Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

01 outubro 2015

LIÇÃO 01 - GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS






LIÇÃO 01 - GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA







TEXTO ÁUREO

"No princípio, criou Deus os céus e a terra." (Gn 1.1)




VERDADE PRÁTICA
Sem o livro de Gênesis, as grandes perguntas da vida ainda estariam sem resposta.






INTRODUÇÃO

Sem o Gênesis, não teríamos condições de responder às grandes perguntas da vida: "Quem fez os céus e a terra?" e "De onde viemos?" Tendo em vista a sua importância à nossa fé, começaremos a estudar, a partir de agora, essa porção tão querida das Sagradas Escrituras.

Que o Senhor nos ajude a entender a sua obra criadora e os propósitos da sua criação. E que o Espírito Santo nos ilumine com as histórias e doutrinas do livro que, escrito há três mil e quinhentos anos, jamais perdeu a influência e a atualidade.

Estude metodicamente o Gênesis. Destaque as partes que mais lhe tocarem o coração, aplicando-as à sua vida. Você comprovará a eficácia desse livro da Bíblia  em seu cotidiano.







I - TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL


Neste tópico, buscaremos algumas informações bibliológicas sobre o primeiro livro da Bíblia Sagrada.

1. Tema. O tema de Gênesis pode ser resumido em seu primeiro versículo: "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn. 1.1). O assunto central do livro, portanto, é a origem divina dos céus, da terra, da humanidade e do povo de Israel.




2. Data. A cronologia de que dispomos indica que o Gênesis foi escrito no século 15 antes do nascimento do Salvador. É a obra mais antiga a chegar-nos integralmente às mãos. Dos textos mesopotâmios e egípcios, por exemplo, só nos restam fragmentos confusos e bastante duvidosos. Quanto ao Gênesis, nós o temos em sua integridade.





3. Autoria. As evidências da própria Bíblia indicam que o livro de Gênesis foi escrito por Moisés (Lc 24.44). Inspirado pelo Espírito Santo, ele selecionou as narrativas orais e os registros genealógicos conservados pelos hebreus, redigindo-os como um todo homogêneo, coerente e lógico. Trata-se de um texto confiável e sem contaminação mitológica. Jesus mesmo atestou-lhe a historicidade (Mt 19.4-6; Lc 11.51). Sua inspiração divina é incontestável.   






4. Local. O livro de Gênesis foi escrito durante a peregrinação dos filhos de Israel rumo à Terra Prometida, isto é, entre o Egito e o deserto do Sinai (Êx 24.4).










II - OBJETIVOS DO GÊNESIS


Todos os livros da Bíblia Sagrada foram escritos com objetivos bem definidos, pois o propósito de Deus sempre foi a redenção plena de Israel e dos gentios (2 Tm 3.16). Na leitura de Gênesis, ressaltamos dois intuitos divinos.

1. Fortalecer a fé da geração do êxodo. Os leitores ou ouvintes imediatos do Gênesis foram a geração dos filhos de Israel que, resgatada do Egito, peregrinava em direção a Canaã. Na redenção dos hebreus, o Espírito Santo usou não somente a doutrina do Único e Verdadeiro Deus, mas também a narrativa da salvação (Êx 3.14-16).

Os israelitas, pois, careciam inteirar-se de uma grande verdade: o mesmo Senhor, que criou todas as coisas e se revelou a Abraão, era poderoso o bastante para introduzi-los na Terra Prometida (Êx 3.17). Eles precisavam saber, igualmente, que a região de Canaã pertencia-lhes por direito, como atestam as várias escrituras de posse registradas em Gênesis (Gn 12.1; 15.18; 17.8; 26.3; 28.13; 50.24).





2. Responder às grandes perguntas da vida. Paulo sabia como empregar as verdades do Gênesis. No Areópago de Atenas, ele deixou bem patente aos filósofos que o Deus Desconhecido, tão venerado pelos gregos, era de fato o Criador de todas as coisas (At 17.19-31). Além de evangelizá-los, o apóstolo respondeu-lhes as grandes perguntas da vida: "Quem fez o Universo?" "E de onde viemos?" Até então, eles haviam buscado respostas em seus poetas e filósofos, mas a mitologia é incapaz de satisfazer-nos à sede espiritual.

Na proclamação do Evangelho, faz-se necessária a evocação de três verdades que se acham em Gênesis: 1) Deus criou os céus, a terra e o homem; 2) Em Adão, todos pecamos, tornando-nos réus da morte eterna;  3) Entretanto, Deus providenciou-nos eficaz salvação através da semente da mulher: Jesus Cristo, nosso Salvador.

A leitura do Gênesis nunca se fez tão necessária como nos dias de hoje. Nossas crianças precisam saber quem fez todas as coisas. O que eles veem não é obra do acaso; é criação divina. Se não formos precavidos, doutrinas fúteis, como o evolucionismo, lhes roubarão  a fé salvadora. 








III - O CONTEÚDO DO GÊNESIS


O livro de Gênesis pode ser dividido em duas grandes seções. Do capítulo um ao 11, temos a História Primitiva, que vai da criação ao recomeço da civilização através de Noé. E, do capítulo 12 ao 50, entramos  em contato com o início da História de Israel. Todavia, para efeitos didáticos, adotaremos uma divisão mais analítica.

1. Criação. Em seus dois capítulos iniciais, o autor sagrado mostra como vieram a existir os céus, a terra e a humanidade. Tudo quanto vemos, e também o que não podemos ver, foi criado por Deus (Gn 1-2).

O capítulo dois é dedicado à criação do homem e da mulher e à instituição do casamento. Temos aqui uma história real, e não uma parábola como alegam os incrédulos.





2. A Queda e a degradação humana. Nos capítulos três, quatro e cinco, vemos como o pecado foi introduzido no mundo e as suas terríveis consequências. Em meio a essa tragédia, porém, o Senhor anuncia a redenção da humanidade através da semente da mulher (Gn 3.15).






3. O dilúvio. Devido à degradação da raça humana, o Senhor decreta o fim da primeira civilização. A descendência de Adão, porém, seria preservada por intermédio de Noé (Gn 6-8).





4. O recomeço da civilização. Passado o grande dilúvio, Noé dá início a um novo ciclo civilizatório. A história do recomeço é contada dos capítulos nove a 11 de Gênesis. Dessa forma, o clã noético acaba por gerar nações, línguas e culturas diferentes.




5. A origem da nação de Israel. A partir do capítulo 12 até ao fim do livro, o autor sagrado dedica-se à formação da nação de Israel. A história do povo eleito, no Gênesis, tem início com Abraão e encerra-se com José.









CONCLUSÃO


Veja como são contrastantes o primeiro e o último versículo de Gênesis. Na abertura do livro, um toque de indescritível alegria: "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). No último, uma nota de condolências: "E morreu José da idade de cento e dez anos; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito" (Gn 50.26).

Apesar do luto que encerra o Gênesis, todos, judeus e gentios, somos chamados a herdar a vida eterna. Foi o que o Senhor prometeu a Abraão: "Em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12.3). Essa promessa é disponibilizada aos que creem em Jesus e receberam o perdão de seus pecados.











------------------------------------------------

Referências


Revista Lições Bíblicas. O COMEÇO DE TODAS AS COISAS, Estudos sobre o livro de Gênesis. Lição 01 – Gênesis, o livro da criação divina. I – Tema, data, autoria e local. 1. Tema. 2. Data. 3. Autoria. 4. Local. II – Objetivos do Gênesis. 1. Fortalecer a fé da geração do êxodo. 2. Responder às grandes perguntas da vida. III – O conteúdo do Gênesis. 1. Criação. 2. A queda e a degradação humana. 3. O dilúvio. 4. O recomeço da civilização. 5. A origem da nação de Israel. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2015.


Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha grande dúvida a respeito do início de todas as coisa e concernente a árvore que foi plantada no jardim...qual era seu real propósito?
    Porque para um Deus que sabe de todas as coisa saberia muito bem que o homem cairia....se Deus sabia porque continuou com essa idéia da árvore. ..e hj o resultado que temos é esse de desgraça da humanidade.
    Obrigado. .....Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Max Veloso! Sua pergunta não é isolada, muitos pensam igualmente. Então, vamos pensar um pouco. Você gosta da ideia de escolher uma mulher para se casar? Gosta de escolher que roupa e cores vai usar? Gosta de escolher que alimento vai comer? Gosta de escolher onde e como vai morar? Gosta de escolher seus perfumes? Gosta de escolher que horas vai dormir e que horas vai acordar? Gosta de escolher qual curso universitário vai fazer e que profissão seguir? Essas são poucas perguntas dentre muitas que estão presente em nosso dia-a-dia, Todos os dias você decide o que é bom pra você e o que é ruim. Isso chama-se LIVRE ARBÍTRIO, nós amamos o livre arbítrio, só que nessa hora que estudamos como foi a queda de Adão e Eva nós queremos negar essa preciosa dádiva de Deus. Suponhamos que você não goste de comer jiló, mas, como você não tem livre arbítrio alguém lhe obrigue a comer isso todos os dias como refeição. Imagine que você não goste de trabalhar como Gari (catador de lixo), mas, como você não tem livre arbítrio alguém diria, você vai trabalhar disso a vida toda. Imagine que você ache algum tipo de mulher muito feia e que não queria jamais como esposa, mas, por não ter livre arbítrio alguém diria, ela será sua esposa a vida toda. Pequenos exemplos como esses nos faz ver o quanto é bom esse livre arbítrio. Mas, ao invés de sermos gratos a Deus por ELE ter nos presenteado com uma das melhores coisas da vida, nós criticamos a Deus e dizemos que ELE é mau por ter nos dado o direito de escolher as coisas. Até poderia concordar com a sua indagação se Deus tivesse colocado no Jardim do Éden apenas a árvore do conhecimento do bem e do mal, mas lá também foi colocado a árvore da Vida, se o homem tivesse comido do fruto da árvore da vida, ele viveria eternamente, porém, escolheu mal. Pergunto a você, de quê adianta dizer que a pessoa tem livre arbítrio se ela não tem opções de escolha? De que adianta dar livre arbítrio se você precisa estar controlando tudo e não confia na decisão da pessoa? Mesmo numa sociedade decaída e no mais baixo padrão moral que vivemos, nós temos a escolha de ser diferente de fazer o certo e escolher o caminho que nos levará a uma eternidade com Deus ou sem Deus. Diante de tudo o que eu disse, você escolhe aceitar ou não aceitar, acreditar ou não acreditar, isso é livre arbítrio. Um grande abraço! Deus te abençoe! Pastor Ismael Oliveira

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!