1.
Toda a face da terra será consumida (v.2). Após o dilúvio, Deus
prometeu não mais destruir a terra com água (Gn 9.11-16). Desde então, a
palavra profética anunciou o juízo vindouro pela destruição através do fogo
(1.18; 3.8; Jl 2.3; 2 Pe 3.7; Ap 16.8). A declaração “inteiramente consumirei
tudo sobre a face da terra” (v.2) refere-se à tragédia global referida em
3.6-8. Note que a expressão “face da terra” é igualmente usada no anúncio da
tragédia do dilúvio (Gn 6.7; 7.4).
2.
A linguagem de Sofonias. A hipérbole é uma figura de linguagem
que consiste em dar à sua significação uma ênfase exagerada. Ela, porém,
aparece na Bíblia e, por isso, alguns expositores veterotestamentários defendem
o uso de uma linguagem hiperbólica para o livro de Sofonias. Eles consideram
forte demais a descrição do aniquilamento natural de aves, peixes, animais,
seres humanos, nações e cidades (1.3; 3.6).
3.
Descrição detalhada. É verdade que na Bíblia há o emprego de
hipérbole (Mt 11.23; Jo 12.19, etc). Mas não é o caso, aqui, em Sofonias! A
descrição “os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do
mar” (v.3) representa o reverso da criação registrada em Gênesis (1.20-26). Ela
corresponde à destruição universal e literal da criação (Ap 16.1-21). O
dilúvio, por exemplo, foi literal e global, mas a família cie Noé foi salva (1
Pe 3.20), assim como os filhos de Israel foram poupados das pragas do Egito (Êx
9.4; 10.23; Nm 3.13).
1.
Sincretismo dos sacerdotes. A expressão “quemarins com os
sacerdotes” (v.4) aponta para o sincretismo da religião de Israel com o
paganismo. “Quemarins” é o plural do hebraico komer usado para “sacerdote
pagão” e aparece apenas três vezes no Antigo Testamento (2 Rs 23.5; Os 10.5).
Apesar da origem levítica, os sacerdotes estavam envolvidos no sincretismo
religioso pagão.
2.
Sincretismo do povo. Sabeísmo é a prática pagã dos sabeus; o povo
da rainha de Sabá. Seu culto resumia-se na prática de adivinhação e na
astrologia. Judá envolveu-se nesse tipo de paganismo (2 Rs 23.5; Jr 8.2;
19.13). Malcã ou Milcom (ARA e TB), ou ainda Moloque (NVI), era o deus nacional
dos amonitas (1 Rs 11.5-7). Sofonias denunciou o povo por adorar a Jeová numa
cerimônia comum com essa asquerosa divindade (v.5). Isso exemplifica a
realidade do ritual sincrético no meio do povo escolhido.
3.
O modismo do povo e a violência dos príncipes. Não havia nada de
errado em alguém vestir a roupa do estrangeiro. O problema da “vestidura
estranha” (v.8) era o compromisso religioso de tal indumentária com o paganismo
(2 Rs 10.22). Os príncipes de Judá, provavelmente filhos de Manassés ou Amom
(pois Josias era bem novo para ter filhos nessa idade), serão duramente
castigados por causa da violência e do engano (v.9). O objetivo do castigo
divino é exterminar o baalismo, o sincretismo, as práticas divinatórias e as
injustiças sociais.
1.
Significado bíblico. O termo hebraico para “dia” é yom, que pode
ser “dia” no sentido literal (Jó 3.3) ou período de tempo (Gn 2.4). Assim, “o
dia do SENHOR” (v.7) ou as fraseologias similares “dia da ira do SENHOR”
(2.2,3) e “naquele dia” (1.10), indicam o período reservado por Deus para o
acerto de contas com todos os moradores da terra (Is 13.6,9; Ez 13.5; Jl 1.15;
2.1). Esse período também é chamado de Grande Tribulação (Ap 7.14). O
julgamento de Judá e das nações vizinhas é o prenúncio do juízo vindouro.
2.
O sacrifício e seus convidados. A profecia afirma que
Jeová “preparou o sacrifício e santificou os seus convidados” (v.7). Aqui, essa
sentença é chamada de “sacrifício”, uma metáfora usada pelos profetas para
indicar o juízo (Is 34.6; Jr 46.10; Ez 39.17-20). O verbo hebraico para
“santificar” é qadash, cuja ideia básica consiste em “separar, retirar do uso
comum” (Lv 10.10). Assim, os babilônios foram separados por Deus para a execução
da ira divina sobre o povo de Judá (v.10).
Conclusão.
O
juízo vindouro não é assunto descartável. Os profetas trataram dele, bem como o
Senhor Jesus Cristo e seus apóstolos. Fica aqui um alerta para os promotores da
teologia da prosperidade (Fp 3.19-21). Infelizmente, entre muitos cristãos, os
assuntos escatológicos são motivos de chacotas e risos. No entanto, Deus não se
deixa escarnecer. O seu juízo é certo e verdadeiro e virá sobre todos os que
praticam a iniquidade.
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dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e
depois “Configurar página”.
Referência
bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a
Santificação da Igreja de Cristo. Lição 10 – Sofonias – O juízo
vindouro. II O juízo vindouro. 1. Toda a face da terra será consumida (v.2). 2.
A linguagem de Sofonias. 3. Descrição detalhada.III Objetivos do livro. 1. Sincretismo dos sacerdotes. 2. Sincretismo
do povo. 3. O modismo do povo e a violência dos príncipes. IV O dia do Senhor.
1. Significado bíblico. 2. O sacrifício e seus convidados. Conclusão Editora
CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.
Boa noite! meu querido Pr.Ismael, passei só para te desejar uma semana abençoada para você e sua família, mais uma vez obrigado pelos slides, a paz do Senhor seja contigo e até a próxima semana!!!
ResponderExcluirSaudações em Cristo amado professor Francinaldo! É muito bom levantar cedo, e ver no site uma saudação tão calorosa como a sua! Deus abençoe o amado também! Que o Eterno proporcione a você e sua família uma semana com boas e agradáveis surpresas! Que ricas bênçãos sejam direcionadas do Trono de Deus para sua casa! Continue sempre participando! Um grande abraço amado irmão!
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