O amor é a base para que uma pessoa cumpra a lei e produza o Fruto do Espírito. Há quem diga que o Fruto do Espírito não se divide em 9, mas em apenas 8, pois o amor é visto como a base de todos os demais, Assim, teremos:
O Fruto da Carne que se divide em 17:
1. Adultério
2. Fornicação
3. Imundícia
4. Dissolução
5. Idolatria
6. Feitiçaria
7. Inimizades
8. Contendas
9. Ciúmes
10. Iras
11. Discórdias
12. Divisões
13. Heresias
14. Invejas
15. homicídios
16. Embriaguez
17. Glutonarias com orgias.
Para combater as Obras da Carne, temos também 17 armas poderosas, 8 (Fruto do Espírito) se manifestam diretamente na vida de cada cristão e 9 (Dons espirituais) se manifestam no Corpo de Cristo (Igreja). Somando tudo 8 + 9 = 17, o amor é um "PLUS, BÔNUS" que o cristão tem para vencer a carne.
Por isso, a pessoa que não congrega dificilmente consegue vencer a carne, pois a manifestação dos Dons Espirituais está no corpo, ou seja, quando a igreja se reúne os Dons Espirituais são manifestos e o corpo é edificado, fortalecido, avivado, etc. Assim percebe-se que a pessoa frequentadora da EBD tem mais firmeza espiritual e combate fortemente contra a carne.
Vamos enumerar as armas que temos para lutar contra a Carne.
Primeiro o Fruto do Espírito,
1. Gozo
2. Paz
3. Longanimidade
4. Benignidade
5. Bondade
6. Fé
7. Mansidão
8. Domínio próprio.
Como já foi dito, o AMOR é a base todos os demais, é um BÔNUS que temos nessa luta contra a Carne.
Agora seguindo a numeração temos os Dons Espirituais;
9. Palavra de sabedoria
10. Palavra da ciência
11. Fé
12. Dons de curar
13. Operação de Maravilhas
14. Profecia
15. Discernimento de espíritos
16. Variedade de línguas
17. Interpretação de línguas.
Vale ressaltar que a FÉ como Dom é diferente da FÉ como fruto. Também é importante lembrar que cada Igreja deve ter presente os 9 Dons Espirituais, se não tiver, precisa pedir a Deus.
A FÉ como fruto nos aproxima de Deus e produz a fidelidade a Cristo Jesus, possibilita vencer melhor a idolatria e a heresia, ajuda-nos a perseverar até o fim, enquanto a FÉ como Dom, leva o crente a realizar coisas extraordinárias e super-humanas, esses atos fortalecem os demais cristãos.
O Dr. Aldery Nelson Rocha descreve o amor relacionado ao Fruto do Espírito da seguinte forma; "O Gozo é o amor desfrutando; a Paz é o amor descansando; a Longanimidade é o amor esperando; a Benignidade é o amor curando; a Bondade é o amor acariciando; a Fé é o amor confiando; a Mansidão é o amor reagindo; o Domínio próprio é o amor se equilibrando. A lei do amor é irrepreensível diante de qualquer outra lei, pois o amor cumpre a lei"
Como podemos exemplificar a função do amor no Fruto do Espírito? Imagine uma laranja, onde cada gomo tenha um sabor diferente (cada gomo corresponderia ao Gozo, a Paz...) e o amor adoça cada um desses sabores (gomos). O fruto pode ser bonito, mas sem o amor, não tem graça, não é apreciável. Por isso o apóstolo Paulo diz que não adianta falar a línguas dos anjos, profetizar, conhecer toda ciência, ter fé, praticar caridade, mas sem amor, nada adianta.
Deus deixou tudo o que a igreja precisa para lutar e vencer as Obras da Carne e cumprir a Lei divina. De onde vem esse amor tão importante que necessitamos? Vem do Espírito Santo. Por isso, quem está cheio do Espírito Santo tem presente na sua vida o amor Agápe.
Boa aula a todos!
Shalom!
Pr. Ismael Oliveira
aula e matéria muito edificante ,tudo que a igreja necessita ...
ResponderExcluir