1 Rs 18.22). Não havia verdade, autenticidade e tampouco qualidade no falso culto, mas apenas quantidade.





III - CONFRONTANDO A FALSA ADORAÇÃO

1. Em que ela imita a verdadeira.  O relato do capítulo 18 de 1 Reis revela que a adoração a Baal possuía rituais que tinham certa semelhança com o ritual hebreu. Usavam altar, havia música, danças e também havia sacrifícios. Elias, porém, sabia que aquela religião falsa, apesar de suas crenças e rituais, jamais conseguiria produzir fogo (1 Rs 18.24). O teste seria, portanto, a produção de fogo! Observamos que os profetas de Baal ficaram grande parte do dia tentando produzir fogo e não conseguiram (1 Rs 18.26-29). Uma das marcas do culto falso é exatamente a tentativa de copiar, ou reproduzir, o verdadeiro. Encontramos ainda hoje dezenas de religiões e seitas tentando produzir fogo santo e não logram qualquer êxito. Somente o verdadeiro culto a Deus faz descer fogo do céu (1 Rs 18.38)

2. No que ela se diferencia da verdadeira. A adoração verdadeira se diferencia da falsa em vários aspectos. O relato do capítulo 18 de 1 Reis destaca alguns que consideramos essenciais. Em primeiro lugar, a adoração verdadeira firma-se na revelação de Deus na história (1 Rs 18.36). Abraão, Isaque e Jacó, foram pessoas reais assim como foram reais as ações de Deus em suas vidas. Em segundo lugar, verdadeira adoração distingue-se também pela participação do adorador no culto. Elias disse: "E que eu sou teu servo" (1 Rs 18.36). A Bíblia diz que Deus procura adoradores (Jo 4.24). Israel havia sido uma nação escolhida pelo Senhor (Êx 19.5). Elias invocou, como servo pertencente a esse povo, os direitos da aliança. Em terceiro lugar, ela diferencia-se pela Palavra de Deus, que é o instrumento usado para concretizar os planos e propósitos de Deus (1 Rs 18.36).





IV - CONFRONTANDO O SINCRETISMO RELIGIOSO ESTATAL
 
1. O perigo do sincretismo religioso. O dicionário da língua portuguesa de Aurélio define o vocábulo sincretismo como "a fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originais". Essa definição ajusta-se bem ao culto judeu no reino do Norte durante o governo de Acabe. A adoração verdadeira havia se misturado com a falsa e o resultado não podia ser mais desastroso. Esse problema da "mistura" do culto hebreu com outras crenças foi uma ameaça bem presente ao longo da história de Israel (Êx 12.38; Ne 13.3). O sincretismo religioso foi uma ameaça, ainda o é e sempre o será. A fé bíblica não pode se misturar com outras crenças!

2. A resposta divina ao sincretismo. O texto sagrado diz que logo após o Senhor ter respondido com fogo a oração de Elias (1 Rs 18.38), o profeta de Tisbe deu instrução ao povo: "Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou" (1 Rs 18.40). Parece uma decisão muito radical, mas não foi. O remédio para extirpar o mal precisava ser tomado. A decisão de Elias não foi tomada por sua própria conta, mas seguia a orientação divina dada pelo Senhor a Moisés. A lei deuteronômica dizia que era necessário destruir todos aqueles que arrastassem o povo de Deus para a idolatria (Dt 13.12-18; 20.12-13).




 
CONCLUSÃO

O desafio do profeta Elias contra os profetas de Baal foi muito além de uma simples luta do bem contra o mal. Ele serviu para demonstrar quem de fato era o Deus verdadeiro e, portanto, merecedor de toda adoração. Foi decisivo para fazer retroceder o coração do povo até então dividido. Mostrou que o pecado deve ser tratado como pecado e que a decisão de extirpá-lo deve ser tomada com firmeza. A luta contra a falsa adoração continua ainda hoje por parte dos que desejam ser fiéis a Deus. Não há como negar que ao nosso redor ecoam ainda os dons advindos de vários cultos falsos, alguns deles travestidos da piedade cristã. Assim como Elias, uma igreja triunfante deve levantar a sua voz a fim de que a verdadeira adoração prevaleça.


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 4 – Elias e os profetas de Baal. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – Confrontando os falsos deuses. 1. Conhecendo  o falso deus Baal. 2. Identificando a falsa divindade Aserá. II – Confrontando os falsos profetas. 1. Profetizavam sob encomenda. 2. Eram mais numerosos. III – Confrontando a falsa adoração. 1. Em que ela imita a verdadeira. 2. No que ela se diferencia da verdadeira. IV – Confrontando o sincretismo religioso estatal. 1. O perigo do sincretismo religioso. 2. A resposta divina ao sincretismo. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    Que sincronia maravilhosa entre slides e o texto bíblico .
    Deixo para o companheiro de ministério as palavras paulinas em Efésios 6.12-18 .
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza (A.Deus , Barra Mansa - R.J ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Pastor Milton Souza, a Paz do Senhor Jesus! É verdade, estamos numa luta constante, e a nossa luta é espiritual, Cristo já tem nos proporcionado as armas necessárias para ganharmos essa batalha! Conto com as vossas intercessões! Obrigado pelo carinho de estar sempre participando toda semana! Aos nossos amados irmãos em Barra Mansa - RJ o nosso grande abraço! Shalom!

      Excluir
  2. A paz, a graça e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos nós! Não obstante os tempos do profeta Elias, ainda hoje no nosso meio dos salvos por Jesus Cristo vivemos algumas formas estranhas de adoração que mesmo talvez sem querer acabamos por adorar um pregador por sua palavra (A Palavra é de Deus)não do pregador hoje se vê em muitos altares levantados para Deus homens sendo adorados como se Deus fossem, cuidado mesmo sem querer você pode estar cometendo uma idolatria e uma falsa adoração. Pense nisto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre pastor Julio Cesar martins, a Paz do Senhor! Quanta honra poder ler o seu comentário! Realmente hoje temos um publico cristão muito voltado para o material, para os títulos, etc. Devemos ter muito cuidado para não idolatrarmos esses homens! Parabéns pelo comentário! Continue participando! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  3. Otima apresentação.
    Que Deus continue vos abençoando e dando graça para proseguirem fazendo esta obra maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pregador Athos Viana, saudações em Cristo! Que essa seja a primeira de muitas participações aqui no site! Seja bem-vindo! Obrigado pelas palavras de apoio e oração! Que haja um grande crescimento no seu ministério neste ano de 2013! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  4. Pastor, que instrumento maravilhoso você se tornou para ajudar os menos favorecidos dessa sabedoria que Deus te deu, assim como eu. Minha aula vai ser totalmente diferente com a apresentação dos slides. Porque o que se aprende vendo e ouvindo a apreensão do conteúdo é maior. Obrigada por nos ajudar. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amada professora! A minha alegria é imensa por saber que podemos contribuir na melhoria das ministrações em sua sala de aula! Continue se dedicando a esse maravilhoso ministério! Seja sempre bem-vindo! Deus abençoe todos da sua classe! Transmita a nossa calorosa saudação! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  5. ah...muito obrigada por este site...desde que descobri ele...minhas aulas ficaram mais interessante e mais dinamicas...que Deus te abençoe muuuuuuuuuuito mesmoooooooo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Marilene Valente, saudações em Cristo! Obrigado por nos permitir auxiliá-la nas suas ministrações! Sua oração em nosso favor é importantíssimo! Só Deus poderá recompensá-la! Volte sempre! Deus acrescente o seu ministério a cada dia! Saudações a todos os seus alunos! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Graça e Paz pastor. Gostaria de saber se para esta lição haveria alguma dinâmica que pudesse ser acrescida? Na classe de jovens é muito importante fazermos apresentações como esta que o senhor fez e sempre que possivel fazer uma dinamica para prender mais a atenção deste publico jovem.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado(a) professor(a), neste momento não estou trabalhando com dinâmicas, talvez no futuro. Mas indico o site da missionária Sulamita Macedo, que trabalha muito bem com dinâmicas voltadas para a EBD, acesse o site http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
      Deus abençoe a cada dia o seu ministério! Um forte abraço!

      Excluir
  7. Gostei muito do esquema que voce montou. O texto da Lição também é outro fator importante, pois ajuda aquels que não têm. Deus te abençôe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jossy Soares, é um prazer muito grande tê-lo aqui no site! Obrigado por cada palavra de apoio! Não se esqueça de interceder por este projeto! Participe sempre. Um grande abraço!

      Excluir
  8. A PAZ DO SENHOR,IRMAO ISMAEL.AGRADEÇO DE CORAÇAO POR VOCE TER COLOCADO O MEU BLOG,COMO PARCEIRO SEU.EU PEÇP GENTILMENTE QUE SE POSSIVEL,O SENHOR DIVULGUE OS MEUS VIDEOS,NA SUA IGREJA,NO SEU SITE,ETC.EU FIZ ALGUNS VIDEOS PARA A GLORIA DE DEUS E PARA A EDIFICAÇAO DA IGREJA,É SO DIGITAR NO YUTUB: PROF. MARCIO DE MEDEIROS.DESDE JA TE AGRADEÇPO SE O SENHOR PUDER ME AJUDAR,E DESCULPE-ME O INCOMODO.ATT,

    MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. computador e util pra isso nao pra ver besteira fiquei muito satisfeito com esta liçao agradeço em nome de jesus amem.

      Excluir
  9. Ola boa madrugada a paz e a graça
    gostei do trabalho, da administracão e dedicaçao e ao esforço de tentar passar informaçoes. Com bastante detalhe baseado nas escrituras. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!